Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cartões de crédito são aperfeiçoados para combater fraudes online

Por Thais SouzaPublicado em

Com o aumento das compras online durante a pandemia da Covid-19, as fraudes com cartão de crédito também subiram. É o que apontam os dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Serviço de Proteção ao Crédito, que afirmam que seis em cada dez internautas sofreram algum tipo de fraude financeira nos últimos 12 meses.

Para prevenir esse tipo de fraude, cuidados podem ser tomados pelos usuários. Alguns bancos também estão aperfeiçoando seus cartões de crédito para tornar as compras mais seguras. Veja como.

Cartões de crédito mais seguros contra fraudes

A maioria dos bancos, principalmente os digitais, já conta com a praticidade dos cartões de crédito virtuais. Com eles, o consumidor pode emitir um cartão diferente toda vez que for realizar uma compra online, evitando o roubo dos dados para clonagem. Isso ocorre porque o cartão virtual utiliza número, validade e código de segurança (CVV) diferentes do cartão físico.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Recentemente, o Nubank, um dos maiores bancos digitais do país, lançou um novo cartão, o Ultravioleta. O que chamou a atenção dos usuários foi que o cartão não vem com números, código de segurança e data de validade impressos, nem na parte da frente, nem atrás. 

De acordo com o banco, a ideia é passar mais segurança para os clientes, evitando que as informações do cartão possam ser acessadas por terceiros. Para compras online, os usuários do Ultravioleta terão que emitir um cartão virtual pelo App, que deixará de ser válido após o pagamento. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Digio, 81% dos entrevistados utilizam o cartão virtual em suas transações online, enquanto 36% ainda preferem utilizar a opção física.

Mais seguranças para compras físicas 

Os golpes em compras pagas com o cartão na maquininha também são muito frequentes. Uma forma de evitar esse tipo de fraude é por meio dos pagamentos por aproximação, que estão cada vez mais presentes nos cartões de crédito emitidos no país. 

Como evitar fraudes em compras feitas com cartão de crédito?

  • Sempre verifique se o site possui o certificado SSL, que é representado por um sinal de cadeado ao lado da URL do site; 
  • Analise os comentários de pessoas que já compraram no site; 
  • Se o seu banco oferece essa opção, sempre que for fazer compras online, utilize o cartão virtual; 
  • Para pagamentos em maquininhas, prefira passar o cartão por aproximação; 
  • Nunca passe o seu cartão em maquininhas que tenham a tela quebrada e impossibilitem a visualização do valor inserido. 

Gostou do conteúdo? 

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades sobre o universo financeiro em primeira mão. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pagamento por aproximação: saiba como se proteger de fraudes

Nubank oferece cartão com R$ 50 de limite: veja como aumentar o valor

Comparativo: cartão de crédito do Banco Original ou Banco Inter

Conheça o crediário Banco do Brasil para compra de materiais de construção

C6 Bank: saiba como aumentar o limite do seu cartão de crédito

Cartão de crédito: quando os benefícios se tornam armadilhas

PagBank: descubra todas as vantagens do cartão de crédito

C6 Bank libera limite de crédito de até R$ 70 mil