Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Guia Completo do Cashback: Maximizando Ganhos a Cada Compra

Guilherme DornelesPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Critério de seleção: Alguns dos produtos financeiros apresentados aqui são de nossos parceiros. Entretanto, isso não influencia nossa avaliação e análise, que permanece imparcial e independente.

Já reparou que nos dias de hoje a grande maioria das empresas oferece algum tipo de bônus para estimular a compra em seus clientes? Pode ser um desconto, brinde, frete grátis e, até mesmo, o famoso cashback. Essa última opção, inclusive, tem ganhado cada vez mais destaque no mercado dos cartões de crédito.

Com tantas empresas, bancos, aplicativos, cartões de crédito e marketplaces que oferecem cashback, muitos ainda não entendem como esse benefício realmente funciona e como aproveitá-lo da melhor forma.

Com o propósito de ajudar essas pessoas e você, criamos esse conteúdo que explica detalhadamente o que é cashback. Ficou interessado? Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

Você encontra nesse artigo:

O que é cashback?

Cashback é um termo em inglês que, traduzido para o português, significa "dinheiro de volta". Melhor dizendo, toda vez que você realiza compras em alguma empresa que oferece esse benefício, parte do valor gasto é devolvido para você, em sua conta bancária.

Embora esse recurso seja mais comum em compras online, é possível também ter dinheiro de volta também em lojas físicas.

Para muitas pessoas, essa ferramenta é um novo método para atrair consumidores no mercado, porém, é fundamental dizer que, apesar do cashback só ter ganhado popularidade no Brasil nos últimos dez anos, ele é conhecido em outros países há muito tempo.

Para ter uma ideia, o primeiro programa de dinheiro de volta foi criado em 1998, nos Estados Unidos pela empresa Ebates, atual Rakuten.

Por outro lado, no Brasil, o cashback surgiu em 2007, nove anos depois, e se chamava Compra3. Esse tipo de benefício só começou a ganhar destaque no país em 2011, com o lançamento do Méliuz.

Cashback e desconto são a mesma coisa?

Muitas pessoas confundem o "dinheiro de volta" com os famosos descontos. Para reverter essa situação, vamos explicar qual é a diferença entre as duas opções.

O cashback geralmente é oferecido em uma plataforma especializada neste tipo de serviço. Já o desconto é um benefício que é disponibilizado diretamente pela loja.

Além disso, quando você realiza uma compra com o cashback, é necessário primeiramente pagar o valor integral do produto para, somente depois, receber o dinheiro de volta. O desconto, por sua vez, ocorre no ato do pagamento. Consegue entender a diferença?

Outra informação importante é que o desconto, geralmente, é exclusivo para um produto, enquanto o cashback se aplica ao total da sua compra, não importando se você adquiriu um ou dez itens.

Por fim, a compra com o cashback também não exclui a possibilidade de obter abatimentos no valor do produto. Inclusive, alguns programas de reembolso oferecem cupons de desconto.

Como o cashback funciona?

Para o consumidor, o cashback funciona de maneira simples.

Ele se inscreve em um programa, que normalmente tem parceria com outra empresa e, em seguida, realiza compras em um site que oferece essa opção. Por fim, o consumidor precisa ativar o dinheiro de volta, o que normalmente é feito por meio de aplicativos, navegadores ou extensões.

A loja tem um prazo para avisar ao intermediário sobre a compra e, após um período, o valor fica disponível para recolhimento. Alguns programas oferecem dinheiro de volta, enquanto outros disponibilizam um crédito para reutilização.

No primeiro caso, o valor é enviado diretamente para a conta corrente do banco à escolha do usuário e pode ter um valor mínimo para saque. Já no segundo, o saldo disponível funciona como uma moeda virtual que pode ser reutilizada em situações específicas.

Como você pôde ver, as regras para o cashback são variáveis, por isso, recomendamos a leitura dos termos de cada programa para garantir que não haverá nenhuma surpresa.

Outro elemento que pode mudar é a presença do intermediário. Alguns bancos oferecem o cashback sem a existência do facilitador. Sendo assim, basta o consumidor fazer compras nos estabelecimentos parceiros da instituição financeira, com o cartão de crédito do banco, para obter o dinheiro de volta.

Como as empresas devolvem o dinheiro?

Já parou para se perguntar de onde vem esse dinheiro? É fato que ele não surge do nada e nem as empresas devolvem por pura bondade. O que acontece é que as plataformas de cashback são uma grande vitrine para as lojas.

Funciona assim: diversas marcas firmam parcerias com os programas e concordam em pagar um valor por essa divulgação.

Dessa forma, os programas de cashback anunciam as lojas parceiras e dividem com os consumidores parte do valor cobrado pela divulgação. Em outras palavras, essas plataformas usam o dinheiro de volta como uma isca para que os consumidores comprem os produtos de uma determinada marca.

Essa é uma maneira que as marcas encontraram para atrair clientes e oferecer benefícios. Uma troca justa, concorda?

Vantagens do cashback

Economia

É fato que esse recurso oferece economia ao consumidor, afinal, com ele você pode comprar um produto que gosta e ainda receber parte do dinheiro de volta.

