Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

O que acontece quando o estorno não é registrado na fatura?

Por Janaína TavaresPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você sabe o que é o prazo do estorno? Esse nome incomum é dado para quando uma compra que você fez com o cartão de crédito é efetivamente cancelada, seja registrada pela sua administradora e, dessa forma, retirada de sua fatura para pagamento.

Mas o que acontece é que o estorno pode demorar até duas faturas subsequentes para constar no cartão. Já em outras vezes, ele também pode ser computado em até cinco dias úteis após o estabelecimento efetivar a solicitação.

O que você procura?

Compra cancelada e estorno não registrado na fatura

Se isso acontecer, será necessário que o cliente precise efetuar o pagamento daquela dívida, mesmo que esteja cancelada. Porém, já na próxima fatura quando o estorno for registrado pela administradora, este valor que foi pago de forma indevida ficará disponível em forma de crédito na fatura.

Além disso, você poderá transferir esse valor para uma conta bancária mediante a solicitação junto ao administrador do cartão de crédito. Ou ainda para abater o preço da próxima fatura.

Qual o prazo médio?

Geralmente, os estabelecimentos informam para o consumidor que o prazo é de cinco dias úteis. No entanto, muitas vezes, o estorno só é disponibilizado no cartão do cliente na fatura do mês seguinte.

O que fazer?

Se você não conseguir efetuar o pagamento da compra, a recomendação é que entre em contato com a administradora e informe que na sua fatura fechada do mês consta uma compra que foi cancelada/estornada.

Dessa forma, a empresa pedirá que você envie o comprovante do estorno para análise. Em alguns casos mais específicos, ela também pode solicitar para deduzir o valor da compra cancelada na fatura. No entanto, esse procedimento pode não ser permitido em todas as administradoras.

Portanto, é importante entrar em contato com a Central de Atendimento do local para evitar maiores problemas no futuro como, por exemplo: a cobrança de encargos de refinanciamento e de juros.

Descomplicamos?

O nosso objetivo é descomplicar os bancos e auxiliar você a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF no Portal da Foregon e receba as melhores ofertas de cartão de crédito, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil. É rápido, grátis e totalmente seguro!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram
Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.