Os aplicativos de bancos facilitam muito a vida. Pelo menos é a sensação de quem usa o serviço pelo celular para resolver os detalhes e problemas bancários do dia a dia.

Ainda tem muita gente que desconfia, não sabe se ter um aplicativo com informações sobre a conta pessoa no celular tem algum perigo.

Ficar atento e com o “pé atrás” quando se trata de informações pessoais é sempre aconselhado. Saber escolher o programa certo e quais as proteções necessárias no celular, também é importante!

Por isso, separamos diversas dicas, para que você comece a aproveitar da melhor forma a facilidade de um banco no celular. E o melhor: seguro e sem medo?

Ficou curioso para descobrir como seu dia a dia pode ficar mais rápido e com menos burocracia? Veja aqui embaixo!

Para que servem os aplicativos de bancos?

Os aplicativos de bancos servem para facilitar o seu dia a dia. É como se fosse a extensão de um caixa eletrônico em seu celular. Ou seja, você consegue fazer tudo ou pelo menos quase tudo de casa, o que faria em uma agência.

O que diferencia os aplicativos são necessariamente os próprios bancos. Alguns são totalmente digitais e nem agência possuem.

Já outros, permitem que os clientes façam operações simples pelo celular. Transações e pagamento de contas são algumas delas.

O fato é que os aplicativos de bancos nasceram para desafogar as instituições, facilitar para o cliente e diminuir gastos. Aliás, esta última, é um dos benefícios de ter o banco no celular.

Por não ter maiores gastos com funcionários ou aquela papelada, o serviço pode apresentar um valor menor do que aqueles realizados em agências. O preço por transferência como um TED ou DOC., normalmente é menor.

É seguro usar aplicativos de bancos?

aplicativos de bancos

Você já deve ter ouvido por aí que algumas pessoas não confiam suas informações pessoais de conta corrente pelo celular.

Alguns procedimentos são eficientes para que você consiga usar os aplicativos de bancos e aproveitar a facilidade e comodidade de uma conta corrente sem sair de casa.

Usar o celular nesse caso é bem melhor do que um navegador. Os aplicativos funcionam de uma forma isolada em seu aparelho. Isso retarda a ação de vírus que tentam atacar suas informações.

Além disso, para acessar suas informações pessoais, é necessário senha de 8 dígitos ou impressão digital, quando disponível no celular. Isso garante uma camada a mais de segurança.

Não fica seguro se as suas contas são realmente pagas e prefere ver o papel do banco anexado ao boleto? Nós entendemos! Mas, você também tem acesso às suas contas pagas.

Na parte de extratos, documentos ou recibos, suas informações são guardadas. Ou seja, se precisar de algum comprovante, basta entrar nessa área. Se preferir, pode “printar” a tela do recibo. Assim você tem mais uma cópia no seu celular.

O melhor de pagar contas pelo celular é que o valor pode cair mais rápido na conta do emissor do boleto. E você pode fazer isso de onde quiser, basta ter internet no celular.

Muitas pessoas relatam que, depois que começaram a fazer o pagamento de suas contas pelos aplicativos de bancos, dificilmente voltam a uma agência, além de eliminar aquele monte de papel na gaveta.

O banco é responsável!

Se a sua dúvida é quanto ao cartão clonado, por exemplo, isso já não tem muito haver com um aplicativo. Mas, saiba que o banco é responsável por cancelar qualquer compra indevida, além de providenciar uma nova via do “plástico”.

Nessa hora os aplicativos de bancos também são práticos. Você pode ter atendimento de onde estiver. Existem opções fáceis, como a de bloqueio de cartão, suspeita de clonagem e tantos outros.

Concluindo; usar sua conta corrente no celular é seguro sim! Tomando alguns cuidados como navegar em sites confiáveis, não baixar arquivos desconhecidos e manter configurações de segurança do celular ativos, garantem que você aproveite da melhor forma.

Ah, e não se esqueça: baixe o aplicativo oficial do banco e não de terceiros. Digitando o nome do banco, normalmente é o primeiro da lista em sua loja de aplicativos.

O que preciso para usar os aplicativos de bancos?

Basicamente, é preciso um celular com internet (smartphone) e que ainda tenha atualização de segurança. Ou seja, existem alguns aparelhos mais antigos que, não têm mais atualização do sistema, por isso os usuários podem não conseguir instalar o programa.

E não precisa ser nenhum “expert” em tecnologia para usar os aplicativos de bancos. Eles são bem intuitivos, sendo bem fáceis de usar, com as opções claras no menu.

Para ter acesso a sua conta, você precisa de alguns dados e dependendo do banco, mais de uma maneira de validar a abertura.

Alguns aplicativos só validam o uso da conta no celular se o cliente cadastrar uma senha na agência bancária. Ou seja, é necessário em alguns casos, falar com um atendente ou se dirigir a um caixa eletrônico.

Em outros, é possível fazer isso de onde você estiver e quando quiser. Basta informar o número de conta, agência, senha pessoal e criar uma senha para acessar o app (pode ser digital se o celular tiver a tecnologia).

