Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cartão de crédito adicional: entenda como funciona

Por Thais SouzaPublicado em

Se utilizado com responsabilidade, o cartão de crédito pode trazer uma infinidade de benefícios e muita praticidade para suas compras do dia a dia. Uma dessas vantagens é a possibilidade de solicitar um cartão adicional para seus dependentes ou parceiro.

Porém, antes de solicitar mais de um cartão, é preciso entender como ele funciona e tomar alguns cuidados para não perder o controle das suas finanças.

O que é um cartão de crédito adicional?

Quem utiliza cartão de crédito pode solicitar um cartão extra para dividir com seus familiares. O cartão adicional vem com o nome da pessoa que irá utilizá-lo, porém, o responsável por ele continua sendo o titular.

Com o cartão em mãos, o usuário poderá fazer suas compras de forma independente, ou seja, sem precisar pedir a autorização ao titular sempre que precisar realizar algum pagamento com o cartão.

Como funciona o limite do cartão de crédito adicional?

O limite para o cartão do titular e o cartão adicional é compartilhado. Ou seja, se você possui R$ 3 mil de limite, esse valor será dividido entre os dois cartões.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O titular pode estabelecer qual será o valor do limite do cartão adicional. Ou seja, impor um valor máximo que o usuário do cartão extra poderá gastar mensalmente.

Como funciona a fatura?

As faturas do cartão principal e os adicionais vêm separadamente, uma para cada cartão. No entanto, o responsável pelo pagamento será o titular.

Ou seja, caso o usuário do cartão adicional não use com responsabilidade, você pode se complicar na hora de pagar a fatura, podendo até ter o nome negativado. Portanto, é fundamental estabelecer alguns limites e tomar alguns cuidados com esse serviço.

Cuidados antes de solicitar um cartão de crédito adicional

De forma geral, o cartão extra pode ser um grande aliado no controle de gastos dos seus dependentes. Você pode usá-lo, inclusive, como uma forma de pagar a mesada dos seus filhos.

Contudo, antes de solicitar esse serviço é importante discutir a responsabilidade e o controle financeiro com quem receberá.

Confira alguns cuidados a se tomar antes de solicitar um cartão adicional:

Estabeleça um limite de acordo com a idade

A maioria das crianças e adolescentes não sabem lidar com muito dinheiro. Isso também vale para o limite do cartão de crédito. Portanto, na hora de estabelecer o limite do cartão adicional, leve em consideração a idade do seu dependente.

Cuidado com anuidade extra

Alguns cartões adicionais possuem anuidade extra, ou seja, por mais que o limite seja compartilhado, você pode pagar duas anuidades diferentes. Por isso, antes de contratar um cartão extra, verifique se ele vai ter anuidade e se o valor vale a pena ser pago.

Só forneça o cartão a quem você confia

Como dito anteriormente, caso haja uso irresponsável do cartão, o seu nome e CPF estarão em risco, já que a fatura dos cartões adicionais são de responsabilidade do titular.

Sendo assim, só confie o cartão adicional para membros próximos da família, de preferência os que moram na mesma casa que você.

Com uso consciente e planejamento dos gastos, o cartão de crédito adicional pode ser um grande aliado para facilitar o dia a dia e aumentar a independência financeira de todos os membros da família.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você.

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Veja qual cartão de crédito para CNPJ oferece mais benefícios

Os principais motivos que fazem as pessoas desistirem de solicitar um cartão

Crédito e débito: entenda a diferença e saiba qual é mais vantajoso

C6 Bank tem cartão de crédito para negativado? Confira

Apelido do cartão: entenda o que é e como cadastrar

MM AA do cartão: saiba o que é e onde fica localizado

O que é mora do cartão de crédito?

Aprenda como desbloquear o cartão PAN de forma simples