Fidelização do cliente

Como todo cliente gosta de comprar em lojas que ofereçam benefícios a ele, a probabilidade deles voltarem a fazer compras em um estabelecimento que disponibiliza cashback é muito maior. Isso significa, portanto, que esse recurso também pode ser bastante vantajoso para as empresas.

Diminuição da frustração

Se você comprou um produto ou serviço que não curtiu, a sua frustração pode ser diminuída. Afinal, com o cashback, você tem parte do seu dinheiro de volta.

Desvantagens do cashback

A única desvantagem desse recurso é que nem sempre ele vai oferecer o melhor desconto para o consumidor.

Por exemplo, se você vai comprar um produto que oferece 5% de cashback na  compra em crédito, e 10% de desconto no pagamento à vista, a segunda opção parece ser bem mais vantajosa. Sendo assim, o consumidor deve analisar bem as alternativas antes de fazer sua escolha.

Quais tipos de compras oferece cashback?

Você pode obter cashback em todo tipo de compra, desde roupas, eletrônicos, viagens, até compras de supermercado e o cafézinho. Tudo vai depender das parcerias que o programa em que você participa tem e o quão empenhado você está em receber dinheiro de volta em suas compras.

Para aproveitar esse benefício da melhor forma, é necessário verificar se a loja virtual é parceira do programa de cashback. 

Além disso, antes de realizar qualquer compra, é importante levar em consideração o preço do produto e o valor do frete. Dessa forma, você consegue optar pelo melhor custo-benefício.

A principal vantagem para quem tem um cartão de crédito com cashback é a possibilidade de aproveitar esse recurso em praticamente todas as compras.

Geralmente, esse produto financeiro oferece uma porcentagem extra de reembolso para as lojas parceiras e um percentual menor para compras em estabelecimentos físicos e virtuais que não estão vinculados ao programa.

Como posso usar o dinheiro que ganhei com cashback?

A forma como você vai poder usar o dinheiro ganho com cashback vai depender da plataforma que você está participando. Como dissemos anteriormente, as regras dos programas são variáveis.

Alguns programas permitem que o cashback seja transferido para a sua conta corrente, enquanto outros não permitem essa transferência. Neste último caso, todo dinheiro recebido de volta só pode ser usado para novas compras na plataforma.

Em algumas situações, esses valores podem ser usados até mesmo para pagar contas de água, luz, internet, entre outros. Por fim, determinados cartões permitem que esse montante possa ser usado para "apagar" compras ou para serem convertidos em abatimento no custo final da fatura.

Dicas para maximizar o seu cashback

  • Use o cartão de crédito para pagar todas as compras que você puder: quanto mais você utilizar o seu cartão que oferece esse benefício, mais cashback você pode ganhar. Só não se esqueça de pagar a fatura dentro do prazo de vencimento para evitar o acúmulo de juros, dentre outros prejuízos;
  • Escolha o cartão de crédito certo: alguns cartões de crédito oferecem cashback mais altos em determinadas categorias. Escolher o cartão de crédito certo pode ajudar a maximizar o seu cashback.
  • Faça compras em estabelecimentos parceiros: muitos programas de cashback oferecem bônus adicionais em estabelecimentos parceiros. Fazer compras em estabelecimentos parceiros pode ajudar você a ganhar mais dinheiro de volta;
  • Use o cashback antes que ele expire: Alguns programas têm prazos de validade para o resgate do dinheiro, sendo assim, é importante resgatá-lo antes que ele expire para não perder o valor acumulado.

Principais programas de cashback

Agora que você entendeu como o cashback funciona, onde conseguir e o que fazer com o dinheiro acumulado, chegou o momento de conhecer os principais programas que oferecem esse tipo de serviço. Existem diversas opções de Cartões de Crédito com Cashback, por isso, separamos uma lista para que você compare as opções e escolha aquela que está mais de acordo com o seu perfil de consumidor.

1. Méliuz

Criado em 2011, o Méliuz é uma das plataformas mais populares entre os brasileiros. O programa oferece dinheiro de volta e cupons de desconto em mais de três mil lojas de 12 setores diferentes. Para participar, basta realizar o cadastro gratuitamente no aplicativo Méliuz (iOS e Android).

Além dessas vantagens, o Méliuz ainda disponibiliza um cartão de crédito sem anuidade que oferece até 1,8% de cashback. Ao acumular R$ 20, você pode solicitar a transferência do dinheiro para o seu banco.

O programa ainda conta com uma extensão no Google Chrome, que avisa o participante sempre que ele acessa uma loja virtual parceira da empresa.

2. Mooba

A plataforma foi desenvolvida pela empresa Reclame Aqui, ou seja, quem se cadastra no Mooba conta com as empresas parceiras mais bem avaliadas do mercado. O programa oferece dinheiro de volta em diversas lojas online e um cartão de crédito.

