Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como é calculada a cotação do dólar na fatura do cartão?

Por Nara LimaPublicado em

Alguma vez você realizou compras internacionais com o cartão de crédito? Aquisições internacionais, tanto em lojas online quanto em físicas, podem causar um certo "susto" no fim do mês, quando a fatura do cartão chega. Você já parou para pensar em como a cotação do dólar influencia no preço final do produto?

Neste artigo, vamos te explicar como é realizado o cálculo do dólar na fatura do cartão de crédito. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Cotação do dólar na fatura do cartão de crédito

Para evitar sustos e até mesmo valores exorbitantes no cartão de crédito, é preciso saber como é calculada a cotação do dólar na fatura. Dessa forma, torna-se mais fácil ter noção do custo em reais de cada compra.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Muitas pessoas ainda acreditam que a tarifa cobrada no cartão é a mesma em todos os bancos, entretanto, cada instituição financeira cobra um valor. Outro pronto a ser levado em conta é que os bancos ainda incluem spreads (sobretaxa) e usam uma cotação oficial como referência.

Vale lembrar que o câmbio oficial utilizado como referência costuma ser o Dólar PTAX que costuma ficar entre 2% e 5% e é calculado diariamente pelo Banco Central. 

Dólar PTAX

Resumidamente, podemos dizer que a cotação Ptax é a média das taxas de compra e venda da moeda ao longo do dia, sendo utilizada em diversos produtos do mercado de câmbio, como:

  • Contratos futuros; 
  • Câmbios listados na Bolsa de Valores; 
  • Contratos derivativos de balcão negociados no mercado local e no exterior; 
  • Operações financeiras de empresas no segmento de câmbio com entrega física;
  • Contratos denominados em real em bolsas de mercadorias no exterior.

Imposto sobre Operações Financeiras

Além do dólar Ptax, compras internacionais em moeda estrangeira, como o dólar, estão sujeitas a tributação. Uma dessas tarifas é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que tem alíquota de 6,38% para compras em dólar no cartão.

É importante lembrar que, segundo regra do Banco Central vigente desde março de 2020, o valor do dólar levado em consideração pelo cartão de crédito deve ser o do dia da compra, e não o do fechamento da fatura, como muitos imaginam.

Cotação do dólar no cartão de crédito

Para você não levar um susto com a fatura do cartão do cartão de crédito no fim do mês, é necessário estar sempre atento às informações do seu banco sobre as tributações impostas nas compras internacionais. 

Confira em qual local é possível encontrar essas informações nos seguintes bancos:

Atente-se ao custo total das transações

Geralmente, usuários do cartão de crédito costumam se atentar apenas a questões específicas da compra, como a cotação e o IOF. Entretanto, é de extrema importância ter em mente que existem outros pontos a serem levados em conta.

Por exemplo: seu banco cobra anuidade do cartão? Se sim, pode ser que ela seja alta o suficiente para tornar a aparente vantagem da cotação do dólar uma miragem. Por outro lado, se a instituição oferece cashback na fatura, uma taxa mais elevada na conversão pode ser transformada em vantagem financeira total.

Conclusão

Para não correr risco de ficar com o nome sujo e nem contar com surpresas na fatura, é necessário conhecer bem as regras de uso do seu cartão de crédito. Desde a questão operacional até às taxas.

Além disso, outro ponto importante é a cotação do dólar no cartão de crédito, que precisa ser analisada com atenção. Questione sua administradora de cartão e compare os valores praticados com outros concorrentes.

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo facilite a sua vida financeira de alguma forma, afinal, nosso principal objetivo é descomplicar o mundo financeiro. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil

Reconhecimento facial: o que é e como funciona

Anywhere office: conheça o novo modelo de trabalho flexível

Pix: da facilidade nas transações ao crescimento nos golpes e mudança nas regras

Hotmart realmente dá dinheiro? Descubra agora mesmo

Iti Itaú: como ganhar dinheiro com a carteira digital

5 práticas de gestão financeira para empresas de sucesso

Saiba como remover os dados do cartão de crédito no Google Chrome