Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

CDC ou Cartão de Crédito – Qual devo usar para comprar parcelado?

Por OnidataPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Muitas vezes ficamos na dúvida em qual momento devemos usar o Cartão de Crédito para a compra de um bem ou fazer um CDC (crédito direto ao consumidor), já que as duas modalidades de crédito oferecem o serviço de parcelamento da compra. 

Segundo o Valor Investe o volume transacionado com cartões  em 2021 atingiu R$ 2,65 trilhões, registrando uma alta de 33,1% (dados Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), demonstrando que o uso do crédito como instrumento de compra vem crescendo de um ano para outro.

Neste post iremos falar quais as diferenças entre o Cartão de Crédito e o CDC, demonstrando as vantagens e desvantagens de cada uma destas modalidades de crédito, para que você saiba qual é a melhor opção para usar em cada momento. Vamos lá!

O que você procura?

O que é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC é uma modalidade de crédito usada por quem deseja adquirir um bem ou serviço para pagamento parcelado, já que não dispõe do valor para pagamento à vista. Como é uma modalidade de crédito sempre há incidência de juros e taxas.

Ele é muito usado nos grandes varejos para compra de bens com valores mais altos através do crediário.

Com o surgimento das fintechs está modalidade de crédito passou a ser oferecida digitalmente com o nome de CDC Digital, também conhecido como "buy now pay later" (compre agora e pague depois), com todo o processo de análise e concessão do crédito on-line.

Como contratar um CDC

Esse tipo de crédito é oferecido pela maioria das lojas de departamentos, mas também, você encontra em bancos, cooperativas de crédito e instituições financeiras.

A proposta de crédito é avaliada por uma instituição financeira e as regras de análise do crédito, o número de parcelas e o valor da taxa de juros variam de uma instituição para outra, mas geralmente a taxa de juros deste tipo de crédito costuma ter um custo mais baixo, já o que dinheiro será usado para a compra de um bem.

Vantagens do CDC

  • Permite a compra de bens ou serviços de valores mais altos para pagamento em parcelas, como compra de eletrodomésticos, viagens turísticas, cursos, entre outros; 
  • As condições de pagamento são facilitadas e personalizáveis;
  • É possível antecipar o pagamento das parcelas sem burocracia;
  • Os juros são mais baixos que no Empréstimo Pessoal.

Desvantagens do CDC

  • Como é uma compra a crédito, sempre há incidência de juros, principalmente se o parcelamento for de longo prazo; 
  • Cuidado para não comprar por compulsão e fazer várias compras que irão comprometer a renda mensal;
  • Para automóveis, o próprio bem é utilizado como garantia e, no caso de não pagamento das parcelas, ele pode ser confiscado pela instituição financeira.

O que é um Cartão de Crédito

Cartão de crédito é uma modalidade de crédito que disponibiliza para o cliente um limite pré-aprovado, para ser usado para aquisição de bens ou serviços, através de um meio de pagamento que pode ser um cartão físico ou virtual.  O pagamento é mensal na data do vencimento da fatura do cartão.

No cartão de crédito o cliente tem a opção de parcelar a fatura, mas, neste caso, há incidência de juros e as taxas cobradas costumam ter um valor alto.

Algumas empresas permitem que compras feitas com cartão de crédito sejam parceladas sem a cobrança de nenhuma taxa adicional ou juros, mas este parcelamento é possível quando o valor da compra estiver dentro do limite pré-estabelecido no seu cartão de crédito.

Normalmente nos cartões de crédito há a cobrança de algumas taxas tais como: anuidade; taxa de cobrança por pagamento de contas; taxa de saque realizado; entre outras. Então fique atento quando for solicitar um cartão adicional ou pagar uma conta usando o cartão como meio de pagamento.

Como contratar um Cartão de Crédito

Algumas instituições financeiras oferecem a possibilidade de contratação de cartão de crédito via internet, mediante o preenchimento de formulário com algumas informações básicas. Caso não existam restrições de crédito, o pedido é aprovado e o cliente recebe seu cartão em casa.

Outra possibilidade é contratar cartões nos bancos onde você possui conta corrente. 

Vantagens do Cartão de Crédito

  • Possibilidade de fazer compras sem precisar usar dinheiro no momento da compra;
  • Versatilidade, cartões de crédito são aceitos na maioria dos estabelecimentos;
  • Acumular milhas, pontos ou ter cashback para ser usado na compra de outros bens ou serviços;
  • Possibilidade de realizar compra parceladas sem juros quando a empresa oferece este benefício;
  • Segurança, pois permite que você realize compras sem precisar de papel moeda.

Desvantagens do Cartão de Crédito

  • Como o cartão de crédito disponibiliza um valor pré-aprovado, ele acaba estimulando compras por impulso e às vezes comprometendo o orçamento mensal;
  • O pagamento parcial da fatura ou atraso gera a incidência de juros e multa e geralmente as taxas são bem altas e abusivas;
  • Cartão de crédito é sujeito a clonagem e fraudes, por isso é importante prestar atenção quando estiver usando. 

Qual escolher?

Tanto o CDC quanto o Cartão de Crédito têm vantagens e desvantagens. O importante é analisar cada uma destas modalidades e procurar usá-las onde elas serão mais vantajosas para você.

O CDC atende muito bem quando o objetivo é a aquisição de bens ou serviços de alto valor, pois é possível o parcelamento mais longo. Já o Cartão de Crédito é interessante para a aquisição de bens ou serviços com valores mais baixos para que ele não comprometa todo o limite pré-aprovado. 

Mas o importante, em qualquer uma das opções escolhidas de crédito, é sempre estar atento ao planejamento financeiro, não comprometendo a renda mensal com parcelamentos que irão atrapalhar a saúde financeira familiar.

E, sempre que possível, realize as compras com pagamento à vista, para evitar endividamento e transtornos futuros.

Ficou interessado pelo assunto?

Conheça a Onidata e entenda como uma empresa de tecnologia, com uma plataforma de crédito digital, em SaaS, pode ajudar você a oferecer crédito para seus clientes.

Compartilhe

Escrito por:

Onidata
Fintech

Somos uma plataforma de crédito digital, para as operações de Crédito Pessoal, Crédito Pessoal com FGTS em garantia, CDC Digital, Consignado, Capital de Giro e Desconto de Recebíveis. Fornecendo toda a infraestrutura de TI em SaaS (software as a service) para que qualquer empresa possa oferecer crédito. Do front-end ao back-office - nossa plataforma oferece: avaliação da proposta, verificação e simulação do financiamento; consulta aos órgãos de crédito; assinatura eletrônica dos contratos; portabilidade; refinanciamento; gestão do contrato aprovado com o envio de informações ao Banco Central, garantido aos clientes segurança e agilidade.Nossa solução é oferecida como white label, e está preparada para integrar com aplicativos, nos diferentes canais de vendas, marketplaces e sistemas periféricos, pois todas as funcionalidades estão em APIs.