Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Pagar fatura atrasada: veja as consequências e como proceder

Por Sabrina VansellaPublicado em

Apesar de todos os benefícios, o poder de compra que o cartão de crédito oferece é capaz de endividar muitas pessoas. Se você está com débitos em conta e decidiu adiar o pagamento de uma fatura, as chances de suas finanças ficarem comprometidas aumentam, para evitar a incidência de juros, é preciso pagar a fatura atrasada.

Por isso, selecionamos as principais dúvidas dos nossos usuários no que diz respeito ao cartão de crédito e pagamento da fatura atrasada. Continue a leitura do artigo!

O que você procura?

Juros do cartão de crédito para pagar fatura atrasada

Como citamos anteriormente, a principal consequência de pagar a fatura atrasada do cartão de crédito é a necessidade de lidar com juros. Para que você tenha consciência das cobranças, vamos te mostrar os encargos para os principais casos:

  • Multa por atraso: para atrasos de pagamentos, a multa pode chegar até 2% do valor total, independentemente de quantos dias foi o atraso;
  • Juros por atraso: o valor pode ser de até 1%, caso você tenha atrasado o pagamento da fatura;
  • Pagamento nulo ou parcial da fatura: caso não tenha pago ou pagou o mínimo da fatura, o valor restante será acrescido de 15% de juros (ou até mais).

O que acontece se eu decidir pagar a fatura atrasada?

Basicamente, ao atrasar o pagamento da fatura, você deverá arcar com uma série de juros e taxas. O crédito rotativo é conhecido por ser uma das taxas mais altas do mercado, mas não se desespere e considere fazer o pagamento o mais rápido possível.

Para entrar no rotativo do cartão de crédito, basta decidir pagar o mínimo da fatura que corresponde a 15% do valor total ou qualquer outro valor abaixo do integral.

Atualmente, o banco só pode disponibilizar essa forma de pagamento durante 30 dias. Mesmo que não seja por tanto tempo, esse período é o suficiente para aumentar suas dívidas.

Quanto tempo posso atrasar a fatura do cartão de crédito?

Não há uma data limite para o atraso de pagamento do cartão de crédito. Mas com o passar do tempo, suas dívidas vão continuar aumentando e você acabará em uma bola de neve de juros e sem liberdade financeira.

O cartão de crédito é um dos produtos financeiros mais requisitados, mas também um dos mais caros. Atrasos de pagamentos de financiamentos ou empréstimos contam com juros mais baixos do que os de cartão de crédito.

Portanto, não atrase o pagamento do cartão, não parcele a fatura e nem pague o valor mínimo.

Mas também entendemos que em alguns momentos as contas podem apertar, logo abaixo vamos abordar o que fazer nesse caso.

Não tenho o valor total para pagar a fatura, o que devo fazer?

Para a maioria dos problemas há solução. Em um país com diversas instabilidades, se você não possui uma reserva de emergência e passou por um mês com diversos imprevistos que não te permitiram pagar a fatura do cartão, saiba que é possível reverter a situação e pagar a fatura atrasada.

Primeiramente, você deverá traçar um plano que deverá incluir todas as suas dívidas no cartão de crédito. Depois, recomendamos que você negocie e busque um crédito pessoal ou financiamento mais barato para quitar o débito.

É importante ressaltar que nos próximos meses a sua situação financeira estará comprometida, e por isso será necessário reduzir os gastos para que a solução não se torne outro problema.

Como pagar a fatura atrasada?

Dependendo do caso, as instituições financeiras podem alterar a forma de realizar o pagamento da fatura que está atrasada. Mas alguns bancos facilitam esse processo e permitem que a fatura seja paga dentro do próprio aplicativo, se o vencimento for inferior a 60 dias.

Em outros casos, se você optar por fazer o pagamento, os bancos podem gerar um boleto que incluirá todas as taxas de acordo com o atraso.

Se a sua instituição financeira não permite que você efetue o pagamento pelo aplicativo ou não faça a emissão do boleto, considere entrar em contato com os canais de atendimento da rede.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Em quanto tempo meu cartão de crédito será liberado após o pagamento da fatura atrasada?

O prazo para o cartão de crédito ser liberado após o pagamento pode variar. Mas em regra geral, a baixa bancária poderá ser feita em até três dias após a efetivação do pagamento.

Quantos dias de atraso pode bloquear o cartão de crédito?

O tempo de atraso que desencadeia o bloqueio do cartão varia de acordo com a instituição financeira. Alguns fazem o bloqueio em até cinco dias de atraso e outros em dez dias.

Atrasei o pagamento da fatura por um dia, o que pode acontecer?

Se a sua fatura venceu ontem, hoje você já vai arcar com uma taxa de juros que pode chegar aos 2%.

Informamos?

Esperamos que você tenha conseguido tirar suas dúvidas com a ajuda desse artigo. Caso tenha restado alguma, faça um comentário que nós descomplicamos para você.

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Impacto dos Dólares no Brasil: Economia e Consequências

Aposentadoria: faça um planejamento financeiro e garanta um futuro seguro

Foregon Premium: Simplifique seu Histórico de Crédito

Foregon Premium: Benefícios e Exclusividade

Cadastro Positivo: passaporte para um score de sucesso

Pagamentos Parciais: atenção com as dívidas

Compromissos Financeiros: como eles afetam a sua vida financeira

Atrasos em Pagamentos: um desafio a superar no mundo das finanças