Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é mora do cartão de crédito?

Por Nara LimaPublicado em

Quem faz uso do cartão de crédito no dia a dia sabe o quanto é cômodo e prático realizar compras com ele. Contudo, apesar de ser um grande aliado do bolso, quando usado de forma consciente, é necessário entender suas taxas e juros para não ter surpresas no fim do mês. Uma dessas taxas é a mora do cartão de crédito, que não é muito conhecida, mas é importante.

Confira o que é mora do cartão de crédito e entenda como ela pode afetar a sua vida financeira.

O que é mora do cartão de crédito?

Resumidamente, mora é o atraso do pagamento de uma fatura, que acarreta na multa moratória. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a mora equivale a um percentual retido pelo banco a cada vez que uma parcela é atrasada.

Mas não confunda essa multa com os juros, já que ela tem apenas o objetivo de incentivar o pagamento antecipado. Entenda as diferenças:

Juros moratórios

Os juros moratórios são as taxas cobradas pelo banco para cada dia de atraso do pagamento. Logo, quanto mais dias o pagamento atrasar, maior é o valor a ser pago.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Multa de mora

Já a multa moratória não altera o valor da parcela no decorrer dos dias de atraso e costumam se acumular para o final do mês.

Como é calculada a mora do cartão?

A mora é cobrada quando o pagamento da fatura do cartão não é efetuado na data de vencimento, como consequência o banco tem o direito de cobrar juros de mora.

De acordo com o site da Receita Federal, para calcular o valor dos juros de mora, é necessário somar a taxa Selic desde a do mês seguinte ao do vencimento da fatura até a do mês anterior ao do pagamento. Em seguida, acrescente a esta soma 1% referente ao mês de pagamento e pronto.

Dica Foregon: como não atrasar o pagamento da fatura?

Para evitar a multa monetária, é importante estar com as contas em dia e sempre ter em mente as datas de fechamento de cada fatura. Sabemos que falar é mais fácil que fazer, por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar sua saúde financeira.

Opte por utilizar apenas um cartão de crédito

Utilizar apenas um cartão de crédito é uma excelente forma de centralizar todos os seus gastos mensais, possibilitando uma maior visualização do valor final, e evitar atrasos na fatura do cartão.

Estabeleça um limite mensal de gastos

Definir um limite de gastos para todos os meses é crucial para não extrapolar o orçamento pessoal, principalmente se você deseja fazer uma reserva de emergência. Dessa forma, uma parte da renda é destinada para pagamentos e outra para ser usada livremente.

Anote os dias de vencimento de cada fatura

Lembretes com as datas de vencimentos das contas para não atrasá-las são excelentes opções, principalmente se você for uma pessoa "esquecida". Você pode usar post-its para colar em lugares estratégicos ou criar lembretes virtuais no seu celular.

Faça um planejamento financeiro

Por fim, mas não menos importante, faça um planejamento financeiro. Essa é uma prática que ajuda a gerenciar melhor o seu dinheiro e proporciona maior controle sobre o que entra e sai todo mês do seu bolso.

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos sobre educação financeira, assim como planilhas de uso pessoal e familiar. Além disso, você também consegue visualizar seu score de crédito e receber as ofertas de produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Recarga com cartão de crédito: como fazer?

Veja qual cartão de crédito para CNPJ oferece mais benefícios

Os principais motivos que fazem as pessoas desistirem de solicitar um cartão

Crédito e débito: entenda a diferença e saiba qual é mais vantajoso

C6 Bank tem cartão de crédito para negativado? Confira

Apelido do cartão: entenda o que é e como cadastrar

MM AA do cartão: saiba o que é e onde fica localizado

O que é mora do cartão de crédito?