Foregon.comConteúdos

Cartão de crédito adicional: entenda como funciona

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

Se utilizado com responsabilidade, o cartão de crédito pode trazer uma infinidade de benefícios e muita praticidade para suas compras do dia a dia. Uma dessas vantagens é a possibilidade de solicitar um cartão adicional para seus dependentes ou parceiro. 

Porém, antes de solicitar mais de um cartão, é preciso entender como ele funciona e tomar alguns cuidados para não perder o controle das suas finanças.

O que é um cartão de crédito adicional?

Quem utiliza cartão de crédito pode solicitar um cartão extra para dividir com seus familiares. O cartão adicional vem com o nome da pessoa que irá utilizá-lo, porém, o responsável por ele continua sendo o titular. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Com o cartão em mãos, o usuário poderá fazer suas compras de forma independente, ou seja, sem precisar pedir a autorização ao titular sempre que precisar realizar algum pagamento com o cartão.

Como funciona o limite do cartão de crédito adicional? 

O limite para o cartão do titular e o cartão adicional é compartilhado. Ou seja, se você possui R$ 3 mil de limite, esse valor será dividido entre os dois cartões. 

O titular pode estabelecer qual será o valor do limite do cartão adicional. Ou seja, impor um valor máximo que o usuário do cartão extra poderá gastar mensalmente.

Como funciona a fatura?

As faturas do cartão principal e os adicionais vêm separadamente, uma para cada cartão. No entanto, o responsável pelo pagamento será o titular.

Ou seja, caso o usuário do cartão adicional não use com responsabilidade, você pode se complicar na hora de pagar a fatura, podendo até ter o nome negativado. Portanto, é fundamental estabelecer alguns limites e tomar alguns cuidados com esse serviço. 

Cuidados antes de solicitar um cartão de crédito adicional

De forma geral, o cartão extra pode ser um grande aliado no controle de gastos dos seus dependentes. Você pode usá-lo, inclusive, como uma forma de pagar a mesada dos seus filhos.

Contudo, antes de solicitar esse serviço é importante discutir a responsabilidade e o controle financeiro com quem receberá.

Confira alguns cuidados a se tomar antes de solicitar um cartão adicional: 

Estabeleça um limite de acordo com a idade 

A maioria das crianças e adolescentes não sabem lidar com muito dinheiro. Isso também vale para o limite do cartão de crédito. Portanto, na hora de estabelecer o limite do cartão adicional, leve em consideração a idade do seu dependente. 

Cuidado com anuidade extra

Alguns cartões adicionais possuem anuidade extra, ou seja, por mais que o limite seja compartilhado, você pode pagar duas anuidades diferentes. Por isso, antes de contratar um cartão extra, verifique se ele vai ter anuidade e se o valor vale a pena ser pago.

Só forneça o cartão a quem você confia 

Como dito anteriormente, caso haja uso irresponsável do cartão, o seu nome e CPF estarão em risco, já que a fatura dos cartões adicionais são de responsabilidade do titular. 

Sendo assim, só confie o cartão adicional para membros próximos da família, de preferência os que moram na mesma casa que você. 

Com uso consciente e planejamento dos gastos, o cartão de crédito adicional pode ser um grande aliado para facilitar o dia a dia e aumentar a independência financeira de todos os membros da família.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Cartão de crédito

    Cartão de TODOS Corinthians: benefícios e como solicitar

  • Cartão de crédito

    Cartão WEX: como funciona?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Cartão de crédito