Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como pagar IPVA com Cartão de Crédito?

Por Camila SilveiraPublicado em

Está pensando em pagar o IPVA com o seu cartão de crédito? Então chegou ao lugar certo. Neste conteúdo você vai conferir se essa ação é possível e se ela pode ser vantajosa ou não para o seu bolso. Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

É possível usar o cartão de crédito para pagar o IPVA?

Sim, é possível. Além dos descontos que o Governo do Estado de São Paulo oferece no pagamento desse imposto, os brasileiros contar com o parcelamento do IPVA no cartão de crédito.

Essa modalidade está disponível desde o ano de 2019 e é válida, também, para pagamento de outras contas relacionadas a veículos, como multas de trânsito e taxas, desde que não sejam inscritas em dívida ativa.

Como pagar o IPVA com o cartão de crédito?

Para isso, é muito simples: basta acessar o site de uma das quatro empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento e seguir as orientações solicitadas pela plataforma. Confira quais são elas:

Foto de um bolso de uma calça jeans, cujo interior tem um celular e notas de R$ 100 e R$ 50. Na tela do celular está aberto o aplicativo do Pix.

Quem deseja parcelar o IPVA no cartão de crédito deve informar, no respectivo site, os números da placa do veículo e do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam). Com essas informações, é possível simular e escolher a melhor forma de pagamento.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Em quantas vezes é possível parcelar o IPVA?

Vale ressaltar que cada uma das empresas determina o número de parcelas. Os quatro sites credenciados, por exemplo, afirmam que dividem o IPVA em até 12 vezes.

Mas, é importante que o proprietário do veículo avalie as melhores condições para o pagamento do imposto para não sofrer maiores prejuízos.

Caso ele opte por realizar o abatimento pelo cartão de crédito, é necessário que ele exija o comprovante de pagamento dos débitos fiscais recolhidos, pois apenas esse documento comprova o recolhimento do imposto.

Há cobrança de taxas?

Sim, as empresas podem cobrar taxas pelo pagamento do IPVA por cartão de crédito. Por isso, é de extrema importância, que o proprietário do veículo pesquise e compare qual é a melhor opção para ele.

Até quando será possível parcelar o IPVA pelo cartão de crédito?

De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, o parcelamento pode ser realizado a qualquer momento. Mas, não se esqueça: após o vencimento de uma parcela, serão cobrados multas e juros por atraso.

Emitir código de barras do IPVA para pagar online

Você pode consultar e emitir o código de barras do seu IPVA para fazer o pagamento online, através do App ou Internet Banking do seu banco. Confira o passo a passo no artigo que separamos para você:

Vale a pena parcelar o IPVA no cartão de crédito?

O parcelamento do IPVA no cartão de crédito pode valer a pena, desde que você consiga honrar com o pagamento das prestações até a data de vencimento.

Caso isso não aconteça, haverá a incidência de juros, multas, entre outros encargos, que poderão tornar a sua dívida muito mais cara, trazendo prejuízos, como a negativação do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.

Descomplicamos?

No Portal da Foregon você confere uma série de produtos financeiros, como cartões e empréstimos, que podem ter ajudar a pagar dívidas, entre outras contas.

Para isso, basta consultar o seu score de crédito em nossa plataforma e receber as melhores ofertas, de acordo com sua pontuação. Consulte o seu CPF agora mesmo e aproveite todas as vantagens!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

C6 Tag: saiba tudo sobre a tag de pedágio do C6 Bank

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir