Débito Automático em Conta Corrente ou no Cartão de Crédito?
Neste post deixaremos claro as diferenças de débito automático nos dois procedimentos de pagamento que, a princípio, parecem ter a mesma solução. Mas, qual oferece menor custo, maior segurança e controle dos gastos mensais? Vamos lá!

Pagar contas é uma rotina diária de quase todo mundo. Pode se tornar um desafio organizar os pagamentos, para que tudo corra bem e você consiga ir ao banco, lotérica ou pontos autorizados para pagar suas contas. Evitar filas também é outro grande desafio.
Para a maior comodidade e sem custo para o consumidor, os bancos oferecem o débito em conta ou débito automático em corrente ou conta poupança. Alguns bancos oferecem também débito automático na conta corrente digital ou no cartão de crédito. Estas podem ser alternativas práticas para que a tarefa tome menos tempo possível e suas contas serão pagas exatamente na data dos respectivos vencimentos.
As contas aceitas no débito automático, devem ter código de barras e serem aceitas pelo seu banco como:
- Água
- Luz
- Telefone
- Gás
- TV a cabo
- Tributos municipais, estaduais e federais
O que você procura?
Vantagens
Além da facilidade, você evita multas e atrasos em seus pagamentos. O serviço de débito automático é isento de tarifas e pode ser bloqueado ou suspenso quando quiser. Você pode optar por não receber as contas impressas, mas não deixe de solicitar via e-mail, é importante continuar tendo acesso a conta para conferir os valores debitados.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Ao optar pelo débito automático, algumas operadoras de telefonia oferecem minutos extras em ligações, ou operadoras de cartões de crédito oferecem pontos extras em seus programas de fidelidade. Verifique os programas que a bandeira do seu cartão de crédito oferece.
Vale um alerta: calcule o montante de tudo que está habilitado em débito automático. Garanta que haja dinheiro suficiente na sua conta. Caso isto não ocorra, as contas podem não ser pagas na data prevista. Assim, correndo o risco dos serviços serem suspensos ou ocasionar outra situação indesejável como cobrança de juros. Por outro lado, ao habilitar o débito automático no seu cartão de crédito, fique atento às taxas, esta opção pode ter custo adicional como um serviço à parte.
Atualmente, os bancos oferecem muitas alternativas, como: contas correntes digitais, onde o usuário pode operar sua conta bancária por meio de aplicativos no próprio Smartphone. Além do cartão de crédito que oferece muita facilidade na hora da compra. Importante ressaltar que não são todos os bancos que oferecem débito automático por meio da conta corrente digital.
Como cadastro o débito automático
O serviço pode ser solicitado de duas formas: diretamente com o banco ou pela internet. Algumas empresas como as de telefonia oferecem diretamente no painel do usuário a opção para ativação do débito automático. A partir da sua autorização, o comunicado é encaminhado ao banco que ativa o serviço.
Débito automático no cartão de crédito
O pagamento automático de contas no cartão de crédito possibilita a quitação à vista das contas na data de vencimento e o lançamento do débito na próxima fatura do cartão de crédito. Há incidência de juros e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e os pagamentos podem gerar pontos no programa ponto pra você, caso o seu cartão possua.
Uma prática comum entre os consumidores é organizar suas contas no cartão de crédito e habilitar a fatura mensal do cartão em débito automático na sua conta corrente. Fique alerta. Esta prática pode causar transtornos caso sua fatura não seja debitada por algum motivo. Com isso suas contas podem deixar de ser pagas ou mesmo acarretar multas e tarifas.
Por mais facilidades que hajam, esteja sempre no controle para poder evitar futuros transtornos.
Esperamos que este conteúdo tenha contribuído com algumas dúvidas do dia a dia. Acompanhe semanalmente nossas postagens. Mantenha-se informado de tudo que acontece no mercado financeiro.
Até a próxima! Paulo Carneiro da Foregon

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -
Deixe seu comentário