Programas de fidelidade: entenda o crescimento e as principais técnicas
Durante a pandemia, o mercado foi impactado por um período de grande instabilidade, que foi responsável pela diminuição do consumo em geral, principalmente com o lazer. Em busca de minimizar essas consequências, muitos empreendedores que aderiram aos programas de fidelidade viram seu rendimento crescer.
Ir presencialmente até a uma loja, provar um produto e depois fazer o pagamento no caixa deixou de ser a principal forma de consumo. Ultimamente, as pessoas passaram a priorizar as lojas online e até mesmo as compras por aplicativos. Com o intuito de se destacar em meio a concorrência, muitos estabelecimentos aderiram a técnicas de marketing de fidelização.
O que você procura?
Programas de fidelidade durante a pandemia
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em março de 2021, mostrou que 61% dos consumidores preferem concentrar suas compras em locais com programas de descontos.
"As mudanças de comportamento aconteceram, em razão da pandemia, e resultaram em uma freada dos números, mas com o passar dos meses, muitos dos que já participavam dos programas passaram a aproveitar mais as oportunidades. Seja concentrando todas as transações no cartão de crédito, para render mais pontos/milhas, comprando em lojas que oferecem o benefício, usando meios de pagamentos que rendam mais e acumulando duas vezes, por exemplo", explica o diretor executivo da ABEMF Paulo Curro, no estudo.

Principais técnicas para fidelizar seus clientes
Se você está em busca de aumentar o seu lucro, provavelmente aderir aos programas de fidelidade pode ser uma boa alternativa. Confira algumas maneiras de cativar seus clientes:
Programa de pontos
Os programas de pontos geralmente são os mais conhecidos quando o termo fidelização é citado. Geralmente, ele está atrelado na oferta de descontos ou na troca por brindes após conseguir a pontuação necessária.
Normalmente, apenas empresas de cartões de crédito e instituições financeiras adotam essa estratégia, mas nada impede que ela seja inserida em outras áreas.
Programa de níveis
Semelhante ao programa de pontos, o programa de níveis faz com que o seu cliente aumente as compras em busca de ganhar algum benefício.
No Burger King, após a criação do Clube BK (Android e iOS), o consumidor consegue garantir pontos ao consumir no estabelecimento e, assim, fazer trocas por produtos oferecidos no fast food. Quanto mais pontos, melhor a premiação.
Essa é uma boa forma de fazer com que o seu cliente faça mais compras e priorize seu negócio, já que ele será "recompensado" de alguma forma.
Programa de comunidade
O programa de comunidade não está relacionado ao alcance de pontos. Nesse caso, quando seu cliente faz parte da comunidade da sua marca, ele conta condições exclusivas.
Nas plataformas de streaming, muitos criadores de conteúdo estão desenvolvendo comunidades que geralmente cobram alguma taxa mensal, mas permitem o acesso a conteúdo exclusivos, figurinhas e a criação de laços com pessoas com o mesmo gosto.
Essa técnica ajuda no engajamento e participação, pois, assim, você poderá ter acesso à opinião de pessoas que agregam valor a sua marca.
Programa de parceiros
Uma forma de aumentar a fidelização dos seus clientes, é fechando parcerias com outras empresas que agregam valor a sua. Dessa forma, você também poderá conquistar alguns clientes novos.
Portanto, escolha alguma empresa que realmente tenha relação com o seu negócio, por exemplo, uma loja de produtos fitness com uma academia de ginástica.
Informamos?
Esperamos que você tenha entendido a importância dos programas de fidelidade na atualidade. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima!
Deixe seu comentário