Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Dicas de como acumular milhas aéreas

Thais SouzaPublicado em

Viajar é, sem dúvidas, uma experiência que vai ficar marcada para sempre na sua vida, ainda mais quando você consegue lucrar com isso. As milhas aéreas são pontos que podem ser trocados por vantagens para suas próximas viagens. Neste artigo você vai conferir como acumular milhas de diversas maneiras, inclusive sem precisar de cartão de crédito.

Mas antes de começar, saiba que o cartão de crédito é uma das principais formas de acumular pontos que podem ser trocados por milhas. No site da Foregon você consulta seu score e recebe recomendações dos melhores cartões de crédito para seu perfil. 

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Você encontra nesse artigo:

O que são milhas aéreas?

As milhas são pontos acumulados pelos clientes das companhias aéreas pelo uso de seus serviços. Ou seja, funciona como uma moeda de troca, quanto mais o cliente gastar, mais milhas ele recebe.

Esta é uma estratégia utilizada pelas companhias aéreas para fidelizar clientes e estimular a compra de passagens aéreas. Porém, existem diversas formas de acumular milhas aéreas além da compra de viagens.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Você pode acessar milhas por meio do cartão de crédito, ao comprar produtos e serviços em lojas que têm parceria com programas de milhagens ou até mesmo nos postos de gasolina. Dessa forma, os pontos acumulados podem ser transferidos para os programas de fidelidade das companhias aéreas e transformados em milhas.

Como acumular milhas aéreas?

Acumular milhas com compra de passagens

Uma das principais formas de acumular milhas aéreas é comprando passagens. Você compra sua viagem e ainda consegue pontos que podem ser trocados por descontos na compra de outras passagens.

Para isso, você deve ser cadastrado no programa de fidelidade da companhia pela qual vai viajar. Por exemplo: se sua viagem será com a GOL, para ter acesso às milhas você deverá ser cadastrado no programa Smiles.

A maioria desses programas de fidelidade também são parceiros de outras companhias aéreas, aumentando seu leque de opções na hora de acumular milhas ao comprar passagens.

  • Companhias aéreas parceiras do programa Smile: Gol, American Airlines, Air France, KLM, Air Canada, Avianca, Aeroméxico, Ethiopian Airlines, Copa Airlines, Air Europa, Aerolíneas Argentinas, Emirates, Korean Air e TAP;
  • Companhias aéreas parceiras do programa Latam Pass: Latam, Iberia,  Lufthansa, Delta Air Lines, Aeroméxico,  Alaska Airlines,  Austrian Airlines,  British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Japan Airlines,  Malaysia Airlines, Qantas Airlines, Qatar Airways, Royal Jordanian e Swiss Airlines.

Para acumular milhas, informe no momento do check-in que você quer receber pontos pela compra. Você terá que informar seu CPF ou então o número de identificação de cadastro do programa de fidelidade.

Acumular milhas com cartão de crédito

Existem diversos cartões de crédito que oferecem pontos de acordo com o valor gasto pelo cliente. Antes de entender como acumular milhas com cartão de crédito, descubra se o seu cartão possui essa função:

Quanto mais você gastar no seu cartão de crédito, mais pontos irá ganhar. Então, posteriormente, esses pontos poderão ser trocados por milhas aéreas do programa de fidelidade que você preferir.

Atualmente, o melhor cartão de crédito para acumular milhas é o Itaucard Pão de Açúcar em que você acumula um 1 ponto a cada R$ 1 gasto. Como a conversão da pontuação não é em dólar, o acúmulo é muito maior do que em outros cartões que pagam em dólar.

Abaixo separamos uma lista com os melhores cartões de crédito do mercado para você acumular milhas aéreas:

Acumular milhas em postos de gasolina

Além das companhias aéreas, muitas redes de postos de gasolina também oferecem seus próprios programas de fidelidade. Essa é uma forma de acumular pontos que posteriormente podem ser trocados por milhas aéreas.

Acumular milhas em hotéis

Ao reservar o hotel da sua viagem por meio do site do seu programa de fidelidade, você irá acumular milhas de acordo com o valor gasto. Além disso, dependendo do hotel, também é possível conseguir descontos e condições especiais de parcelamento da estadia.

Acumular milhas com aluguel de carros

Quem viaja com frequência sabe a comodidade que é alugar um carro para ir até os passeios ou conhecer o destino com mais calma.

Além da praticidade, alugar carros em determinadas locadoras é algo que pode te render vários pontos que, posteriormente, são convertidos em milhas para você viajar novamente.

Algumas das locadoras de veículos que são parceiras de programas de fidelidade de companhias aéreas são: Movida, Localiza e Rentalcars.

Se você pretende alugar um automóvel, entre no site do programa de fidelidade que você participa e verifique qual locadora é parceira.

