Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Horário Pix: Quais são as Regras para Fazer Transferências?

Por Nara LimaPublicado em

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, transformou a forma como a população realiza transferências no país e sua implementação é considerada um sucesso.

Entretanto, apesar de fazer parte da vida de mais de 71% da população, ainda existem algumas dúvidas acerca do assunto, inclusive relacionadas ao horário Pix. Afinal, existem restrições de horário para realizar as transações?

Neste artigo, você confere quais os horários de funcionamento do Pix e todas as medidas que são estabelecidas pelo Banco Central.

O que você procura?

Horário Pix: existem restrições para fazer transferências?

De modo geral, podemos dizer que não. O Pix pode ser feito a qualquer momento, todos os dias, durante 24 horas, incluindo finais de semanas e feriados. Apesar disso, é importante lembrar que, dependendo do banco e de seus clientes, pode haver algumas restrições em relação às transações realizadas no período noturno.

Braço masculino com um relógio e um terno preto, como se ele estivesse consultando um horário para fazer um Pix.

Em outubro de 2021, o Banco Central estabeleceu um limite de horário do Pix com o objetivo de garantir maior segurança aos brasileiros que fazem o uso do sistema. A regra para o horário noturno permitia operações com valores limitados até R$ 1 mil, das 22h às 06h.

Apesar dessas mudanças, recentemente o BC anunciou novas alterações, que entraram em vigor no dia 2 de janeiro de 2023. Agora, o limite individual por transação deixa de existir e o horário noturno passa a ser personalizado.

Vale destacar que caso o cliente queira diminuir ou aumentar o limite diário de transações, é necessário fazer uma solicitação ao banco, que poderá levar um prazo de 24 a 48 horas para analisar e aprovar o pedido.

Medidas de segurança Pix

Entre as mudanças anunciadas pelo Banco Central, também existe a possibilidade das instituições bloquearem transferências a Pessoas Físicas por 72 horas em casos de suspeita de fraude. Esse bloqueio permitirá que o banco faça uma análise mais cuidadosa de fraude, aumentando a chance de a pessoa que foi vítima de um golpe recuperar o dinheiro.

Como alterar o limite de transferência do Pix?

Para alterar o limite de transferências em sua conta Pix, basta seguir as orientações abaixo:

  1. Faça o login no aplicativo do seu banco e clique na opção "Pix";
  2. Selecione a opção "Meus Limites" e depois "Gerenciar meus limites";
  3. Feito isso, clique em "Personalizar Limites Pix" ou "Alterar meus limites" e defina um novo limite para realizar as suas transferências;
  4. Confirme a operação e pronto.

É válido lembrar que os bancos podem levar até 48 horas para analisar o seu pedido e, em alguns casos, como do Banco do Brasil, o aplicativo pode alertar que, caso você precise aumentar o limite, uma confirmação deve ser feita no internet banking ou caixa eletrônico.

Perguntas Frequentes

Qual o horário de funcionamento do Pix?

O Pix funciona normalmente 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Após a confirmação da transação, o dinheiro cai na conta do destinatário em até 10 segundos.

Tem horário limite para fazer o Pix?

Não. É possível realizar transferências Pix a qualquer momento. No entanto, vale lembrar que o seu banco pode estipular um limite de valor por transação no período da noite, mas que pode ser mudado, caso você julgue necessário.

Qual é o horário noturno do Pix?

De acordo com as novas alterações do Banco Central, que entraram em vigor no dia 2 de janeiro, o horário noturno do Pix passou a ser personalizado, de acordo com cada banco.

Dica Foregon

Esse e diversos outros conteúdos relacionados ao sistema de transferência instantânea você encontra no Portal da Foregon. Além disso, você também pode consultar seu score de crédito de forma gratuita e receber ofertas de produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como não cair no golpe de comprovante de Pix falso

Pix Recorrente no Nubank: conheça o novo recurso

Como Funciona o Pix: Transferências Rápidas e Sem Taxas

Horário Pix: Quais são as Regras para Fazer Transferências?

Pix não caiu na Conta? Descubra como Resolver

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Pix Internacional: Como Fazer Transferências para o Exterior

É Possível Fazer Pix com Cartão de Crédito? Descubra Aqui