Com o cartão de crédito Mooba, você consegue acumular 1% de cashback em compras nacionais, internacionais, online ou física. Além disso, você pode transferir o montante para uma conta corrente a partir de R$ 30 acumulados. Por fim, o programa oferece um plugin que avisa sempre que você visitar um site parceiro.

3. Ame Digital

O Ame Digital foi desenvolvido pela empresa de tecnologia B2W Digital. No início, esse programa oferecia dinheiro de volta apenas para compras realizadas nas lojas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato. No entanto, com a sua popularidade, o programa aumentou o número de parceiros.

Vale ressaltar que embora seja uma plataforma voltada para o ganho de cashback em compras, o Ame Digital também oferece aos seus clientes outras funcionalidades como o pagamento de compras, transferências, vendas, assinaturas de serviços, recargas de celular e transporte público.

A triste notícia é que o cashback acumulado no Ame não pode ser transferido para conta corrente, ou seja, você só pode usar esse dinheiro para a compra de produtos em parceiros do programa, pagamento de contas e assinaturas. Para participar, basta fazer o cadastro no aplicativo Ame Digital (iOS e Android).

4. Beblue

O Beblue é semelhante ao Ame, sendo assim, além dele ser uma plataforma que oferece cashback, ele funciona como uma carteira digital. Com ele, é possível depositar dinheiro na conta, transferir para outras pessoas e acumular dinheiro de volta nas compras. Para se cadastrar, basta fazer o download do App (iOS e Android).

O aplicativo tem uma cobrança de R$ 1,99 para a "validação dos dados cadastrais". Apesar disso, esse valor é descontado do seu saldo de cashback. Um dos diferenciais do programa é que ele pode ser usado em estabelecimentos físicos credenciados na sua região.

Vale ressaltar que é difícil encontrar estabelecimentos parceiros na maioria das cidades, essa é uma das principais reclamações dos usuários. Já o dinheiro acumulado pode ser usado em compras e transferências para amigos.

5. PicPay

Por fim, temos o PicPay que é um aplicativo de pagamento. Ele tem como propósito facilitar o acesso de muitos usuários a determinados tipos de transações financeiras.

Com essa plataforma, você pode fazer pagamentos de contas de consumo, realizar transferências, recarga de celular, assinatura em serviços de streaming, transporte, delivery e ainda cobrar os seus amigos por QR Code e link compartilhável.

Além disso, o PicPay tem parceria com diversas empresas e sempre realiza promoções que oferecem cashback. No entanto, esse dinheiro de volta não pode ser usado para transferências, somente para o pagamentos de contas, boleto e aquisição de produtos por meio do aplicativo da empresa (iOS e Android).

Cartões de crédito com cashback

Além de aproveitar o cashback de lojas e aplicativos, alguns cartões de crédito também oferecem o benefício do dinheiro de volta. Confira as principais opções:

  • Méliuz;
  • Original;
  • Trigg;
  • Cartão Visa Internacional Banco Next.

Funciona da seguinte forma: você compra com seu cartão de crédito e no fechamento da fatura você receberá parte do valor que gastou de volta. Normalmente o cashback vem como desconto na sua próxima fatura.

Perguntas Frequentes

Qual é o melhor cashback?

Para saber qual é a melhor opção para você, é necessário conhecer o seu comportamento de consumidor e identificar os seus gastos e necessidades. Caso você realize compras com frequência nos marketplaces da Ame, por exemplo, ele é a melhor alternativa para você.

Como conseguir cashback?

Para isso, você precisa escolher um dos programas de cashback disponíveis, realizar um cadastro no aplicativo escolhido, ler os termos do programa e começar a fazer as suas compras!

Qual a vantagem do cashback?

A principal vantagem do cashback é a economia, afinal, além de você poder comprar um produto que gosta, parte do dinheiro gasto na aquisição volta para você.

O que é cashback em fundos de investimento?

O cashback em fundos de investimento consiste em receber de volta parte dos gastos que o investidor teve ao aplicar seu dinheiro no fundo.

Qual é a lógica do cashback?

Os programas de cashback recebem uma comissão por atrair clientes a determinada loja. Sendo assim, parte desse valor é repassado ao consumidor.

Descomplicamos?

O nosso objetivo é descomplicar os bancos e auxiliar você a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF no Portal da Foregon e receba as melhores ofertas de cartão de crédito, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil. É rápido, grátis e totalmente seguro!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe
Guilherme Dorneles

Guilherme Dorneles é Analista de SEO na Foregon desde 2022, e traz consigo mais de uma década de experiência em produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS, Guilherme tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.

Ver todos os posts

Leia também

Auxílio Brasil Jovem Ainda Existe? Veja o que Muda em 2024

Aumento do salário mínimo 2024 e economia de horas extras

Posso Fazer Portabilidade de Salário Mesmo Devendo o Banco?

IGP-DI: Valor Atual e o Acumulado de 2023

IPC-Fipe 2023: Conheça o Índice de Preços ao Consumidor

Descubra Agora: Buser é Confiável? Uma Análise Detalhada

Poupançudo da Caixa: Como Adquirir os Cofres Divertidos?

Finanças para Millennials: um guia passo a passo