Acumular milhas comprando em lojas parceiras

Os principais programas de fidelidade do mercado possuem parceria com grandes lojas, como Casas Bahia, Netshoes, Americanas, Ponto, Magazine Luiza, dentre outras.

Se você é inscrito em um programa de fidelidade de companhia aérea e vai fazer uma compra online, verifique se a loja na qual você pretende comprar possui parceria com a companhia aérea. Assim, ao comprar pelo site do programa de fidelidade você ganha pontos de acordo com o valor que gastou.

São produtos e serviços de diversas categorias para você pagar com seu cartão de crédito pelo mesmo preço que pagaria no site da loja parceira e ainda acumular milhas.

Quais são os principais programas de milhas aéreas?

  • Tudo Azul: o TudoAzul é o programa de fidelidade da companhia aérea Azul. O programa tem o seu próprio cartão de crédito: o TudoAzul Itaucard. Os participantes podem acumular milhas ao comprar passagens, reservar hotéis, alugar carros ou comprar em lojas parceiras do programa;
  • Smiles: o Smiles é o programa de fidelidade da companhia aérea Gol. Com ele, os participantes podem acumular milhas e pontos em compras nos cartões de crédito Gol Smiles, compra de passagens, hospedagens, aluguel de carros e muito mais;
  • LATAM Pass: o LATAM Pass é o programa de fidelidade da companhia aérea LATAM. Os participantes do programa podem acumular pontos com o cartão de crédito, comprando passagens aéreas da companhia ou parceiros, realizando compras online, reservando hospedagens em hotéis parceiros e no abastecimento de veículos.

Como escolher o melhor programa de milhas para você?

Se o objetivo é acumular milhas, é fundamental conhecer as opções de programas disponíveis no mercado e ver qual delas oferece as melhores vantagens e benefícios para o seu bolso.

Desse modo, você evita possíveis frustrações lá na frente e consegue aproveitar ao máximo tudo aquilo que o seu programa de milhas tem a oferecer.

Dito isso, você pode prestar atenção nos seguintes pontos quando for escolher o melhor programa de milhas:

  • Variedade de destinos: as milhas são excelentes opções para quem gosta de viajar com bastante frequência. Por isso, se você vai muito para o exterior, o ideal é não é escolher um programa que ofereça a maioria das passagens para voos domésticos;
  • Parceiros e benefícios: o que você quer mais ter acesso na hora de contar com um programa de milhas? Faça essa pergunta para si mesmo e veja qual companhia aérea disponibiliza serviços e benefícios que melhor atendem suas expectativas, já que cada uma tem seu diferencial quando falamos de voos, dentre outros itens;
  • Quantidade de milhas necessárias para resgatar as passagens: talvez este seja um dos principais pontos a ser verificado no momento de escolher um programa de milhas. Caso a quantidade de pontos necessários para trocar por passagens for muito alta, então esse não será o programa que vai trazer vantagens ou benefícios para quem viaja com menos frequência;
  • Validade das milhas: dependendo do programa suas milhas vão ter um prazo de validade, de dois anos ou mais, por exemplo. Sendo assim, se você não trocar as milhas por passagens aéreas ou benefícios dentro do período de validade, vai acabar perdendo essa chance;
  • Frequência das suas viagens: por último, você não precisa de um programa de milhas com muitos benefícios caso não viaje com muita frequência. Dessa maneira, é importante verificar de quanto em quanto tempo você viaja e se será possível aproveitar ao máximo as milhas dentro do prazo de validade.

Dica para conseguir mais milhas

Uma dica bem interessante é que você busque concentrar seus gastos em apenas um programa de fidelidade. Ou seja, se possível, compre suas passagens aéreas apenas em companhias parceiras ao programa, ao locar um carro, faça o contrato em uma locadora parceira, dentre outros serviços.

Assim, você concentra o acúmulo de milhas apenas em um programa de fidelidade e conseguirá utilizá-las mais rápido, já que dessa forma o acúmulo será maior.

Troca de milhas

As milhas são famosas, principalmente, pela chance de serem trocadas por passagens aéreas. Mas elas não se restringem apenas a isso. Elas também podem ser trocadas por:

  • Produtos em lojas parceiras como, por exemplo, eletrodomésticos, telefones, roupas, vale presente, vale para restaurante, artigos esportivos, roupas e muito mais;
  • Pagar hospedagens de hotéis;
  • Conseguir o aluguel de carros, dentre outras opções.

Descomplicamos?

Como você viu ao longo do nosso artigo, não é só o cartão de crédito que te permite acumular milhas aéreas. Existe uma infinidade de possibilidades para você testar e aproveitar da melhor maneira possível.

O segredo é conhecer bem os programas de fidelidade e entender a fundo qual é o mais vantajoso para o seu perfil.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?