Não consigo pagar minha fatura do cartão, o que fazer

A fatura chegou e junto com ela um susto: não consigo pagar minha fatura do cartão! Isso é comum de acontecer, ainda mais nos tempos de orçamento curto que estamos vivendo. Mas pense que para tudo há uma solução, se liga e veja os paços para conseguir reverter essa situação.

Na ponta do lápis. A primeira coisa a se fazer quando descobrir que não vai conseguir pagar a fatura é reunir os números. Coloque no papel os gastos que você teve com o cartão e os juros cobrados por atraso. Veja as alternativas de parcelamento que você pode assumir, assim você estará pronto para começar a negociar com o seu emissor.

O emissor é aquele responsável pelo seu cartão, geralmente os bancos. Ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), e siga as instruções para falar com um atendente. Se possível vá à sua agência bancária, facilitando a comunicação do problema.

É hora de negociar. Não aceite de primeira se não estiver de acordo com suas necessidades, essa é a hora de procurar caminhos para você sair da dívida e não a enrolar mais. Exija o CET (Custo Efetivo Total), que é o quanto você deve junto às taxas, impostos, etc. Assim você não se engana com um valor menor do que realmente é.

Não adiantou negociar com o banco? Procure outra alternativa de crédito que tenha juros menores, assim como o empréstimo e financiamento. Essas formas podem ter taxas mais baixas e você quita de uma vez a conta do cartão. Mas lembre-se: em hipótese alguma pague o mínimo ou deixe de pagar a conta, os juros do rotativo são bem altos no Brasil.

Use o cartão a seu favor!

Se você ainda não tem dívidas de cartão de crédito atrasadas, mas vive “com a corda no pescoço”, pelo valor alto da fatura, você deve aprender a fazer o uso consciente do cartão de crédito!

Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários. Até a próxima!

 

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...