Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pedir Aumento de Limite no cartão pode Diminuir o score?

Por Thais SouzaPublicado em

Os clientes que não estão satisfeitos com o limite disponibilizado no cartão de crédito podem solicitar o aumento diretamente no aplicativo do produto financeiro ou então em uma agência física. No entanto, por se tratar de uma solicitação de crédito, muitas pessoas têm dúvidas se isso pode diminuir a pontuação de score.

O que você procura?

O que é score e quais fatores influenciam a pontuação?

Antes de mais nada, é importante que você entenda os fatores que influenciam na pontuação de score. Basicamente, o score é uma nota entre 0 e 1.000 que cada consumidor recebe de acordo com seus hábitos financeiros.

Dentre os fatores que fazer com que seu score aumente ou diminua estão: histórico de dívidas, pagamento de contas, pagamento de crédito, Cadastro Positivo, relacionamento com os bancos e pedido de crédito.

Ou seja, a frequência de pedidos de crédito também é um fator que pode afetar a sua pontuação de score.

Pedir aumento de limite no cartão pode diminuir o score?

Sim. Quando o cliente pede aumento no limite do cartão, o banco irá fazer uma pequena análise de crédito e caso o limite seja recusado, o seu score pode cair. No entanto, a queda não será muito significativa para o score, já que este é um fator que não influencia tanto na pontuação como outros aspectos da sua vida financeira.

No Serasa, por exemplo, este fator só influência 6% na sua pontuação. Isso quer dizer que se você pedir aumento de limite e for negado, seu score pode cair 60 pontos.

O motivo da queda é que fazer muitas solicitações de crédito monstra para o mercado que você pode estar com dificuldades financeiras ou que não está conseguindo controlar as finanças. Com isso, o banco tende a negar seus pedidos de aumento de limite.

Entretanto, essa queda do score só ocorre quando a solicitação é negada ou quando o cliente faz vários pedidos de aumento em um curto período.

Se você já fez uma solicitação de aumento de limite pelo App do seu banco e foi negado, provavelmente deve ter se deparado com uma mensagem informando para aguardar pelo menos 30 dias para fazer uma nova solicitação. Isso acontece exatamente porque os bancos querem proteger o seu score.

Vale lembrar que não há problema em pedir crédito ou aumento de limite, mas procure fazer essas solicitações somente quando for necessário. Em caso de recusa, aguarde pelo menos 30 dias para fazer uma nova solicitação.

Como aumentar meu limite do cartão sem prejudicar o score?

Existem duas maneiras de aumentar o limite do cartão de crédito: por meio de solicitação do cliente ou o aumento automático.

No aumento automático, o banco observa seus hábitos de uso do cartão e aumenta seu limite sem você precisar pedir. Esta é a melhor forma de aumentar o limite do seu cartão de crédito.

Para conseguir o aumento automático você deve utilizar seu cartão com frequência, concentrar seus gastos em um só cartão e aproveitar o limite. Além disso, evite o uso do cheque especial.

Perguntas frequentes (FAQ)

É ruim pedir aumento de limite?

Não é ruim pedir aumento de limite no cartão de crédito, mas caso a solicitação seja negada, seu score pode cair. Por isso, é essencial solicitar o aumento apenas quando for realmente necessário.

O que diminui a pontuação do score?

Diversos fatores podem influenciar na diminuição da pontuação, os principais são: dívidas negativadas, muitas solicitações de crédito em um curto período, atraso no pagamento de contas de consumo.

O que impede o aumento do score?

O score do consumidor pode ficar travado quando o consumidor tem dívidas negativadas. Além disso, manter maus hábitos financeiros pode impedir que a pontuação suba.

Quantas vezes posso pedir aumento de limite?

Você pode pedir aumento de limite no cartão de crédito quantas vezes quiser, mas isso poderá influenciar para que seu score caia, pois mostra um descontrole financeiro para o mercado.

Descomplicamos?

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro de dicas e novidades do mercado financeiro em primeira mão. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?