Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Vale a Pena Limpar Histórico de Consultas do CPF no Serasa?

Escrito por Guilherme Dorneles

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Quando você pede um cartão ou um empréstimo, a empresa ou instituição financeira responsável vai procurar o histórico do seu CPF pra ver se você paga suas contas em dia e tem qualquer tipo de inadimplência que possa ser prejudicial para eles.

Além de consultar seu score de crédito, eles verificam se tem alguma dívida no seu nome, quantas vezes seu CPF foi consultado, entre outras coisas da sua vida financeira. Essa análise é realizada junto aos birôs de crédito, como Quod, Serasa e Boa Vista SCPC.

Agora, se seu CPF tá sempre sendo consultado, provavelmente porque você vive solicitando diferentes formas de crédito, isso vai atrapalhar sua chance de conseguir crédito novo.

É que muita consulta no seu CPF pode fazer com que as empresas de cartão e bancos fiquem com um pé atrás, achando que tem algo errado.

Mas o que acontece se você simplesmente limpar seu histórico no Serasa, por exemplo? Vamos descobrir juntos.

O que você procura?

O que é o histórico de negativação do Serasa?

O histórico de negativação no Serasa é um registro que contém informações sobre dívidas não pagas ou atrasadas de uma pessoa, ou empresa.

Este histórico é parte do que se conhece como "cadastro negativo", mantido por órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa Experian, no Brasil.

Quando um indivíduo ou empresa não cumpre com suas obrigações financeiras, como o pagamento de contas, empréstimos, financiamentos ou outras dívidas, o credor pode comunicar essa inadimplência ao Serasa.

Uma vez registrada, essa informação passa a fazer parte do histórico de negativação do devedor. Esse histórico inclui detalhes como:

  1. Data de Inclusão: Quando a dívida foi registrada no sistema.
  2. Valor da Dívida: Quanto o devedor deve.
  3. Credor: A empresa ou entidade a qual a dívida é devida.
  4. Situação da Dívida: Se está pendente, se foi negociada, paga ou se houve alguma outra atualização.

Ter um histórico de negativação pode dificultar a obtenção de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, e até mesmo, em alguns casos, influenciar na contratação de serviços como planos de telefonia ou internet.

No entanto, é importante notar que, de acordo com a legislação brasileira, as informações de inadimplência não podem permanecer no histórico por um período indefinido.

Geralmente, esses registros são removidos automaticamente após 5 anos, mesmo que a dívida não tenha sido paga. Isso não significa que a dívida deixa de existir, mas sim que ela não mais constará nos registros de órgãos de proteção ao crédito após esse período.

Preciso excluir o histórico de consultas do meu CPF?

Cada solicitação de produto ou serviço financeiro, como cartão de crédito ou empréstimo, vai gerar uma consulta ao histórico do seu CPF junto aos órgão de proteção ao crédito.

Mesmo que você consiga o crédito, essa consulta fica registrada no seu histórico.

Outras empresas terão acesso a essas consultas, e se você tiver um monte delas pode pegar mal, viu? Até impedir você de conseguir uma aprovação futura.

Além disso, várias consultas ao seu CPF podem diminuir seu score de crédito. Então, cuidado e não vai sair pedindo crédito por aí como se não houvesse amanhã.

Score Simplificado é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar meu Score
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Como limpar o histórico de consultas do meu CPF?

Para solicitar que o seu histórico de consultas seja excluído, você precisa ser maior de 18 anos e seguir as indicações a seguir.

A solicitação deve ser feita pessoalmente em uma das agências dos Correios ou você pode levar o documento preenchido para envio.

Limpar histórico de consultas do CPF na Serasa

Para solicitar a exclusão do histórico de consultas do seu CPF na Serasa, você deverá preencher um termo e enviá-lo pelos Correios.

  • Baixe, imprima e preencha o Termo de Responsabilidade e Exclusão de Passagem, inserindo as consultas que não reconhece;
  • Assine o termo e encaminhe o documento original impresso por carta nos Correios, junto com uma cópia do seu CPF e RG (ou outro documento com foto);
  • Envie pelo Correios para a Av. Dr. Heitor José Reali, nº 360, Jardim Nova São Carlos CEP 13571-385 – São Carlos A/C Gestão de Requerimentos Administrativos.

Vale ressaltar que não é aceita assinatura eletrônica, a menos que seja autenticada em cartório com firma reconhecida.

Você também pode ligar para o número (11) 3373-7272 e pedir a exclusão do seu histórico negativo. O processo demora em torno de 8 dias para ser excluído.

Excluir histórico de consultas do CPF no Boa Vista

Já para solicitar a exclusão do histórico de consultas do seu CPF no Boa Vista SCPC, você precisa comparecer a um dos postos de atendimento, com os seus documentos originais com foto (RG ou CNH), além do seu número de CPF.

Caso você não resida em São Paulo, a solicitação pode ser feita pelo Correios:

  • 1º passo: autentique cópias do seu RG e CPF;
  • 2º passo: reúna cópias dos seus documentos, uma solicitação por escrito informando o seu desejo, que os seus dados de consultas do CPF sejam excluídos, e o seu endereço de e-mail, para que enviem uma resposta através dele;
  • 3º passo: assine e reconheça firma da assinatura;
  • 4º passo: envie pelo Correios para Caixa Postal 660 CEP 01031-970 – São Paulo/SP.

Limpar histórico de consultas do CPF aumenta o score?

Excluir o histórico de consultas nos bureaus de crédito pode ser uma boa alternativa quando você for solicitar um produto ou serviço financeiro no mercado de crédito, mas já possui muitas consultas em seu CPF.

Porém, no médio prazo, essa ação não é relevante para o cálculo do seu score. Além disso, quanto mais informações os bureaus tiverem sobre você, melhor. Quando você faz a exclusão desses dados, as empresas não conseguem saber como você se relaciona com o mercado e quais são seus hábitos financeiros, o que pode prejudicar sua busca por crédito.

Se você deseja aumentar o seu score, existem maneiras mais eficientes para isso, como: pagar suas contas em dia, não fazer muitas solicitações de crédito em um curto período de tempo, comprar parcelado e manter o Cadastro Positivo atualizado.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como limpar as consultas no Serasa pela internet?

Para limpar as consultas no Serasa, entre no consumidor.gov.br e na página inicial, digite Serasa. Em seguida, clique em registrar reclamação e, ao abrir a tela do cadastro da Reclamação, preencha todos os dados solicitados e clique em avançar. Por sim, ao abrir a tela do Cadastro do Usuário, preencha os seus dados pessoais e clique em enviar.

Como limpar as consultas no meu nome?

Imprima e preencha o termo de responsabilidade – inserindo as consultas que não reconhece. Após o preenchimento, encaminhe o termo original impresso e assinado por correio junto com uma cópia legível do seu CPF e outro documento de identificação. Vale lembrar que não é aceita assinatura eletrônica, a menos que seja autenticada em cartório com firma reconhecida.

Como bloquear consultas no CPF?

Acesse o site www.serasa.com.br/premium e faça login. Na tela inicial, clique no botão "Saiba mais" do cartão "Mais proteção contra fraudes?". Em seguida, selecione "bloqueio/desbloqueio" e clique no botão "Confirmar". Por fim, você receberá um SMS quando ativado.

É possível excluir o histórico de consultas do CNPJ?

Não é não. A visualização da informação de histórico de consultas de Pessoas Jurídicas é necessário para identificar o acompanhamento dos hábitos de compra das empresas e identificar eventuais alterações de comportamento.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Dorneles
Especialista em SEO

Guilherme se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS. Com mais de uma década de produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico, ele tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.