Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Programa de Recompensas: dicas para aproveitar os benefícios

Por VoittoPublicado em

Não é novidade para ninguém que decisões financeiras inteligentes são a chave para alcançar a estabilidade

Para aqueles que desejam aproveitar mais as compras e desfrutar de cada centavo, os programas de recompensas surgem como uma ferramenta essencial para um gerenciamento financeiro eficaz. 

Afinal, os programas de recompensas oferecem oportunidades de economia e vantagens como descontos, cashback, milhas, lounges em aeroportos, acúmulo de pontos que podem ser trocados por itens ou passagens áreas e muito mais!

Se você busca por maneiras de otimizar seus gastos e entender mais sobre esse assunto, este artigo é perfeito! Separamos as seguintes informações: 

  • O que é um Programa de Recompensas?
  • Como um Programa de Recompensas funciona?
  • Por que usar um Programa de Recompensas?
  • Quais são os tipos de Programa de Recompensas?

Vamos lá?

O que você procura?

O que é um Programa de Recompensas?

O programa de recompensas é uma estratégia oferecida por bancos e empresas de varejo, companhias aéreas e hotéis para incentivar a fidelidade do cliente e iniciar um relacionamento com ele.

Esse programa permite que os consumidores acumulem pontos, milhas, cashback, descontos ou outros tipos de recompensas com base em suas atividades de compra e uso de serviços. 

Essas atividades podem incluir desde compras com cartões de crédito até hospedagens em hotéis, voos, compras online e muito mais.

Os pontos ou recompensas acumuladas podem, posteriormente, ser resgatados para uma variedade de benefícios, que podem incluir:

  • Descontos em compras: muitos programas de recompensas permitem que os participantes usem seus pontos para obter descontos em compras futuras;
  • Milhas aéreas: companhias aéreas oferecem milhas que podem ser usadas para reservar voos gratuitos, descontos em passagens ou melhorias de classe;
  • Hospedagem em hotéis: diárias gratuitas, upgrades de quarto e outros benefícios;
  • Cashback instantâneo: alguns programas oferecem dinheiro de volta diretamente na conta do cliente, com base nas compras realizadas;
  • Produtos e serviços: os pontos de recompensa também podem ser trocados por produtos e serviços gratuitos, como ingressos para eventos, refeições em restaurantes (como Outback) ou até mesmo mercadorias.

Ao entender como esses programas funcionam, os consumidores podem transformar suas compras em descontos e oportunidades. Confira no próximo tópico.

Como um Programa de Recompensas funciona?

Os programas de recompensas mais populares se baseiam no sistema de resgate de pontos, tornando o processo de acumulação e resgate de benefícios bastante simples e acessível. 

O primeiro passo é escolher um programa de recompensas que atenda às suas preferências e necessidades. 

Geralmente, bancos, companhias aéreas, varejistas e empresas de cartões de crédito oferecem seus próprios programas de recompensas, cada um com suas características específicas.

Uma vez que tenha selecionado o programa de sua escolha, a etapa seguinte é cadastrar um cartão de crédito válido no programa. Isso geralmente é feito preenchendo um formulário online ou entrando em contato diretamente com algum gerente da empresa.

Atenção: esse cartão de crédito será a ferramenta que você utilizará para acumular pontos sempre que efetuar transações financeiras.

Com o seu cartão de crédito vinculado ao programa, a acumulação de pontos começa de forma automática. 

Cada vez que você utilizar o cartão cadastrado para fazer compras, pagar contas ou realizar transações, pontos são creditados em sua conta no programa de recompensas. A quantidade de pontos normalmente está diretamente relacionada ao valor gasto em suas compras.

À medida que os pontos se acumulam, você terá a oportunidade de resgatá-los por uma ampla gama de benefícios. Cada programa terá um catálogo de opções de resgate disponíveis e a escolha dependerá dos seus interesses e metas financeiras.

É importante destacar que as regras variam de um programa para outro, algumas ofertas podem ter datas de validade, restrições de uso ou requisitos específicos de elegibilidade. Portanto, leia atentamente os termos e condições, ok?

Por que usar um Programa de Recompensas?

Certo, agora você pode estar se perguntando por que vale a pena investir tempo e esforço em participar de um programa de recompensas. A resposta está nas diversas vantagens que esses programas oferecem, tornando-os uma ferramenta fundamental para as finanças pessoais

Algumas das vantagens do programa de recompensas são: 

  • Economia: descontos em compras, cashback ou produtos e serviços gratuitos;
  • Viagens acessíveis: para os viajantes de plantão, os programas de recompensas oferecem a oportunidade de ganhar milhas aéreas ou vouchers que podem ser usados para reduzir os custos;
  • Recompensas personalizadas: muitos programas permitem que você escolha as recompensas que mais se adequam às suas necessidades e interesses;
  • Crédito: utilizar um cartão de crédito vinculado a um programa de recompensas ajuda a melhorar sua pontuação de crédito;
  • Exclusividade: acesso a experiências exclusivas, como brindes, eventos VIP, encontros com celebridades, lounges em aeroportos e convites para eventos especiais.
  • Realização de sonhos: por fim, os programas de recompensas podem ser uma ferramenta eficaz para realizar sonhos que pareciam impossíveis, como uma viagem internacional ou algum produto de alto valor. 

Quais são os tipos de Programa de Recompensas?

Os programas de recompensas vêm em várias formas e tamanhos, oferecendo uma ampla variedade de benefícios para atender às necessidades e preferências dos consumidores. 

Contudo, os mais comuns são os de cartões de crédito e companhias áreas.

Cartões de crédito

Os programas de recompensas de cartões de crédito permitem que os titulares ganhem pontos ou cashback com base em suas despesas do dia a dia. Em outras palavras: comprar + acumular + resgatar

Alguns exemplos dos principais cartões de crédito que oferecem benefícios são: iupp Itaú, Livelo, Vai de Visa, Mastercard Surpreenda e o Santander Esfera, Nubank Rewards e Pontos CAIXA

Companhias Aéreas

As companhias aéreas frequentemente oferecem programas de recompensas que permitem aos passageiros ganhar milhas aéreas para voos futuros.

Os principais exemplos são: Smiles (Gol), TudoAzul (Azul), LATAM Pass (Latam).

Os programas de recompensas não se limitam somente aos cartões de crédito e companhias aéreas. Na verdade, praticamente todos os setores têm suas próprias versões e oferecem uma ampla gama de benefícios para os consumidores.

Além dos já mencionados, postos de gasolina, redes de supermercados, restaurantes, farmácias, academias, lojas de varejo, companhias de internet, telefone e TV e empresas do mercado pet também já estão por dentro do programa de recompensas. 

Por isso, fique atento às oportunidades e benefícios! Seu bolso e seu estilo de vida agradecerão.

Esse conteúdo foi produzido pelo Grupo Voitto!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Leia também

Sala VIP Aeroporto Salvador: Como Acessar e Benefícios

Cartão Pão de Açúcar Gold com anuidade gratuita?

Azul Cartões Itaú: Escolha o seu Aproveite os Benefícios

Análise Completa do Inter Loop: Realmente Vale a Pena?

Cartão Besni: Solicitação, Anuidade e Benefícios

Como Acumular Milhas Nubank: Descubra Agora se é Possível

Entenda o Significado da Sigla APMX na Fatura do Cartão

Onde Fazer o Cartão TOP: Vantagens e Como Pedir o Seu