Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cartão de crédito: Amigo ou Inimigo? Descubra se você está preparado para tornar esse meio de pagamento seu aliado

Por VoittoPublicado em

Você sabia que, segundo dados apresentados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, em agosto o número de famílias endividadas no Brasil alcançou o patamar de 79%?

O mais assustador é que 85,3% desses endividamentos foram causados pelo uso do cartão de crédito. Sabemos que no Brasil poucos brasileiros possuem conhecimento suficiente sobre educação financeira para, de fato, analisarem e estruturarem seus gastos.

O Serasa, inclusive, orienta os usuários de cartão de crédito a observarem seus gastos a fim de perceber a real necessidade do uso do cartão para que não caiam na inadimplência.

Algumas outras dicas são dadas pelo Serasa para evitar a inadimplência, tais como: evitar ter muitos cartões de crédito; ficar atento às datas de vencimento; e anotar todos os gastos para não ser pego de surpresa no fim do mês.

Muitos autores importantes do mundo das finanças afirmam que o cartão de crédito pode sim ser um aliado, outros sustentam a ideia de que o uso do crédito é uma armadilha.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Pensando nisso, que tal conhecer o que esses autores têm para dizer para no final tirar suas próprias conclusões? Vamos a leitura!

1.     The Total Money Makeover –  Dave Ramsey

Se analisarmos a capa do livro "The Total Money Makeover", escrito por Dave Ramsey, já podemos inferir que o autor não é um grande fã de cartões de crédito. Segundo ele:

 "Se esses indivíduos e empresas conseguem alcançar o sucesso sem dívidas, por que não conseguiríamos fazer o mesmo?"

O autor explica que atualmente a dívida já faz parte do nosso estilo de vida, seja no financiamento de um carro, de uma casa ou até no parcelamento de um celular. O grande problema é que dificuldades financeiras surgem e se não estivermos preparados, uma dívida se sobrepõe a outra e ficamos presos aos juros altos.

Talvez você esteja pensando que você não possui dívidas e que essa indicação de leitura não serve para você. Bem, Dave Ramsey acredita que o cartão de crédito é sim uma dívida, é um compromisso que você cria a partir de um dinheiro que ainda não possui, logo, o uso do cartão de crédito deve sempre ser evitado.

O autor finaliza dizendo que você só deve gastar seu dinheiro com aquilo que puder comprar, e esquecer o resto. Afinal, você, definitivamente, não precisa daquele celular caro, você apenas deseja tê-lo.

Capa do livro

2. Financial Freedom –  Grant Sabatier

Qual tal começarmos essa indicação com uma pergunta essencial: Você sabe quanto dinheiro você ganha por hora?

Grant Sabatier, fundador do site Millennial Money, explica em seu livro "Financial Freedom" que muitas pessoas na hora de comprar não questionam quantas horas de trabalho serão investidas para quitar aquela compra.

O autor conta que para migrar de um desempregado com US$2,26 na conta para um milionário com fortuna avaliada em US$1.25 milhão, ele precisou analisar sua vida financeira para entender de onde estava partindo e definir onde ele gostaria de chegar.

Para alcançar tal objetivo, Grant precisou começar a questionar o quanto uma compra impactava em sua jornada financeira e quanto tempo ele precisava trabalhar para pagá-la. Logo, o autor percebeu que adquirir dívidas e compromissos era uma forma de estagnar sua independência financeira.

Dessa maneira, o autor enfatiza que o tempo é um recurso finito e que não devemos comprometer o tempo do nosso eu futuro para pagar por coisas que nosso eu presente não foi capaz de pagar imediatamente.

Capa do livro

3. Eu Vou te Ensinar a Ser Rico – Ben Zruel

Quantas vezes você já desejou ter o celular ou carro do ano? Se você comprasse o mais novo iPhone lançado, você teria acesso à novas funcionalidades essenciais para você, ou apenas passaria por um upgrade de status?

Ben Zruel, um israelense que presta serviços de consultoria no Brasil, explica em seu livro "Eu Vou te Ensinar a Ser Rico" que milhões de brasileiros estão inadimplentes graças ao "consumismo típico de sociedades capitalistas" que nos faz gastar mais do que precisamos e mais do que realmente temos.

