Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como fazer o cartão do SUS online

Por Leonardo JacominiPublicado em

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas

Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Como fazer o cartão do SUS pela internet

Para ter atendimento médico no sistema público de saúde, o cidadão tem acesso ao Sistema Único de Saúde, o SUS. Agora, para o paciente ser atendido, é obrigatória a apresentação do cartão. Se você perdeu o seu cartão físico, pode solicitar um cartão virtual do SUS pela internet.

O que é cartão do SUS? 

O cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que foi criado para unificar o sistema de saúde pública e criar um banco de dados com os registros de todas as informações sobre o paciente. É muito importante possuir o cartão, uma vez que o atendimento não emergencial é feito depois da apresentação deste. Além de clínicas e planos de saúde exigirem o documento.

Muitas pessoas não sabem, mas podem solicitar uma via virtual do cartão do SUS online, através do aplicativo Conecte SUS.

Benefícios cartão do SUS

  • Rapidez na identificação do usuário;
  • Localização do prontuário pelo número do cartão;
  • Vinculação de: profissional, usuário, estabelecimento de saúde e atendimento;
  • Registro dos atendimentos realizados;
  • Registro do agendamento e execução de consultas e exames;
  • Dispensação de medicamentos;
  • Atualização de dados cadastrais.

 Como fazer o cartão do SUS?

Existem duas maneiras de emitir o seu cartão virtual do SUS pela internet: através do site ou aplicativo. Depois da emissão você pode baixar o arquivo, imprimir e plastificar para deixar na sua carteira. Se preferir, a versão também ficará salva no aplicativo e pode ser usada a qualquer momento de forma digital. Abaixo vamos ensiná-lo como realizar esse processo:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Emitir cartão virtual do SUS pelo App

  1. Baixe o App Conecte SUS (Android e iOS);
  2. Na tela inicial, clique em "Começar";
  3. Em seguida, selecione o botão "Entrar";
  4. Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  5. Caso não possua conta no Gov.br, clique em "Criar conta";
  6. Aceite os termos de uso para acessar o App;
  7. Ao entrar no App, você irá se deparar com um botão laranja, localizado no canto inferior direito da tela, então, clique nele;
  8. O seu cartão virtual do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de "Download" representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

O seu cartão virtual do SUS será baixado no seu celular e poderá substituir o cartão físico, Muito mais praticidade, não é mesmo?

Emitir cartão virtual do SUS pelo site

  1. Entre no site Conecte SUS;
  2. Clique em "Entrar";
  3. Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  4. Caso não possua conta no Gov.br, clique em "Criar conta";
  5. Ao entrar no site, clique no botão laranja localizado no canto inferior direito da sua tela;
  6.  O seu cartão digital do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de "Download" representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

O cartão virtual será baixado no seu computador e então poderá ser utilizado para substituir o físico.

Vale enfatizar que o cartão virtual do SUS só pode ser emitido pela internet quando o cidadão já tiver feito o cartão físico.

Portanto, se você ainda não possui o cartão físico do SUS, saiba que esse processo só pode ser feito presencialmente. Para isso, dirija-se até um Estabelecimento de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo com RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de endereço em mãos.

Como emitir segunda via do cartão SUS?

A segunda via do cartão SUS pode ser emitida online, através do App ou site ConecteSUS. Se preferir, você também pode emitir a 2ª via no posto de saúde mais próximo da sua casa.

Pela internet

  1. Acesse o site do Portal do Cidadão;
  2. Preencha com seus dados;
  3. Imprima e guarde o protocolo que foi gerado.

Enquanto o cartão não chega é necessário utilizar esse protocolo nos atendimentos. Vale frisar que o protocolo tem apenas três meses de validade.

Em um posto de atendimento

Vá até uma Unidade Básica de Saúde com RG e CPF em mãos. O documento costuma ser  impresso na hora, mas caso isso não aconteça, ele chegará poucos dias depois.

Perguntas frequentes (FAQ)

Existe cartão do SUS online?

Tem sim! No entanto, o cartão virtual do SUS só pode ser emitido de forma online se o cidadão já tiver feito o cartão físico.

Como saber qual o número do cartão do SUS?

É possível consultar o número do seu Cartão Nacional de Saúde na página do Conecte SUS (conectesus-paciente.saude.gov.br). No site, vá até a opção "meus dados", no menu lateral do site ou toque no círculo laranja, no canto inferior direito da tela para visualizar o seu cartão.

Como baixar o aplicativo do SUS?

Entre na loja de aplicativos do seu celular e procure por "Conecte SUS". Em seguida, Clique no aplicativo criado pelo Governo do Brasil – Ministério da Saúde e faça o download do App. 

Como saber o número do cartão do SUS pelo CPF?

Pelo site Conecte SUS é possível fazer a consulta do número do cartão do SUS pelo CPF. Se você não tiver acesso ao site, entre em contato com o Disque Saúde no 136 e selecione a opção 8.

Descomplicamos?

Tem alguma dúvida ou sugestão para nós? Deixe nos comentário e até breve.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Tim fatura digital: saiba como receber suas faturas online

Dicas de como acumular milhas aéreas

O que é IBAN e como descobrir qual é o seu?

Como consultar o saldo Tim

Recarga Tim: veja como colocar créditos no seu celular

Consulta de saldo: saiba como ver crédito da Claro

Como saber se o telefone foi clonado? Descubra

Confira como consultar carteira de trabalho pela internet