Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como montar um orçamento financeiro inteligente

Escrito por Leonardo Jacomini

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você vai ler sobre montar um orçamento financeiro:

Aqui a gente gosta de saber como economizar e se dar bem com o dinheiro. O papo de hoje é sobre montar um orçamento financeiro inteligente. Ou seja, para garantir que seu mês não saia do controle.

Quem ainda não sabe economizar e dar aquela esticada no dinheiro, começar um planejamento é bem eficiente. Além de entender para onde o seu dinheiro está indo, você não se perde na hora de fazer ajustes.

Um orçamento financeiro inteligente é aquele que é direto e separa os seus gastos. Ele serve basicamente para projetar o mês seguinte.

Separei algumas dicas para você montar o seu orçamento de uma maneira fácil e prática. Logo você vai estar familiarizado com a rotina de anotar tudo e saber o que o seu dinheiro anda fazendo.

O que você procura?

Sem complicação: orçamento financeiro – como fazer?

Como eu disse, um orçamento financeiro serve para projetar o mês seguinte. Outra definição é que ele serve para destinar gastos.

Farmácia, supermercado, padaria, vestuário e tudo mais que depende de dinheiro. Quando você destina um valor predeterminado para cada coisa, fica bem mais difícil gastar com o que não vale a pena e perder o controle.

Aliás, outra coisa que um orçamento financeiro inteligente manda bem e quem faz não vive sem: controle!

Já aconteceu com você de ter que deixar uma conta para o outro mês porque não deu conta de pagar ou viu que o dinheiro acabou antes de pagar todas suas contas? Bem ruim isso né?

Começando

Seu planejamento para um orçamento deve ser de um mês. Isso vai servir para observar os seus gastos e planejar o próximo mês e assim por diante. Você não consegue montar um bom orçamento com suposições ou valores que não são reais.

Durante esses primeiros 30 dias, é importante anotar todos os seus gastos. Pode ser em uma planilha bem fácil no computador, que você mesmo pode montar. Uma dica boa, é separar gastos essenciais dos supérfluos.

Não manda muito bem no computador e não encontrou aquele "sobrinho" que pode te ajudar a montar uma planilha? Coloque na ponta do lápis, literalmente. Vale a pena ser um caderno ou pasta só para esta finalidade, aliás, estamos pensando em organização.

Mas vou te contar uma coisa importante. As planilhas são bem mais fáceis de usar, além de colocar online e poder acessar de qualquer computador. Mas, fique atento, para montar um orçamento financeiro inteligente que dê certo, é importante alimentar essa planilha sempre, até você saber controlar tudo!

Voltando ao assunto de separar gastos, segue uma dica. Em uma coluna, coloque tudo aquilo que gasta com o que é indispensável para você viver bem. Aluguel, luz, água, alimentação, transporte, etc. – Gastos essenciais

Já na outra coluna, coloque aquilo que você gasta com coisas que não necessariamente iriam fazer falta. Serviços de streaming, lazer, etc. – gastos supérfluos.

Ou seja, neste primeiro mês, você vai fazer uma mapeamento do seu comportamento de consumo. Além dos gastos, coloque os ganhos também. Tem gente que além do salário, tem outras fontes de renda.

Para ficar mais fácil, utilize cores na planilha para separar. Por exemplo, verde para os ganhos, azul para os ganhos essenciais e vermelho para os demais gastos. Assim você não se perde.

E o que fazer com os números?

Muito bem, depois de passar o mês controlando o quanto você gasta com tudo, é o momento de montar os seus gastos para o próximo mês. Lembra que eu disse que orçamento financeiro é destinar gastos?

Na sua planilha, seja ela no computador ou papel, crie as categorias que você precisa se lembrar de pagar. Aluguel, telefone, internet, luz, gás, algum serviço, etc.

Você vai colocar em cada categoria, o quanto você deve destinar para pagar cada uma, seguindo o seu relatório do mês anterior.

Saber dos seus gastos supérfluos também te ajuda a enxergar onde você pode cortar despesas. Some o quanto você gastou com essa categoria no mês. Assim, é possível ter uma ideia de quanto poderá ser economizado no próximo mês.

Depois de fazer esse equilíbrio entre contas essenciais e supérfluas, você tem noção se está gastando bem ou não e para onde o seu dinheiro está indo. Você evita que no próximo mês, tenha que sacrificar alguma conta pela falta de dinheiro.

Caso os seus gastos essenciais não seja coberto pelos ganhos, está na hora de repensar o padrão de vida e os gastos que você acumula.

Um desses problemas são os parcelamentos. Redobre o cuidado ao parcelar uma compra, elas podem ser um fator que atrapalhem a sua vida financeira durante meses, difícil de colocar as contas em dia.

