Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pagamento mínimo e parcelamento da fatura: qual é a melhor opção?

Por Camila SilveiraPublicado em

Por mais que possa parecer evidente, é sempre importante repetir: pagar o total da fatura do cartão de crédito é sempre a melhor opção. No entanto, como sabemos que imprevistos acontecem, às vezes é necessário considerar alternativas, como o pagamento mínimo ou o parcelamento da fatura. Afinal, qual é a melhor opção?

O que é pagamento mínimo?

O pagamento mínimo é a porcentagem mínima da fatura que o cliente deve pagar para não ficar em atraso. Tal valor é definido somente no dia do fechamento da fatura, sendo composto pelas seguintes informações:

  • 15% das compras do mês;
  • 15% das compras que ficam em aberto na fatura passada;
  • 100% de qualquer lançamento, como juros, IOF, multa de atraso e/ou saque;
  • Prestação do parcelamento da fatura (caso exista).

Se o cliente pagar um valor menor do que o mínimo até a data de vencimento da fatura, ficará em atraso. 

Caso a quantia paga até o vencimento seja menor que o total da fatura, porém maior do que o pagamento mínimo, a pessoa não ficará em atraso. O valor que sobrar poderá ser financiado pelo crédito rotativo ou pelo parcelamento, dependendo do que o cliente escolher.

O que é crédito rotativo?

O crédito rotativo é oferecido aos clientes de cartão de crédito que não conseguem pagar a fatura completa, ou seja, o valor total dela.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A partir do momento em que o cliente paga uma quantia menor que o total da fatura, o valor que sobra entra na próxima fatura, e o valor que fica em aberto sofre a incidência de juros.

Na prática, entrar no crédito rotativo significa que o cliente está pagando juros em cima do valor que não conseguiu quitar. Vale ressaltar que os juros do crédito rotativo estão entre os mais caros do mercado, podendo chegar a mais de 300% ao ano.

Como funciona o parcelamento da fatura?

O parcelamento da fatura é um financiamento que você faz com a instituição financeira. A partir do momento em que você não consegue pagar a sua fatura atual dentro da data de vencimento, é necessário informar ao banco e fazer um acerto ao longo das próximas faturas.

Neste caso, pelo fato de existir um acordo, os juros são mais baixos do que os do rotativo, sendo uma opção melhor para quem busca taxas menores.

Vale lembrar também que tanto no parcelamento como no pagamento mínimo são cobrados juros e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Pagamento mínimo e parcelamento da fatura: qual é a melhor opção?

Como dissemos no início do artigo, é sempre melhor pagar a fatura total do cartão. Porém, caso isso não seja possível, lembre-se que os juros do parcelamento são menores do que os do crédito rotativo, ou seja, do pagamento mínimo.

É importante ter em mente que o atraso no pagamento do pagamento do cartão de crédito pode provocar o envio das suas informações aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, ao bloqueio e até cancelamento do cartão.

Se você está passando por essa situação, confira o artigo abaixo que separamos especialmente para você e procure regularizar a situação o mais rápido possível.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos