Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Combate à Fake News: WhatsApp libera recurso de pesquisa para checagem de mensagens encaminhadas

Por Camila SilveiraPublicado em

O WhatsApp anunciou na segunda-feira, dia 3, que está iniciando testes para um novo recurso, que permitirá os usuários verificarem na internet a veracidade de todas as mensagens encaminhadas. Ao receber conteúdos ou links encaminhados de outras pessoas, uma lupa irá aparecer e, ao clicar nela, surgirá uma janela de busca do Google sobre o tema em questão.

O propósito da plataforma é combater as Fake News, que têm sido motivo de discussões entre os internautas, em diferentes esferas. 

De acordo com a empresa, este novo recurso já está disponível para os usuários do Brasil e em seis países: Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido. Isso porque, todas essas regiões já possuem a versão mais recente do WhatsApp para iOS e Android e Web/Computador.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

A empresa esclarece em seu blog oficial que o fato de pesquisar a veracidade destes conteúdos encaminhados na internet ajudará todos os usuários a encontrarem mais notícias e outras fontes de informações. Dessa forma, todas as pessoas poderão confirmar a autenticidade destes conteúdos e evitar maiores confusões.

Fake News durante a pandemia

Como as notícias falsas distorcem a gravidade do vírus, muitas pessoas ficam com aquela sensação de tranquilidade e, como resultado, quebram o distanciamento social, desrespeitam as regras para o uso de máscaras, entre outras orientações propostas para combater o novo coronavírus.

Ao priorizar informações recebidas nas redes sociais, como o WhatsApp, as pessoas também passam a optar por tratamentos caseiros e acabam ingerindo medicamentos que causam até mesmo a morte. De acordo com o artigo publicado no site Standard, mais de 700 pessoas morreram no Irã após beberem metanol tóxico, como tratamento para a Covid-19.

As Fake News também podem causar distúrbios como, ansiedade, pânico, depressão e dificuldade na tomada de ações certeiras de proteção. Portanto, sempre que receber uma notícia em suas redes sociais, pesquise sobre o assunto em questão em sites confiáveis e esclareça todas as suas dúvidas, de forma correta.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que sim. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira 21 opções de sites de emprego para quem está em busca de uma vaga

Crédito: Serasa muda cálculo do score; confira como fica

Grupo Decolar passa a oferecer empréstimo pessoal de até R$ 25 mil

Com operação 100% online, Easynvest agora é Easynvest by Nubank

Receita Federal informa que R$ 295 milhões em restituições aguardam resgate

Confira lista dos melhores fundos imobiliários até maio de 2021

Pix: BC anuncia mecanismo de reembolso em casos de erro ou fraude

Mercado eleva projeção para Selic na semana do Copom