Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

CDC ou Cartão de Crédito – Qual devo usar para comprar parcelado?

Por OnidataPublicado em

Muitas vezes ficamos na dúvida em qual momento devemos usar o Cartão de Crédito para a compra de um bem ou fazer um CDC (crédito direto ao consumidor), já que as duas modalidades de crédito oferecem o serviço de parcelamento da compra. 

Segundo o Valor Investe o volume transacionado com cartões  em 2021 atingiu R$ 2,65 trilhões, registrando uma alta de 33,1% (dados Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), demonstrando que o uso do crédito como instrumento de compra vem crescendo de um ano para outro.

Neste post iremos falar quais as diferenças entre o Cartão de Crédito e o CDC, demonstrando as vantagens e desvantagens de cada uma destas modalidades de crédito, para que você saiba qual é a melhor opção para usar em cada momento. Vamos lá!

O que é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC é uma modalidade de crédito usada por quem deseja adquirir um bem ou serviço para pagamento parcelado, já que não dispõe do valor para pagamento à vista. Como é uma modalidade de crédito sempre há incidência de juros e taxas.

Ele é muito usado nos grandes varejos para compra de bens com valores mais altos através do crediário.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Com o surgimento das fintechs está modalidade de crédito passou a ser oferecida digitalmente com o nome de CDC Digital, também conhecido como "buy now pay later" (compre agora e pague depois), com todo o processo de análise e concessão do crédito on-line.

Como contratar um CDC

Esse tipo de crédito é oferecido pela maioria das lojas de departamentos, mas também, você encontra em bancos, cooperativas de crédito e instituições financeiras.

A proposta de crédito é avaliada por uma instituição financeira e as regras de análise do crédito, o número de parcelas e o valor da taxa de juros variam de uma instituição para outra, mas geralmente a taxa de juros deste tipo de crédito costuma ter um custo mais baixo, já o que dinheiro será usado para a compra de um bem.

Vantagens do CDC

  • Permite a compra de bens ou serviços de valores mais altos para pagamento em parcelas, como compra de eletrodomésticos, viagens turísticas, cursos, entre outros; 
  • As condições de pagamento são facilitadas e personalizáveis;
  • É possível antecipar o pagamento das parcelas sem burocracia;
  • Os juros são mais baixos que no Empréstimo Pessoal.

Desvantagens do CDC

  • Como é uma compra a crédito, sempre há incidência de juros, principalmente se o parcelamento for de longo prazo; 
  • Cuidado para não comprar por compulsão e fazer várias compras que irão comprometer a renda mensal;
  • Para automóveis, o próprio bem é utilizado como garantia e, no caso de não pagamento das parcelas, ele pode ser confiscado pela instituição financeira.

O que é um Cartão de Crédito

Cartão de crédito é uma modalidade de crédito que disponibiliza para o cliente um limite pré-aprovado, para ser usado para aquisição de bens ou serviços, através de um meio de pagamento que pode ser um cartão físico ou virtual.  O pagamento é mensal na data do vencimento da fatura do cartão.

No cartão de crédito o cliente tem a opção de parcelar a fatura, mas, neste caso, há incidência de juros e as taxas cobradas costumam ter um valor alto.

Algumas empresas permitem que compras feitas com cartão de crédito sejam parceladas sem a cobrança de nenhuma taxa adicional ou juros, mas este parcelamento é possível quando o valor da compra estiver dentro do limite pré-estabelecido no seu cartão de crédito.

Normalmente nos cartões de crédito há a cobrança de algumas taxas tais como: anuidade; taxa de cobrança por pagamento de contas; taxa de saque realizado; entre outras. Então fique atento quando for solicitar um cartão adicional ou pagar uma conta usando o cartão como meio de pagamento.

Como contratar um Cartão de Crédito

Algumas instituições financeiras oferecem a possibilidade de contratação de cartão de crédito via internet, mediante o preenchimento de formulário com algumas informações básicas. Caso não existam restrições de crédito, o pedido é aprovado e o cliente recebe seu cartão em casa.

Outra possibilidade é contratar cartões nos bancos onde você possui conta corrente. 

Vantagens do Cartão de Crédito

  • Possibilidade de fazer compras sem precisar usar dinheiro no momento da compra;
  • Versatilidade, cartões de crédito são aceitos na maioria dos estabelecimentos;
  • Acumular milhas, pontos ou ter cashback para ser usado na compra de outros bens ou serviços;
  • Possibilidade de realizar compra parceladas sem juros quando a empresa oferece este benefício;
  • Segurança, pois permite que você realize compras sem precisar de papel moeda.

Desvantagens do Cartão de Crédito

  • Como o cartão de crédito disponibiliza um valor pré-aprovado, ele acaba estimulando compras por impulso e às vezes comprometendo o orçamento mensal;
  • O pagamento parcial da fatura ou atraso gera a incidência de juros e multa e geralmente as taxas são bem altas e abusivas;
  • Cartão de crédito é sujeito a clonagem e fraudes, por isso é importante prestar atenção quando estiver usando. 

Qual escolher?

Tanto o CDC quanto o Cartão de Crédito têm vantagens e desvantagens. O importante é analisar cada uma destas modalidades e procurar usá-las onde elas serão mais vantajosas para você.

O CDC atende muito bem quando o objetivo é a aquisição de bens ou serviços de alto valor, pois é possível o parcelamento mais longo. Já o Cartão de Crédito é interessante para a aquisição de bens ou serviços com valores mais baixos para que ele não comprometa todo o limite pré-aprovado. 

Mas o importante, em qualquer uma das opções escolhidas de crédito, é sempre estar atento ao planejamento financeiro, não comprometendo a renda mensal com parcelamentos que irão atrapalhar a saúde financeira familiar.

E, sempre que possível, realize as compras com pagamento à vista, para evitar endividamento e transtornos futuros.

Ficou interessado pelo assunto?

Conheça a Onidata e entenda como uma empresa de tecnologia, com uma plataforma de crédito digital, em SaaS, pode ajudar você a oferecer crédito para seus clientes.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Onidata

Somos uma plataforma de crédito digital, para as operações de Crédito Pessoal, Crédito Pessoal com FGTS em garantia, CDC Digital, Consignado, Capital de Giro e Desconto de Recebíveis. Fornecendo toda a infraestrutura de TI em SaaS (software as a service) para que qualquer empresa possa oferecer crédito. Do front-end ao back-office - nossa plataforma oferece: avaliação da proposta, verificação e simulação do financiamento; consulta aos órgãos de crédito; assinatura eletrônica dos contratos; portabilidade; refinanciamento; gestão do contrato aprovado com o envio de informações ao Banco Central, garantido aos clientes segurança e agilidade. Nossa solução é oferecida como white label, e está preparada para integrar com aplicativos, nos diferentes canais de vendas, marketplaces e sistemas periféricos, pois todas as funcionalidades estão em APIs.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Diferença entre milhas e pontos: qual é a melhor opção?

Conheça 5 formas de pagar fatura do cartão de crédito

Primeiro cartão de crédito: tudo que você precisa saber

Boleto Americanas: saiba como emitir a 2ª via da fatura do cartão

Nubank: como consultar o limite do cartão?

Cartão Zoom: confira a nova parceria entre o Banco Pan e Mosaico

Semana do cartão de crédito: 1º episódio com Samantha Pittzer

Semana do cartão de crédito: 5º episódio com Helen Cruz