Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Por Thais SouzaPublicado em

Em algumas cidades do Brasil já é possível pagar passagem de ônibus com cartão de crédito e débito. Essa realidade é presenciada em grandes cidades, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.  Quer saber como isso funciona? Continue a leitura que explicaremos com mais detalhes. 

É possível pagar passagem de ônibus com cartão?

Sim, em alguns locais do país já é possível fazer o pagamento de passagens de ônibus com cartão. A passagem é paga com cartões e celulares que utilizam a tecnologia sem contato (contactless), sem necessidade de digitar senha.

O serviço traz praticidade, comodidade e mais segurança para quem utiliza o transporte coletivo, já que reduz a circulação de dinheiro físico. 

Onde posso pagar passagem de ônibus com cartão de crédito?

Apenas algumas cidades do país permitem que os passageiros paguem suas passagens de ônibus por meio de cartão. Confira quais são elas: 

  • Curitiba;
  • São Paulo;
  • Goiânia;
  • Rio de Janeiro;
  • Jundiaí.

Cada cidade tem seu método de receber os valores, mas normalmente as bandeiras aceitas são a Visa, Mastercard e Elo, que são as mais utilizadas no mercado. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Pagar passagem de ônibus com cartão: como funciona?

O pagamento de passagens com cartão é bem simples. Mas é obrigatório que o cliente tenha um cartão de débito ou crédito que possua a tecnologia por aproximação (NFC), em que é possível encostar o cartão no validador para efetuar o pagamento, sem a necessidade de colocar senha ou inserir o cartão na maquinha. 

Para saber se o seu cartão possui a tecnologia, verifique se ele possui um símbolo do sinal de Wi-Fi. Se sim, você poderá usá-lo para fazer pagamentos de passagens de ônibus se estiver em uma das cidades listadas acima.

Quando entrar no ônibus e for passar pela catraca, o usuário deverá aproximar o cartão no validador e a passagem será liberada. O pagamento será descontado automaticamente e de forma imediata no seu cartão, seja ele de débito ou crédito.

Não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio para utilizar o pagamento. Basta aproximar o cartão ou dispositivo móvel da leitora para pagar.

Descomplicamos? 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022