Segundo Zruel, para alcançar a liberdade financeira, e não passar aperto no final do mês, precisamos viver com um padrão de vida bem abaixo do permitido pelo nosso salário, ou seja, não podemos gastar mais do que ganhamos.

Sabe quem te ajuda a gastar mais do que ganha? Sim, o cartão de crédito!

Diferentemente dos autores acima, Ben Zruel não é categórico em dizer que não devemos usar o cartão de crédito. No entanto, o autor enfatiza que você só deve optar por ter um se estiver seguro do seu controle financeiro.

Detalhe importante, tenha apenas UM cartão e JAMAIS pague parcialmente suas contas. É tudo ou nada!

Capa do livro

4. Orçamento sem Falhas – Nath Finanças

Quantas vezes você disse sim para algo mesmo querendo dizer não? Sabia que culturalmente os brasileiros possuem dificuldade em dizer não? Entender isso, segundo Nathália Rodrigues, é essencial para que possamos aceitar nossa realidade e nos livrar da pressão social de dizer sim quando não podemos.

Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, explica em seu livro "Orçamento sem Falhas" que no planejamento financeiro existem dois "vilões": as dívidas e o cartão de crédito. O primeiro você deve fugir a todo custo, já o segundo é visto pela autora mais como um "anti-herói".

Segundo a autora, para ter um cartão de crédito é importante se organizar financeiramente e ter certeza que a educação financeira está em dia. Está com os dois em dia? Então pega as dicas da autora para tornar o cartão de crédito seu aliado:

  • Crédito é dinheiro emprestado. O dinheiro que você tem é apenas o do seu salário, então, não caia no ciclo de viver para pagar o cartão;
  • Parcelar contas é comprometer seu "eu" do futuro e você não sabe o dia de amanhã. Apenas em casos de extrema necessidade faça parcelas;
  • Tenha um teto de gastos no cartão e não ultrapasse! É importante também ter apenas UM cartão para não cair em armadilhas.

 Capa do livro

5. Como Organizar Sua Vida Financeira – Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi, considerado referência em educação financeira no país, explica em seu livro "Como Organizar Sua Vida Financeira" que o cartão de crédito nem sempre é um inimigo, mas que é preciso ter educação e consciência para usá-lo.

Afinal, o autor acredita que o cartão de crédito é uma boa maneira de antecipar sonhos. Porém, é sugerido no livro que você tenha conhecimento sobre o limite do seu crédito, e as vantagens que seu banco oferece para os clientes.

O autor dá algumas dicas pontuais sobre o uso do cartão, são elas:

  • Alguns bancos oferecem vantagens para quem usa seu crédito, dessa forma, avalie o melhor custo x benefício;
  • Opte por bancos que apresentem isenção de taxa e tarifa;
  • Tenha consciência do quanto você pode gastar sem se comprometer;
  • Defina seus objetivos e monte um plano.

undefined

Educação financeira é o primeiro passo!

Como vimos, alguns autores da área de finanças são extremamente contra o uso do cartão de crédito, afinal, segundo a maioria, se desejamos comprar algo, devemos nos planejar, poupar e só comprar com o dinheiro que temos disponível. Usar o cartão de crédito, segundo eles, é comprometer um dinheiro que você não tem.

Em contrapartida, alguns autores apontam que com um bom gerenciamento das finanças, o cartão de crédito deixa de ser um vilão para ser um aliado.

O ponto de partida para tomar essa decisão é refletir se sua educação financeira está em dia e se sua situação é estável suficiente para continuar pagando aquela dívida caso algum contratempo aconteça.

Ainda está em dúvida sobre o uso ou não do cartão de crédito? Aprofunde seus estudos nas leituras indicadas e descubra de uma vez por todas se essa forma de pagamento serve para o seu perfil!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão de Crédito Santander SX: Cashback e Descontos

Como solicitar o Cartão de Crédito Santander SX Visa

Cartão de Crédito Santander SX: Todos os Benefícios Visa Gold

Como solicitar o Cartão de Crédito Nubank Mastercard

Cartão de Crédito Nubank: Anuidade Grátis

Como solicitar o Cartão de Crédito Itaucard Click Mastercard

Cartão de Crédito Click Itaú: crédito e débito em um só cartão

Click Itaú, seu cartão de crédito em um Click