O que é token da conta?

aplicativos de bancos

Fique atento! Na maioria dos bancos, para acessar a sua conta pelo Internet Banking no navegador, também é necessário o celular, já que é preciso digitar o número do token.

O token é um estilo de senha de segurança para suas operações fora de um banco e confirmar que é você mesmo.

Quando abrir o aplicativo, antes de fazer o login, você vai se deparar com a opção “token”. Clique nele, depois é só informar o número (na internet ou caixa eletrônico) que aparece na tela do celular.

Esse código aparece somente por um determinado tempo, depois é gerado um novo. Aliás, por segurança, nunca será o mesmo número.

Posso abrir uma conta corrente pelos aplicativos de bancos?

Sim, você pode abrir uma conta sem ter que ir a uma agência! Existem praticamente dois tipos que você pode abrir:

  • Conta corrente digital
  • Conta corrente com serviço digital

As contas digitais além de serem abertas pelo celular, normalmente não contam com agência bancária ou pelo menos não precisam de nenhuma interferência delas.

Já a conta com serviço digital é aquela que você pode abrir pelo celular, mas depende de uma instituição financeira. Assim que precisar de ajuda, fazer um empréstimo, etc. é necessário conversar com um gerente.

Mesmo não sendo totalmente digital, a maioria das contas já abertas em bancos, podem ser controladas pelo aplicativo. Assim, fica bem mais fácil acompanhar seu saldo e realizar transferências e pagamentos.

Queremos dizer com isso que, você pode ficar bem mais tranquilo em relação à segurança e ainda aproveitar melhor seu tempo! Você passa tempo demais em filas e ainda tem que “matar” o seu tempo de almoço? Que tal usar o aplicativo?

Tenho cartão de crédito abrindo uma conta corrente?

Muitas pessoas já nos procuraram para sanar essa dúvida. Será que se eu abrir uma conta corrente eu tenho cartão de crédito? A resposta é: depende!

Isso realmente vai depender de você, ou pelo menos da avaliação do banco. Para ter um cartão de crédito, é necessário que você se mostre um bom consumidor e tenha provas de que consegue honrar com as contas.

Sendo assim, abrir uma conta corrente não é a certeza de ter um cartão de crédito. Alguns bancos analisam depois que o cliente solicita. Já outros, fazem análises constantes e avisam quando liberarem o crédito.

Se você abrir uma conta e for disponibilizado um cartão de crédito, ele aparecerá como pré-aprovado. Depois, o cliente pode ou não solicitar o seu.

Primeiramente, assim que abrir uma conta corrente, você deve receber um cartão de débito. Ele serve para compras no estilo à vista e desconta no mesmo momento o valor da conta corrente.

Como funcionam os aplicativos de bancos?

aplicativos de bancos

Você tem praticamente um caixa eletrônico dentro do seu celular. Em alguns casos, até um banco inteiro, com possibilidade de fazer investimentos, empréstimo e atendimento de um gerente!

O que eu posso fazer no aplicativo de banco?

  • Conferir saldo
  • Pagar contas
  • Programar pagamento de boletos
  • Aplicar na poupança
  • Possibilidade de investimento
  • Possibilidade de empréstimo
  • Transferir dinheiro
  • Receber dinheiro
  • Programar saque
  • Falar com atendente
  • Serviços com cartão (bloquear, desbloquear, pedir aumento de limite, conferir fatura, etc.)

Quais as taxas?

As taxas variam de banco para banco. Mas, não existem taxas ou tarifas somente para usar o aplicativo da conta corrente. O que pode ser cobrado, são os serviços oferecidos.

Na maioria, os serviços são mais baratos do que se fossem feitos em uma agência bancária. Mas, é sempre bom conferir os valores e os pacotes.

Aliás, quando você se deparar com “pacote da conta”, isso quer dizer que você paga um valor para usar diversos serviços, sem ter que pagar por cada um separadamente.

Saldo

Para ver o saldo da sua conta corrente no celular, basta entrar no aplicativo, colocar sua senha. Alguns já mostram o saldo na tela inicial e outros no menu – saldo ou detalhes da conta.

Além de visualizar seu saldo disponível em conta, é possível ver lançamentos futuros programados e os gastos que você teve. Para facilitar, você pode editar os gastos e escrever o que comprou.

Limite do cartão

Para ter acesso ao limite do cartão de crédito nos aplicativos de bancos, basta entrar no menu e procurar por cartões e escolher o seu de crédito ou clicar em detalhes.

Se você tiver um cartão de crédito, será possível ver o limite disponível e o que você já gastou. Uma “mão na roda” para controlar seu orçamento!

Alguns bancos permitem que você peça aumento do limite do seu cartão de crédito. Outros aumentam assim que percebem necessidade do cliente.

Posso escolher o limite do meu cartão de crédito?

Infelizmente, não! O limite do crédito disponível será o banco que disponibilizará, com base nos seus ganhos e gastos. É muito difícil alguém ter um limite bem maior do que o salário, por exemplo!

Agora, se você gasta sempre perto do limite do seu cartão e paga as contas em dia, pode se um sinal para os bancos que você pode ter um aumento de crédito.

