Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Débito ou crédito?

Escrito por Leonardo Jacomini

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

E aí, vai de débito ou crédito? Você já teve dúvida de qual usar, ou pretende solicitar um cartão e ainda não sabe a diferença das funções? No post de hoje te explicamos e deixamos dicas de qual o melhor momento para usar cada um.

Por que o lojista solicita essa informação? Bem, o débito ou crédito são funções diferentes, e para tanto, a maquininha de cartão precisa saber a qual encaminhar o pagamento. Uma função escolhida erroneamente, será cancelada. Basicamente podemos distinguir o crédito como: compre agora e pague depois. Já o débito, compre agora e pague já!

Como funciona a função débito

Esse meio de pagamento, está atrelado a uma conta corrente, poupança salário ou outro do tipo bancária. O cliente ao passar o cartão de débito na maquininha tem o valor descontado automaticamente de seu saldo. Uma característica importante para quem tem dúvidas, é que esta função não permite o parcelamento das compras. Podemos classificar então como uma compra à vista. Um exemplo deste cartão é o Visa Electron.

Um dos benefícios do débito é de não precisar fazer saques, então não há necessidade de andar com dinheiro na carteira. Muito mais segurança né!
Nós indicamos o cartão de débito para pequenas compras do dia a dia, como em restaurantes, padarias, supermercados. Ah e à dica para quem usa este tipo de pagamento, é sempre pedir aquele desconto na hora das compras, já que estamos falando de uma aquisição à vista, não é mesmo?

Como funciona o cartão de crédito?

Esse é o sonho da maioria das pessoas. Isso porque é o oposto do cartão de débito. A função crédito não necessita saldo em uma conta bancária. O cliente compra hoje e tem até 40 dias para pagar a fatura, que chega no endereço do consumidor mensalmente. Se você está prestes a solicitar seu cartão, leia sobre o vencimento da fatura do cartão e fique esperto para não acabar enrolado nas dívidas. Aproveite e veja aqui esses cartões de crédito.

Outro benefício muito legal, além do de não pagar suas compras na hora, é o de poder parcelar valores maiores, em várias vezes e sem juros. Nesta função você pode gastar o limite que foi te oferecido pela instituição financeira, com base no seu informe de renda, histórico como consumidor, etc. Se você quer saber mais como o banco aprova o cliente, leia aqui.

Nós indicamos a você usar este pagamento para grandes compras, com a possibilidade de parcelar. Ou mesmo nas lojas online, com um mundo de ofertas, aproveite as compras com um cartão de crédito.

Ainda existe o cartão múltiplo, que contém a função débito e crédito. Geralmente oferecido aos correntistas. É só informar ao lojista a forma de pagamento.

Gostou do nosso post? Se inscreva e não perca nada. Deixe nos comentários sua sugestão ou dúvida. Até à próxima.

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -