Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Entenda a Diferença entre Boleto, Fatura e Duplicata

Escrito por Sabrina Vansella

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

A diferença entre boleto, fatura e duplicata nem sempre está clara para todas as pessoas. No entanto, é fato que as três modalidades estão relacionadas com pagamentos ou cobranças de alguma forma, mas cada uma delas apresenta algumas singularidades.

Continue a leitura do artigo e tire suas dúvidas.

O que você procura?

Boleto, fatura e duplicata: principais diferenças

Basicamente, o boleto é o documento que realiza a movimentação do dinheiro entre bancos, já a duplicata é um título que obriga o pagamento da dívida entre o comprador e o vendedor. No meio desse processo está a fatura, que define os detalhes da transação.

Pode parecer confuso, mas vamos te explicar mais sobre cada um desses termos logo abaixo. Confira:

O que é boleto?

O boleto bancário é um documento que busca realizar cobranças de produtos ou serviços. Essa forma de pagamento pela regulamentada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e apresenta as seguintes informações:

  • Valor da cobrança;
  • Data de vencimento;
  • Orientações de pagamentos;
  • Dados de quem deverá pagar o boleto;
  • Código de barras para efetuar o pagamento;
  • Juros ou multas em casos de atraso de pagamento;
  • Nome da instituição financeira responsável pela cobrança;
  • Dados da empresa ou Pessoa Jurídica que está cobrando o valor.

Em resumo, o boleto é um documento de pagamento para que o fornecedor receba um determinado pagamento realizado pelo pagador.

O que é duplicata?

A duplicata no boleto nada mais é do que a declaração de obrigação de pagamento da dívida. Ao comprar algo, o vendedor pode utilizar a duplicata para obrigar que o comprador pague o valor.

Semelhante a um título de crédito, a duplicata apresenta as datas limites e os valores em uma transação. Após o pagamento, as duplicatas são devolvidas ao vendedor que realizou a transação.

A duplicata é um título de crédito que representa uma ordem de pagamento. Normalmente, esse documento só pode ser emitido na compra e venda de produtos ou em prestações de serviços.

Na atualidade, elas não costumam ser utilizadas com recorrência e muitas pessoas causam confusão entre duplicatas e cheques. Apesar de apresentar semelhanças, as duas opções de cobranças são diferentes.

No cheque os pagamentos só podem acontecer à vista, já nas duplicatas é possível realizar cobranças parceladas. Em resumo, a duplicata realmente obriga ao devedor realizar o pagamento.

O que é fatura?

A fatura é um documento que apresenta informações sobre o produto ou um serviço negociado. Normalmente, ela define detalhes da transação, como:

  • Valores a serem pagos;
  • Datas limite de pagamento;
  • Detalhes do que foi negociado;
  • Informações sobre as duas partes envolvidas.

Ou seja, a fatura acompanha o boleto e permite que você visualize os dados do boleto ou compra que deverão ser pagos para o vendedor.

Descomplicamos?

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas. Não esqueça de checar se existem pendências no seu nome, consulte agora o seu score de crédito:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Se restou alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos para você. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Sabrina Vansella
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.