Conta para menores de idade ou cartão adicional? Saiba o que é melhor para seu filho
Inserir a educação financeira desde cedo na vida das crianças é fundamental para que elas aprendam a ter uma boa relação com o dinheiro no futuro. Nesse sentido, existem opções bem práticas, como é o caso do cartão de crédito adicional e as contas digitais para menores de idade. Saiba qual é a alternativa mais vantajosa.

O que você procura?
Conta digital para menores de idade
Hoje existem diversas opções de bancos digitais que liberam a abertura de conta corrente para menores de idade. Assim, seu filho terá maior liberdade financeira para começar a poupar, gastar, receber mesada, enviar e receber Pix e fazer operações com cartão de débito.
O pai ou outro responsável pelo menor de idade tem acesso à conta através do aplicativo, podendo fazer o gerenciamento financeiro da forma que achar melhor. A criança ou adolescente também tem acesso ao aplicativo para fazer o controle do seu dinheiro.
Cartão de crédito adicional
O cartão de crédito adicional é uma opção oferecida por grande parte dos bancos. Trata-se de uma segunda unidade igual ao cartão de crédito principal. O titular, no caso o responsável pelo menor de idade, pode solicitar um cartão extra para dividir com quem quiser.
O cartão titular e o adicional dividem o mesmo limite. Ou seja, se você possui R$ 3 mil de limite, esse valor será dividido entre os dois cartões. Também é possível estabelecer qual será o valor do limite do cartão adicional, impondo um valor máximo que poderá ser utilizado mensalmente.
Conta para menores de idade ou cartão adicional?
A conta para menores de idade é uma opção que estimula a educação financeira, já que a criança passa a ter mais controle do dinheiro que recebe dos pais. Confira os principais benefícios:
- Educação financeira: seu filho aprende educação financeira desde cedo;
- Maior autonomia: acompanhamento dos gastos em tempo real pelo aplicativo, possibilitando que a criança ou adolescente tenha mais contato com o dinheiro e saiba controlar seus gastos;
- Noções sobre investimentos: o pequeno também começa a entender sobre investimentos, como poupança e Renda Fixa.
Já o cartão adicional pode proporcionar um contato mais próximo do seu filho com o dinheiro, mas como o controle dos gastos pelo App é feito pelos pais, essa opção não oferece tantas vantagens como a conta digital para menores de idade.
Gostou das dicas?
Mesmo que exista um meio de proporcionar uma vida financeira para as crianças e adolescentes, é fundamental que os responsáveis mantenham um diálogo constante com seus filhos sobre como eles vão gastar esse dinheiro e incentivá-los a utilizar com responsabilidade.
Além disso, o dinheiro que você dá para seu filho mensalmente deve ser controlado e calculado de acordo com a sua idade. Entenda mais sobre esse assunto no artigo que separamos para você.
Se você gostou das dicas, deixe sua curtida e comentário. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário