Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Por Nara LimaPublicado em

Você se considera um motorista exemplar? Mesmo os mais cautelosos no trânsito estão sujeitos a cometer infrações e, consequentemente, levar multas. Além de ser uma situação desagradável, muitas vezes elas chegam em momentos que o indivíduo não está preparado financeiramente para quitá-las. 

Para amenizar essa situação, alguns estados brasileiros passaram a oferecer o pagamento de multas e outros tributos relacionados a veículos com cartão de crédito, oferecendo também a opção de parcelamento.

Continue a leitura e confira como pagar multas com cartão de crédito. 

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Desde 2017, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), passou a permitir o parcelamento de multas de trânsito utilizando o cartão de crédito, de acordo com a Resolução n. 697. No entanto, essa modalidade não funciona como outros tipos de compras no crédito. 

Basicamente, o ato de pagar multas com cartão de crédito é uma espécie de acordo realizado entre a operadora do cartão e o proprietário do veículo. Em outras palavras, a empresa irá quitar a sua dívida com órgão de trânsito à vista e, em seguida, fará o parcelamento do débito para você.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Posso pagar as multas usando aplicativo?

Pode sim, existem alguns aplicativos que possuem essa funcionalidade e você pode usar para pagar multas com cartão de crédito. A seguir, confira os principais:

Zapay

O aplicativo (Android e iOS) permite consultar e pagar débitos do seu veículo, como: IPVA, multas, licenciamento e demais taxas. Além disso, é possível parcelar os débitos em até 12x com o seu cartão de crédito.

Zignet

O App (Android) permite realizar o pagamento de débitos envolvendo o seu veículo. Com ele, você pode pagar multas, IPVA, DPVAT e outras taxas em até 12x no cartão de crédito, além de parcelar boletos bancários, contas de consumo, mensalidade escolar.

SNE

O SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) é uma funcionalidade do governo federal que além de permitir aos condutores brasileiros tomar ciência de eventuais notificações de trânsito por meio da internet, também disponibiliza a opção de pagar uma multa que foi consultada via App com até 40% de desconto.

Quais as taxas para parcelamento de multas no cartão?

Cada operadora de cartão de crédito ou aplicativo de pagamento é livre para definir a sua taxa de juros, que na maioria dos casos não costuma ser alta. 

Vale frisar que é importante considerar que o valor da taxa para parcelamento de multas usando o cartão de crédito pode variar de acordo com o número de parcelas e o estado em questão.

Quando não é possível pagar multa de trânsito com cartão de crédito

Mesmo existindo a possibilidade de pagar multas com cartão de crédito, em alguns casos não é possível quitar a dívida de forma parcelada. Confira quando não é possível realizar a operação:

  • Pagamento de multas vencidas e que já estejam inscritas na dívida ativa;
  • Parcelamentos que já foram encaminhados para cobrança administrativa;
  • Débitos de veículos que são registrados em outros estados;
  • Multas que foram aplicadas por órgãos de trânsito que não permitem a realização do parcelamento ou pagamento via cartão de crédito.

Leia também

Deseja se manter atualizado de todas as novidades e ficar por dentro das melhores dicas financeiras? A Foregon é um marketplace de serviços e produtos financeiros que oferece um portal de conteúdo super completo com todas as notícias e temas voltados para a saúde do seu bolso. 

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer