Pagamento mínimo e parcelamento da fatura: qual é a melhor opção?
Por mais que possa parecer evidente, é sempre importante repetir: pagar o total da fatura do cartão de crédito é sempre a melhor opção. No entanto, como sabemos que imprevistos acontecem, às vezes é necessário considerar alternativas, como o pagamento mínimo ou o parcelamento da fatura. Afinal, qual é a melhor opção?

O que você procura?
O que é pagamento mínimo?
O pagamento mínimo é a porcentagem mínima da fatura que o cliente deve pagar para não ficar em atraso. Tal valor é definido somente no dia do fechamento da fatura, sendo composto pelas seguintes informações:
- 15% das compras do mês;
- 15% das compras que ficam em aberto na fatura passada;
- 100% de qualquer lançamento, como juros, IOF, multa de atraso e/ou saque;
- Prestação do parcelamento da fatura (caso exista).
Se o cliente pagar um valor menor do que o mínimo até a data de vencimento da fatura, ficará em atraso.
Caso a quantia paga até o vencimento seja menor que o total da fatura, porém maior do que o pagamento mínimo, a pessoa não ficará em atraso. O valor que sobrar poderá ser financiado pelo crédito rotativo ou pelo parcelamento, dependendo do que o cliente escolher.
O que é crédito rotativo?
O crédito rotativo é oferecido aos clientes de cartão de crédito que não conseguem pagar a fatura completa, ou seja, o valor total dela.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
A partir do momento em que o cliente paga uma quantia menor que o total da fatura, o valor que sobra entra na próxima fatura, e o valor que fica em aberto sofre a incidência de juros.
Na prática, entrar no crédito rotativo significa que o cliente está pagando juros em cima do valor que não conseguiu quitar. Vale ressaltar que os juros do crédito rotativo estão entre os mais caros do mercado, podendo chegar a mais de 300% ao ano.
Como funciona o parcelamento da fatura?
O parcelamento da fatura é um financiamento que você faz com a instituição financeira. A partir do momento em que você não consegue pagar a sua fatura atual dentro da data de vencimento, é necessário informar ao banco e fazer um acerto ao longo das próximas faturas.
Neste caso, pelo fato de existir um acordo, os juros são mais baixos do que os do rotativo, sendo uma opção melhor para quem busca taxas menores.
Vale lembrar também que tanto no parcelamento como no pagamento mínimo são cobrados juros e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Pagamento mínimo e parcelamento da fatura: qual é a melhor opção?
Como dissemos no início do artigo, é sempre melhor pagar a fatura total do cartão. Porém, caso isso não seja possível, lembre-se que os juros do parcelamento são menores do que os do crédito rotativo, ou seja, do pagamento mínimo.
É importante ter em mente que o atraso no pagamento do pagamento do cartão de crédito pode provocar o envio das suas informações aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, ao bloqueio e até cancelamento do cartão.
Se você está passando por essa situação, confira o artigo abaixo que separamos especialmente para você e procure regularizar a situação o mais rápido possível.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário