O que é CDB e como investir nele?
Com a queda de juros, a poupança está cada vez menos rentável, e procurar outros caminhos tem sido a saída para novos investimentos. O CDB é um dos mais conhecidos pelos investidores em renda fixa, que garante ganhos maiores.
Se você ainda não sabe bem como funciona esse investimento ou como adquirir um CDB, nós explicamos tudo, confira:
O que você procura?
Como funciona o CDB?
O Certificado de Depósito Bancário é um investimento de renda fixa emitido pelos bancos. Ele funciona como um empréstimo que você faz ao banco e ele te devolve com juros e correções.
Esse dinheiro que você investe no CDB serve para financiar atividades do banco emissor. Entre elas, está a concessão de crédito aos clientes e pagamento de dívidas.

A segurança desse investimento está no FGC, o Fundo Garantidor de Crédito. Em caso do banco "quebrar", esse fundo garante até R$ 250 mil de reembolso por CPF.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Por mais estranho que pareça, investir em instituições bancárias de menor porte, pode ser melhor. Isso se explica pelo fato de que, os bancos maiores não apresentam risco de crédito e acabam tendo uma rentabilidade menor aos investidores.
Como investir no CDB?
Você pode investir em títulos prefixados, pós-fixados e híbridos. Quanto maior o prazo, maior o rendimento. É como se seu dinheiro ficasse preso por um tempo, mas rendendo com o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Aqueles investimentos com prazo menor, rendem a um percentual único, já que esse valor pode ser resgatado a qualquer momento. Confira como investir no CDB e qual tipo de título escolher:
-
Pré-fixados
É um título de remuneração com percentual fixo ao ano. O valor não se altera com o mercado e você fica sabendo o quanto seu dinheiro vai render no momento da contratação da aplicação. Esse dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento.
-
Pós-fixados
Esse título é o mais comum do CBD. A rentabilidade está ligada ao indexador CDI. O banco emissor escolhido pelo investidor paga um percentual do índice de referência utilizado, como 90%, 100% ou 120% do CDI, por exemplo.
Como os indexadores da economia variam com o tempo, o título pós-fixado também varia até a data do vencimento.
-
Híbridos
Esse título é composto pela rentabilidade entre pré-fixada e pós-fixada. Ou seja, uma taxa de juros fixa e uma variável.
Um exemplo seria: 5% do CDB + variação do IPCA. Então, além de render os 5% de forma fixa, é calculado a variação do IPCA, se esse índice sobe, seus rendimentos também sobem.
Como fazer um investimento no CDB?
Alguns bancos oferecem aplicação mínima a partir de R$ 500. Você pode procurar um banco que já tenha relação e comprar o título ou usar o serviço de financeiras online que te ajudam a escolher o melhor investimento e instituição.
Preste atenção no contrato e condições como os prazos de vencimento, para não perder seus rendimentos e as taxas cobradas com IOF e Imposto de Renda.
Qualquer dúvida sobre investimentos, manda aqui embaixo nos comentários. Navegue à vontade em nosso blog e fique por dentro do mundo financeiro!

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -
Deixe seu comentário