Orçamento pessoal com envelopes

Tem muita gente que recebe o salário em dinheiro ou em cheque e tem que sacar o dinheiro no caixa. Para essas pessoas, também existe um tipo de orçamento financeiro inteligente bem legal e, que qualquer pessoa pode seguir, porque ela tem um método bem interessante.

O orçamento pessoal com envelopes é uma forma de separar o seu dinheiro visualmente. Isso te ajuda a ver o quanto você está gastando e estimular a economia.

Funciona assim:

Ao invés de separar seus gastos para o próximo mês em uma planilha, você vai separar em envelopes.

Um envelope você vai colocar o valor destinado para o aluguel
Outro para água
Outro para internet
Outro para farmácia
etc.

O envelope é uma forma bem legal de fazer um orçamento. Quando a gente gasta dinheiro vivo, sem ser pelo cartão ou conta, nosso cérebro tende a "recuar" com os gastos, já que o envelope vai ficando menor e as chances de ter que pegar dinheiro de outro envelope aumenta.

Essa é até uma dica para os gastadores. Ao invés de pagar tudo digitalmente, retire o dinheiro e pague à vista, tenho certeza que você vai ter mais pena do seu salário.

Troca de valores

Um orçamento financeiro inteligente funciona assim mesmo. Você destina o quanto pretende gastar com cada categoria. Mas, pode haver imprevistos e precisar retirar dinheiro de outro lugar.

Por isso mesmo as pessoas se enrolam quando não têm um controle, não sabem de onde tirar e o que pode ser cortado.

Então, surgiu uma gripe que não esperava e o gasto da farmácia foi maior, reveja seu plano e de onde será possível economizar ou trocar um valor naquele mês. Fique tranquilo, isso pode acontecer e você não fez nada de errado. Só não vale aumentar os gastos desnecessários né?

Você pode ter momentos de lazer sim com um orçamento financeiro!

Sua vida também não pode ser feita de pagar contas. Todo mundo merece ter momentos de lazer, ainda mais quando se foi tão bem na construção de um orçamento.

Por isso, você pode usar métodos, como o 50-15-35 ou estipular o seu! Por exemplo:

separar o salário/ganhos em:

Pelo menos 50% para gastos essenciais. Mais do que isso pode ser que algo esteja errado com a sua vida financeira e você gasta mais do que metade do seu salário para sobreviver.

Os outros 50% podem ser divididos conforme suas necessidades mensais. Mas, é importante dividir também para cada categoria. Como por exemplo: 10% para água, luz e gás, 5% para vestuário, 20% cartão de crédito, 10% alimentação e 5% pessoal.

Não é preciso seguir exatamente essa regra que eu te passei, mas é legal seguir uma regra, para não se perder e estimular a disciplina. Ajuste conforme a sua necessidade.

Como identificar gastos desnecessários

Trouxe uma lista para você identificar gastos que você pode cortar de vez do seu orçamento. Muitas vezes a gente nem percebe e essas contas acabam com boa parte do nosso salário.

Confira o que você pode cortar de vez do seu orçamento

  • Tarifas bancárias – todos os bancos devem oferecer uma conta básica, com oferta de serviços sem cobrar nada. Ou você pode optar por uma conta digital gratuita e bem mais fácil de usar.
  • Anuidade de cartão de crédito – existem diversas opções de cartões de crédito sem anuidade. Você pode gastar um dinheirão com essa tarifa, chega né?
  • Serviços que você não usa – paga a academia e não vai? Paga streaming de filmes ou música e não utiliza? Então passa a faca nesses gastos!
  • Tenha uma horta em casa – chega de gastar com temperos e hortaliças que podem ser cultivadas em casa muito facilmente e sem grandes custos. Você vai perceber a diferença.
  • Salão de beleza – redobre o cuidado com a frequência que você vai ao salão de beleza. Dá para ficar linda(o) em casa sem gastar muito. Tutoriais na internet servem muito bem para esses momentos!
  • Comer fora – faça sua comida em casa! Vai compensar mesmo utilizando o gás. Muitas pessoas relatam que depois que começaram a cozinhar e levar marmitas para o trabalho, economizaram um valor absurdo.
  • Ameace cancelar serviço de telefonia ou internet – ligar para a operadora do serviço e ameaçar de cancelamento caso não tenha um plano melhor, geralmente dá bons resultados! Algumas pessoas relatam até 50% de economia.

Olha só como é tranquilo montar um orçamento e ainda economizar com coisas que você pode cortar da sua vida!

Com um orçamento financeiro inteligente, seu dinheiro fica resguardado de gastos desnecessários, você sabe para onde ele vai e deixa sua educação financeira em dia, pronto para economizar e ter dinheiro para objetivos futuros!

Gostou do conteúdo? Conta para gente se alguma vez já tinha montado um orçamento e o que achou das dicas! Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -