Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que acontece quando o estorno não é registrado na fatura?

Por Janaína TavaresPublicado em

Você sabe o que é o prazo do estorno? Esse nome incomum é dado para quando uma compra que você fez com o cartão de crédito é efetivamente cancelada, seja registrada pela sua administradora e, dessa forma, retirada de sua fatura para pagamento.

O que acontece quando o estorno não é registrado na fatura?

Mas o que acontece é que o estorno pode demorar até duas faturas subsequentes para constar no cartão. Já em outras vezes, ele também pode ser computado em até cinco dias úteis após o estabelecimento efetivar a solicitação.

Compra cancelada e estorno não registrado na fatura

Se isso acontecer, será necessário que o cliente precise efetuar o pagamento daquela dívida, mesmo que esteja cancelada. Porém, já na próxima fatura quando o estorno for registrado pela administradora, este valor que foi pago de forma indevida ficará disponível em forma de crédito na fatura.

Além disso, você poderá transferir esse valor para uma conta bancária mediante a solicitação junto ao administrador do cartão de crédito. Ou ainda para abater o preço da próxima fatura.

Qual o prazo médio?

Geralmente, os estabelecimentos informam para o consumidor que o prazo é de cinco dias úteis. No entanto, muitas vezes, o estorno só é disponibilizado no cartão do cliente na fatura do mês seguinte.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O que fazer?

Se você não conseguir efetuar o pagamento da compra, a recomendação é que entre em contato com a administradora e informe que na sua fatura fechada do mês consta uma compra que foi cancelada/estornada.

Dessa forma, a empresa pedirá que você envie o comprovante do estorno para análise. Em alguns casos mais específicos, ela também pode solicitar para deduzir o valor da compra cancelada na fatura. No entanto, esse procedimento pode não ser permitido em todas as administradoras.

Portanto, é importante entrar em contato com a Central de Atendimento do local para evitar maiores problemas no futuro como, por exemplo: a cobrança de encargos de refinanciamento e de juros.

Veja mais conteúdos

Caso tenha ficado alguma dúvida, separamos outros artigos que falam a respeito do cancelamento de alguma compra e também de estorno:

Boa leitura e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Conheça os 3 bancos que mais liberam limite de crédito

Como eliminar restrições no CPF e ficar com o nome limpo

Erro X5 na Caixa: o que é e como resolver?

Saiba como aproveitar as férias com pouco dinheiro

BBB22: quanto custa e como assinar o pay-per-view?

Aprenda organizar seu dinheiro com o Finanças+ do BTG+

IPTU 2022: saiba quais são os aumentos e descontos para algumas capitais do país