Transferência

Você pode ainda fazer transferências DOC ou TED a qualquer momento. Claro que, a compensação do dinheiro, vai depender do horário. Normalmente, depois das 17h, o valor cai na conta somente no outro dia.

Para fazer transferências pelos aplicativos de bancos, você precisa do nome do destinatário, número de conta, CPF e e-mail (em alguns casos).

Vá até o menu transferências, selecione nova transferência, cadastre o destinatário, escolha DOC ou TED, dia da transferência, valor e confirme os dados.

Você tem um comprovante de transferência em sua conta, fique tranquilo! Na hora que acabar o processo, você pode visualizar e até compartilhar com a pessoa que irá receber a quantia.

Depósitos

Você pode normalmente receber dinheiro na sua conta, mesmo ela sendo inteiramente digital. Com o aplicativo, você fica sabendo na hora que o valor caiu em sua conta.

Não precisa ir no banco quando fica em dúvida. De casa ou no trabalho, você visualiza e se programa para sacar!

Como sacar dinheiro com conta por aplicativo?

Esse é um serviço que realmente você não vai conseguir fazer pelo aplicativo, claro! Mas, alguns clientes têm dúvidas quando têm uma conta digital e não existe banco.

Para essas contas, existem algumas parcerias, como o Banco24Horas. Assim, você pode sacar dinheiro em qualquer caixa de atendimento. Não se esqueça de verificar se há taxas para esse serviço com o seu banco.

Em outros casos, você não precisa da agência para realizar muitos serviços. Mas, se precisar sacar, pode ir em qualquer banco ou caixa eletrônico.

Já o agendamento de saque pode ser realizado pelo aplicativo. Esse serviço serve para quando o cliente necessita sacar um valor maior do que permitido no caixa eletrônico diariamente.

Quais os melhores aplicativos de bancos?

Começou a se interessar pelo assunto e quer ter essa facilidade nos seus assuntos bancários? Então separamos os melhores aplicativos de bancos para você ter sua conta corrente no celular!

É claro que, se você já tiver uma conta aberta em algum banco, necessariamente vai ter de baixar o aplicativo dele em seu celular.

Ou você também pode cancelar a que já tem e abrir uma nova em qualquer banco ou digital. Com a portabilidade de salário, agora é mais fácil ainda encontrar uma conta com o seu perfil.

Existem aquelas que não cobram por seus serviços, como outras que têm tarifas e pacotes que você pode escolher segundo a sua necessidade.

Conheça as contas que você pode controlar pelos aplicativos de celular!

Inter

conta inter aplicativos de bancos

O Inter é uma conta completa, um banco dentro do seu celular. E o melhor: sem taxas! Você usa diversos serviços e não paga nada por isso.

Atendimento, pagamento, serviços financeiros e muito mais, tudo de onde você estiver.

Se aprovado, você também recebe um cartão de crédito Inter, e pode aproveitar ainda mais a sua conta e controle.

NuConta

A NuConta é a conta digital do Nubank. A conta sempre lança novidades e conta com benefícios bem legais, como fazer o seu dinheiro crescer. Isso mesmo, não é somente uma conta, mas uma espécie de investimento.

Ainda não é possível sacar dinheiro com o cartão, mas você pode fazer transferências para qualquer conta, de graça e ainda pagar contas, como de água, luz, telefone, etc.

Mesmo quem não tem o cartão de crédito Nubank, pode abrir uma conta digital!

Agibank

agibank aplicativos de bancos

O Agibank também é um banco digital e com cartão de crédito. Você tem isenção da anuidade por 1 ano e depois para continuar sem pagar nada, é só trazer o seu salário.

Com o Agibank também é possível fazer empréstimo, seguros e investimentos, tudo pelo celular!

Neon

conta digital aplicativos de bancos

Neon pagamentos oferece uma conta digital e cartão de crédito – tudo sem anuidade!

Faça transferências, boletos quantas vezes precisar, sem pagar por isso. De onde estiver, pague suas contas, veja seu saldo e faça depósitos.

Afinal, posso deixar o banco e usar somente o aplicativo?

Mesmo quem não é 100% digital, vai se dar muito bem com os aplicativos de bancos. Quem preza por um atendimento sem burocracia e em usar os serviços quando quiser, sem precisar pegar fila, a conta no celular é recomendada!

A facilidade de usar e a comodidade vão te conquistar, mesmo que ainda esteja em dúvida sobre a segurança. Procurando o aplicativo oficial do seu banco na loja de aplicativos do celular, há poucas chances de algo dar errado.

É só ficar atento a segurança do próprio celular, como baixar arquivos desconhecidos ou navegar em sites suspeitos.

Faça um teste! Se você se der bem com sua conta pelo celular, é sinal de que já pode esquecer as agências e aproveitar a comodidade da tecnologia.

E se o seu banco não oferece um serviço assim, tão digital, abra uma conta dessas que deixamos nas dicas acima. Traga seu salário e use os serviços disponíveis.

Ah, e se você gostou das dicas ou ainda tem alguma dúvida, que tal escrever para nós ao final da página nos comentários?

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 voto(s), média: 5,00)
Loading...