Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Diferentes Tipos de Limite do Cartão de Crédito

Por Sabrina VansellaPublicado em

O cartão de crédito é um dos produtos financeiros mais utilizados pelos brasileiros. Apenas no primeiro semestre de 2022, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços apontou que o uso do cartão de crédito cresceu 42,2% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em busca de oferecer ainda mais opções, diversas instituições financeiras passaram a oferecer diferentes tipos de limite do cartão de crédito. Os mais conhecidos são: o limite extra, limite flexível e limite adicional. Conheça as características e como funciona cada opção.

O que é o limite do cartão de crédito?

Todo cartão de crédito tradicional conta com um limite e funciona de forma semelhante a um empréstimo. Afinal, com o cartão em mãos é possível fazer compras com o valor disponibilizado pela instituição financeira e realizar o pagamento da fatura até a data de vencimento.

Normalmente, as instituições financeiras só oferecem o limite que acreditam que vão receber de volta. Por isso, é realizada uma análise de crédito antes da liberação de qualquer valor. Essa análise leva em consideração informações, como:

Se você ainda não sabe qual é o seu score de crédito, faça a consulta gratuita pela Foregon e receba indicações de produtos financeiros com mais chances de aprovação para o seu perfil:

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

O que é limite extra e limite adicional?

O limite extra e o limite adicional são a mesma coisa. Normalmente, algumas instituições financeiras oferecem um limite acima do que já é oferecido no limite do cartão de crédito para que o titular faça compras ou pague contas. 

No geral, o limite extra é oferecido próximo a datas comemorativas, costuma ser uma estratégia temporária e varia de acordo com o perfil de cada titular.

O que significa limite flexível?

O limite flexível é diferente do limite fixo, que costuma ser mais conhecido pelas pessoas. No limite flexível o valor se adapta de acordo com o histórico de gastos da pessoa e pode aumentar ou diminuir com o passar do tempo.

Esse termo pode causar confusão, mas na prática só quer dizer que o limite de crédito oferecido não é constante, o que não significa que seja infinito. 

Para diminuir as chances de não receber o dinheiro de volta, grande parte das instituições financeiras costumam oferecer o limite flexível somente para clientes de alta renda e que realmente conseguem comprar e pagar pelo que gastam.

Principais cuidados com mais limite disponível

O cartão de crédito pode ser o vilão ou até mesmo um grande aliado, tudo depende da pessoa que o utiliza. Por isso, é necessário ter cuidado e controle financeiro quando o assunto é mais limite disponível.

Confira as principais dicas que reunimos para você não ficar endividado com o cartão de crédito e conseguir utilizá-lo sem problemas:

Separe o limite do cartão da sua renda

O limite disponibilizado no cartão de crédito não é uma extensão da sua renda mensal. Lembre-se que ele funciona como um empréstimo a curto prazo e você deverá pagar pelo que gastou até a data de vencimento.

Adapte o cartão ao seu custo de vida

Faça um planejamento mensal e utilize o método 50-30-20 para conseguir aproveitar o mês sem precisar se preocupar com juros ou dívida. É fato que o cartão de crédito é um grande auxílio para adquirir produtos mais caros, mas não esqueça que mesmo em parcelas, o valor gasto será o mesmo que à vista.

Pague a fatura corretamente

Evite cair no rotativo e tenha organização para pagar o valor cheio da fatura do cartão de crédito. Caso algum imprevisto aconteça, tenha uma reserva de emergência ou busque formas de pagar a fatura, como o parcelamento do valor total, por exemplo.

Acompanhe o limite

É recomendado que você não utilize um limite de crédito maior do que a sua renda mensal. Por isso, se tiver um limite maior, tenha cuidado para não extrapolar nos gastos ou reduza o seu limite solicitando para a instituição financeira.

Encontre o cartão ideal na Foregon

A Foregon descomplica os bancos e faz indicações de produtos e serviços financeiros mais indicados para o seu perfil. Encontre o cartão de crédito ideal e faça comparações com outras opções disponíveis no mercado!

Se restou alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos para você.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão de Crédito Santander SX: Cashback e Descontos

Como solicitar o Cartão de Crédito Santander SX Visa

Cartão de Crédito Santander SX: Todos os Benefícios Visa Gold

Como solicitar o Cartão de Crédito Nubank Mastercard

Cartão de Crédito Nubank: Anuidade Grátis

Como solicitar o Cartão de Crédito Itaucard Click Mastercard

Cartão de Crédito Click Itaú: crédito e débito em um só cartão

Click Itaú, seu cartão de crédito em um Click