Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conta para menores de idade ou cartão adicional? Saiba o que é melhor para seu filho

Por Thais SouzaPublicado em

Inserir a educação financeira desde cedo na vida das crianças é fundamental para que elas aprendam a ter uma boa relação com o dinheiro no futuro. Nesse sentido, existem opções bem práticas, como é o caso do cartão de crédito adicional e as contas digitais para menores de idade. Saiba qual é a alternativa mais vantajosa. 

Conta digital para menores de idade 

Hoje existem diversas opções de bancos digitais que liberam a abertura de conta corrente para menores de idade. Assim, seu filho terá maior liberdade financeira para começar a poupar, gastar, receber mesada, enviar e receber Pix e fazer operações com cartão de débito.

O pai ou outro responsável pelo menor de idade tem acesso à conta através do aplicativo, podendo fazer o gerenciamento financeiro da forma que achar melhor. A criança ou adolescente também tem acesso ao aplicativo para fazer o controle do seu dinheiro. 

Cartão de crédito adicional 

O cartão de crédito adicional é uma opção oferecida por grande parte dos bancos. Trata-se de uma segunda unidade igual ao cartão de crédito principal. O titular, no caso o responsável pelo menor de idade, pode solicitar um cartão extra para dividir com quem quiser. 

O cartão titular e o adicional dividem o mesmo limite. Ou seja, se você possui R$ 3 mil de limite, esse valor será dividido entre os dois cartões. Também é possível estabelecer qual será o valor do limite do cartão adicional, impondo um valor máximo que poderá ser utilizado mensalmente.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Conta para menores de idade ou cartão adicional? 

A conta para menores de idade é uma opção que estimula a educação financeira, já que a criança passa a ter mais controle do dinheiro que recebe dos pais. Confira os principais benefícios: 

  • Educação financeira: seu filho aprende educação financeira desde cedo; 
  • Maior autonomia: acompanhamento dos gastos em tempo real pelo aplicativo, possibilitando que a criança ou adolescente tenha mais contato com o dinheiro e saiba controlar seus gastos; 
  • Noções sobre investimentos: o pequeno também começa a entender sobre investimentos, como poupança e Renda Fixa.

Já o cartão adicional pode proporcionar um contato mais próximo do seu filho com o dinheiro, mas como o controle dos gastos pelo App é feito pelos pais, essa opção não oferece tantas vantagens como a conta digital para menores de idade. 

Gostou das dicas?

Mesmo que exista um meio de proporcionar uma vida financeira para as crianças e adolescentes, é fundamental que os responsáveis mantenham um diálogo constante com seus filhos sobre como eles vão gastar esse dinheiro e incentivá-los a utilizar com responsabilidade. 

Além disso, o dinheiro que você dá para seu filho mensalmente deve ser controlado e calculado de acordo com a sua idade. Entenda mais sobre esse assunto no artigo que separamos para você.

Se você gostou das dicas, deixe sua curtida e comentário. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022