Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Ônibus Aceita Cartão de Débito e Crédito? [Atualizado]

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Nos últimos anos, diversas cidades brasileiras têm adotado novas tecnologias para facilitar o pagamento de passagens de ônibus, incluindo a possibilidade de pagar com cartão de crédito e débito. Essa iniciativa tem como objetivo melhorar a experiência dos passageiros e tornar o transporte público mais eficiente.Essa opção de pagamento traz muitas vantagens para os passageiros, como maior segurança, praticidade e comodidade. Além disso, os pagamentos com cartão de crédito e débito também ajudam a reduzir a circulação de dinheiro em espécie, o que pode aumentar a segurança para os usuários e reduzir a possibilidade de assaltos.

No entanto, é importante lembrar que nem todas as cidades e empresas de transporte público oferecem essa opção de pagamento, e é sempre bom verificar com antecedência quais são as formas de pagamento aceitas em cada lugar. Além disso, é fundamental avaliar os custos e taxas envolvidos no uso do cartão de crédito e débito para pagar as passagens, a fim de evitar surpresas desagradáveis nas faturas e extratos bancários.

O que você procura?

Pode passar cartão de débito e crédito no ônibus?

Sim, em alguns locais do país já é possível fazer o pagamento de passagens de ônibus com cartão de débito e crédito. A passagem é paga com cartões e celulares que utilizam a tecnologia sem contato (contactless), sem necessidade de digitar senha.

O serviço traz praticidade, comodidade e mais segurança para quem utiliza o transporte coletivo, já que reduz a circulação de dinheiro físico.

Onde posso pagar passagem de ônibus com cartão de crédito?

Apenas algumas cidades do país permitem que os passageiros paguem suas passagens de ônibus por meio de cartão. Confira quais são elas:

  • Curitiba;
  • São Paulo;
  • Goiânia;
  • Rio de Janeiro;
  • Jundiaí.

Cada cidade tem seu método de receber os valores, mas normalmente as bandeiras aceitas são a Visa, Mastercard e Elo, que são as mais utilizadas no mercado.

Pagar passagem de ônibus com cartão: como funciona?

O pagamento de passagens com cartão é bem simples. Mas é obrigatório que o cliente tenha um cartão de débito ou crédito que possua a tecnologia por aproximação (NFC), em que é possível encostar o cartão no validador para efetuar o pagamento, sem a necessidade de colocar senha ou inserir o cartão na maquinha.

Para saber se o seu cartão possui a tecnologia, verifique se ele possui um símbolo do sinal de Wi-Fi. Se sim, você poderá usá-lo para fazer pagamentos de passagens de ônibus se estiver em uma das cidades listadas acima.

Quando entrar no ônibus e for passar pela catraca, o usuário deverá aproximar o cartão no validador e a passagem será liberada. O pagamento será descontado automaticamente e de forma imediata no seu cartão, seja ele de débito ou crédito.

Não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio para utilizar o pagamento. Basta aproximar o cartão ou dispositivo móvel da leitora para pagar.

Ganhe cashback em viagens

Existem determinados bancos e instituições financeiras que oferecem cashback e outros benefícios para seus clientes viajarem com mais conforto.

Atualmente, muitos bancos e instituições financeiras estão oferecendo benefícios para seus clientes, incluindo opções de cashback e recompensas, para incentivar a fidelização e melhorar a experiência do usuário. Um exemplo disso é o Inter (Android e iOS), que oferece uma série de vantagens aos seus clientes, incluindo o Inter Travel.

Com o Inter Travel, os clientes do banco podem obter uma porcentagem do seu dinheiro de volta em compras relacionadas a viagens, como passagens de ônibus ou avião, hospedagem e outros serviços relacionados. Para participar, basta realizar todo o processo de compra dentro do aplicativo do Inter.

No entanto, é importante lembrar que cada banco tem suas próprias políticas e condições de uso para seus produtos e serviços. Por isso, é fundamental avaliar cuidadosamente os benefícios e limitações de cada opção antes de tomar uma decisão financeira.

Descomplicamos?

Aqui na Foregon, acreditamos que todos devem ter acesso a informações claras e precisas sobre economia e finanças. Por isso, nossa missão é tornar esses assuntos menos complicados e mais acessíveis para todos. Além disso, queremos ajudá-lo a encontrar o produto financeiro que melhor atenda às suas necessidades e objetivos.

Para isso, oferecemos diversas ferramentas e serviços financeiros, como o Portal da Foregon, onde você pode consultar seu CPF e receber as melhores ofertas de cartão de crédito, conta digital e empréstimos. Temos parcerias com as principais instituições financeiras do país, o que nos permite oferecer opções de produtos de qualidade e com condições atrativas.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Em caso de dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.