Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

NFC no celular: pagamento, compartilhamento e muito mais

Camila SilveiraPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Critério de seleção: Alguns dos produtos financeiros apresentados aqui são de nossos parceiros. Entretanto, isso não influencia nossa avaliação e análise, que permanece imparcial e independente.

Se você já viu alguém pagar uma conta num estabelecimento só encostando o celular e gostaria de também de ter essa conveniência, precisa de um smartphone com NFC. Essa tecnologia entre outras praticidades serve para transmitir dados apenas tocando dois dispositivos habilitados para utilizá-la.

Com ela, você pode acender a luz ou ligar um termoestato inteligente antes de entrar na sua casa. Também existe a vantagem de validar ingressos para shows ou interagir com aparelhos inteligentes como smartwatches, fones de ouvido sem fio e mais.

Contudo, como essa tecnologia vem ganhando espaço apenas recentemente, muitas pessos têm dúvidas. Sendo assim, esse artigo ajudará você entender para que serve o NFC do celular, trazendo as principais informações de como ele funciona e como usá-lo no dia-a-dia. Confira!

Você encontra nesse artigo:

O que é NFC no celular?

NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia de conexão sem fio de curto alcance que permite fazer a transferência de dados ou arquivos entre dispositivos próximos. No celular, ele serve para diversas tarefas, como pagamento com cartão de crédito ou débito apenas encostando o smartphone na máquina habilitada para NFC.

Fora isso, compartilha da mesma forma arquivos, como imagens, vídeos, contatos e documentos. Também faz conexão com fones sem fio e impressoras, funciona como ingresso em alguns eventos. Além disso, executa algumas tarefas repetitivas com o celular automaticamente por meio de tags NFC ou etiquetas NFC.

Como surgiu o NFC?

O NFC é uma combinação de tecnologias pré-existentes, como identificação por radiofrequência (RFID) e tecnologia de troca de dados sem contato. O desenvolvimento começou na década de 1980 e em 2002, Sony, Philips e Nokia formaram uma aliança chamada Near Field Communication Forum (NFC Forum) para criar um padrão.

A partir daí, estabeleceu-se normas para que o NFC servisse para troca de informações entre dispositivos de forma rápida e segura em distâncias muito curtas, geralmente de poucos centímetros. Ultimamente, ele tem ganhado cada vez mais popularidade por causa da sua capacidade de simplificar várias interações cotidianas.

Como funciona o NFC no celular?

O NFC utiliza ondas de rádio de curto alcance para estabelecer uma conexão sem fio entre dois dispositivos compatíveis. Para que ele funcione no celular, é necessário que o aparelho possua um chip NFC embutido e que esteja ativado nas configurações. Você também precisa inserir os dados do cartão de crédito ou débito para fazer pagamentos.

A partir daí, basta abrir o aplicativo e aproximar o smartphone da máquina para os valores serem debitados. Há ainda a possibilidade de comprar tags NFC que são pequenos cartões eletrônicos que você aproxima do dispositivo e ele começa realizar algumas tarefas, por exemplo, ligar o Wi-Fi ao entrar no carro e acender uma luz inteligente.

O NFC no celular é seguro de se usar?

Utilizar o NFC no smartphone costuma ser seguro, pois ele tem criptografia. Mas, como em qualquer outra situação que envolva transações eletrônicas, tome algumas precauções. É aconselhável que evite conectar seu dispositivo a aparelhos que não parecem confiáveis. Fique atento às informações que são compartilhadas e para quem você as fornece.

Não se esqueça de ser cuidado com apps que baixa e links que clica, pois podem conter vírus. Também mantenha o sistema e aplicativos do seu celular sempre atualizados. Use senhas, impressões digitais ou reconhecimento facial. Essas ações servem para proteger seu dispositivo contra acesso não autorizado, principalmente em caso de perda ou roubo.

Como saber se o seu celular tem NFC?

Geralmente é possível localizar essa informação nas configurações ou conexões do smartphone. Caso prefira, ainda existe a possibilidade de consultar as especificações do manual do usuário. Se você não achar esse dado, pesquise pelo modelo do seu aparelho mais a palavra NFC ou veja no site do fabricante.

Caso realmente confirme que não tem, não há como realizar a instalação dessa tecnologia à parte. Contudo, atualmente é possível adquirir dispositivos de grandes marcas como Samsung e Xiaomi que além desse recurso, ainda oferecem um bom custo-benefício. Aliás, para encontrar ótimas opções confira também Os 10 Melhores Celulares com NFC.

Como ter o NFC no seu celular?

A ativação do NFC varia conforme o modelo do smartphone, mas normalmente ela é feita pelas configurações. Nesse local, você deve procurar por opções relacionadas a conexões sem fio ou ajustes de comunicação. Assim que achar, basta habilitar ou desativar o ícone como normalmente já faz com outros recursos.

Depois, se você quiser usar o pagamento por aproximação terá que inserir os dados dos seus cartões no app de pagamento que no Android é o Google Pay e no iOS Apple Pay. Você também pode comprar tags NFC que servem para programar tarefas repetitivas no celular e/ou dispositivos de uma casa inteligente, se quiser ter mais comodidade.

Quais são as vantagens de utilizar o NFC?

Com o NFC, você pode simplesmente tocar seu smartphone em um terminal de pagamento compatível para fazer compras sem precisar pegar os cartões físicos e nem digitar senhas. De forma segura, você consegue transferir dados, como contatos, fotos, vídeos e arquivos, simplesmente tocando dois dispositivos, sem a necessidade de emparelhar.

Com uso das tags NFC, é possível configurar o celular para silenciar notificações e ativar um alarme quando você colocá-lo sobre o criado-mudo. Essa tecnologia ainda serve para automatizar tarefas de uma casa inteligente. Por exemplo, perto da entrada, você pode desativar o sistema de segurança, ligar as luzes e ajustar a temperatura.

Quais são as desvantagens de usar o NFC?

O NFC não serve para operações onde os aparelhos estejam muitos distantes do seu celular. Em geral, é necessário que o smartphone fique no máximo a 10 centímetros de distância do outro dispositivo.  Além disso, quando esse recurso está ativado, ele consome bateria, por isso é recomendável mantê-lo desabilitado, se estiver fora de uso.

Com essa tecnologia, você não consegue transferir arquivos muito pesados. Ela apresenta melhor desempenho na transmissão de pequenas quantidades de dados, como informações de contato, links, mensagens curtas ou pequenos arquivos. Quando se trata de itens maiores a velocidade fica muito mais lenta. Outra desvantagem é que celulares que suportam NFC costumam ser um pouco mais caros do que os aparelhos que não oferecem essa função, no entanto, você pode conferir quais opções do mercado oferecem NFC sem ser tão caros na lista dos Melhores Celulares Custo-benefício de 2023!

Qual a diferença entre NFC e bluetooth?

 O NFC e Bluetooth são duas tecnologias de conexão sem fio, mas existem diferenças significativas entre elas. O NFC estabelece uma conexão rápida e instantânea entre dispositivos próximos, simplesmente aproximando-os um do outro. O consumo da bateria também é menor do que com o Bluetooth.

Além do mais, a segurança do da tecnologia NFC costuma ser maior e é ideal para realizar pagamentos com cartões bancários. Por outro lado, o Bluetooth serve para transferir arquivos a vários metros de distância e normalmente tem compatibilidade com mais aparelhos, como teclados, mouses, outros smartphones etc.

Para que serve o NFC no celular?

Você pode usar o NFC com seu smartphone para pagar, enviar arquivos, ouvir música e muito mais. Pensando nisso, veja a seguir de que maneira usar esses recursos.

Pagamento

Para efetuar pagamentos com um celular NFC a primeira coisa que você deve fazer é instalar um aplicativo que lhe permita cadastrar seus cartões de crédito e débito. Pode ser o Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay ou outra plataforma. Depois do download, crie uma conta e insira os dados de pelo menos um cartão, digitando ou tirando uma foto.

Geralmente, as maquininhas no comércio já tem compatibilidade, mas procure pelo símbolo do NFC ou pergunte se o estabelecimento aceita essa tecnologia. Na hora de pagar, abra o aplicativo, selecione o cartão e aproxime as costas do celular do terminal. Depois disso, você receberá uma notificação que servirá para comprovar a aprovação.

Troca de fotos e arquivos

Ative o NFC, em seguida, abra o aplicativo ou galeria onde estão armazenados as fotos ou arquivos que você deseja transferir. Posicione a parte de trás do seu celular próxima do outro dispositivo também habilitado para receber a transferência. Depois, aparecerá uma notificação ou um som que servirá para indicar que a conexão foi feita.

A partir daí, escolha as fotos ou arquivos que deseja passar. Para transmitir, normalmente, há as opções de compartilhamento, envio do próprio aplicativo ou da galeria. Nesses locais, você tem que selecionar algo parecido com "Enviar via NFC". Por fim, é necessário apenas aceitar a solicitação no outro aparelho.

Reprodução de músicas

Ligue o NFC no seu celular e pegue o dispositivo ou objeto com NFC para reproduzir a música. Pode ser um fone de ouvido sem fio, alto-falantes portáteis ou qualquer outro aparelho compatível. Coloque o seu smartphone perto desse acessório e aguarde a instauração da conexão entre eles.

O tempo necessário para essa comunicação varia conforme os modelos de eletrônicos, mas espere até que a notificação ou som surjam, sinalizando que o processo foi concluído. Em seguida, acione o aplicativo que serve para reproduzir música no seu celular. Desse modo, você até consegue se exercitar com mais conveniência.

Pareamento com outros acessórios

Um celular com NFC é capaz de efetuar pareamento com uma variedade de acessórios que também possuam suporte a essa tecnologia. Além de fones e alto-falantes, existe a opção de utilizá-lo com smartwatches para ver notificações e dados. Também é possível se conectar com acessórios inteligentes, como lâmpadas, termostatos, fechaduras e mais.

Para realizar o pareamento, o ícone que serve para habilitar o NFC precisa estar ativo no seu smartphone. Feito isso, basta simplesmente deixar os dois dispositivos próximos, de preferência se tocando, para a conexão acontecer automaticamente.  Em alguns casos, pode aparecer alguma solicitação específica, mas basta seguir as orientações.

Tags NFC

As tags NFC são pequenos cartões ou chaveiros com um chip NFC embutido que servem para você programar tarefas específicas no seu celular. Então, após comprar em uma loja online e decidir que atividade automatizar, baixe um aplicativo para configurá-las, como o NFC Tools ou Trigger que são bastante intuitivos.

Siga as instruções do aplicativo para definir a função que você deseja associar. Após fazer isso, sempre que você encostar essa tag no seu smartphone, ele vai executar as ações. Alguns exemplos disso são desligar Wi-Fi quando você entrar no carro ou abrir o app do GPS e aumentar a luminosidade apenas durante o trajeto.

Utilize o NFC e facilite seu dia a dia!

Resumindo, o NFC no celular serve para melhorar o seu cotidiano, proporcionar mais comodidade, segurança e praticidade em diversas situações. Isso inclui o uso nos pagamentos sem contato, compartilhamento de informações e até mesmo, a ativação de coisas inteligentes e automatização de tarefas repetidas.

Trata-se de uma tecnologia que já está há algum tempo no mercado e atualmente é encontrada em aparelhos mais modernos. Além disso, a utilização não envolve nenhuma complexidade e os processos são executados de modo seguro. Sendo assim, aproveite esse recurso para ter mais benefícios com seu smartphone.

Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Leia também

Auxílio Brasil Jovem Ainda Existe? Veja o que Muda em 2024

Aumento do salário mínimo 2024 e economia de horas extras

Posso Fazer Portabilidade de Salário Mesmo Devendo o Banco?

IGP-DI: Valor Atual e o Acumulado de 2023

IPC-Fipe 2023: Conheça o Índice de Preços ao Consumidor

Descubra Agora: Buser é Confiável? Uma Análise Detalhada

Poupançudo da Caixa: Como Adquirir os Cofres Divertidos?

Finanças para Millennials: um guia passo a passo