Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Programas de fidelidade: entenda o crescimento e as principais técnicas

Por Sabrina VansellaPublicado em

Durante a pandemia, o mercado foi impactado por um período de grande instabilidade, que foi responsável pela diminuição do consumo em geral, principalmente com o lazer. Em busca de minimizar essas consequências, muitos empreendedores que aderiram aos programas de fidelidade viram seu rendimento crescer. 

Ir presencialmente até a uma loja, provar um produto e depois fazer o pagamento no caixa deixou de ser a principal forma de consumo. Ultimamente, as pessoas passaram a priorizar as lojas online e até mesmo as compras por aplicativos. Com o intuito de se destacar em meio a concorrência, muitos estabelecimentos aderiram a técnicas de marketing de fidelização. 

Programas de fidelidade durante a pandemia

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em março de 2021, mostrou que 61% dos consumidores preferem concentrar suas compras em locais com programas de descontos.

"As mudanças de comportamento aconteceram, em razão da pandemia, e resultaram em uma freada dos números, mas com o passar dos meses, muitos dos que já participavam dos programas passaram a aproveitar mais as oportunidades. Seja concentrando todas as transações no cartão de crédito, para render mais pontos/milhas, comprando em lojas que oferecem o benefício, usando meios de pagamentos que rendam mais e acumulando duas vezes, por exemplo", explica o diretor executivo da ABEMF Paulo Curro, no estudo.

Principais técnicas para fidelizar seus clientes

Se você está em busca de aumentar o seu lucro, provavelmente aderir aos programas de fidelidade pode ser uma boa alternativa. Confira algumas maneiras de cativar seus clientes:

Programa de pontos

Os programas de pontos geralmente são os mais conhecidos quando o termo fidelização é citado. Geralmente, ele está atrelado na oferta de descontos ou na troca por brindes após conseguir a pontuação necessária.

Normalmente, apenas empresas de cartões de crédito e instituições financeiras adotam essa estratégia, mas nada impede que ela seja inserida em outras áreas.

Programa de níveis

Semelhante ao programa de pontos, o programa de níveis faz com que o seu cliente aumente as compras em busca de ganhar algum benefício. 

No Burger King, após a criação do Clube BK (Android e iOS), o consumidor consegue garantir pontos ao consumir no estabelecimento e, assim, fazer trocas por produtos oferecidos no fast food. Quanto mais pontos, melhor a premiação. 

Essa é uma boa forma de fazer com que o seu cliente faça mais compras e priorize seu negócio, já que ele será "recompensado" de alguma forma.

Programa de comunidade

O programa de comunidade não está relacionado ao alcance de pontos. Nesse caso, quando seu cliente faz parte da comunidade da sua marca, ele conta condições exclusivas.

Nas plataformas de streaming, muitos criadores de conteúdo estão desenvolvendo comunidades que geralmente cobram alguma taxa mensal, mas permitem o acesso a conteúdo exclusivos, figurinhas e a criação de laços com pessoas com o mesmo gosto.

Essa técnica ajuda no engajamento e participação, pois, assim, você poderá ter acesso à opinião de pessoas que agregam valor a sua marca.

Programa de parceiros

Uma forma de aumentar a fidelização dos seus clientes, é fechando parcerias com outras empresas que agregam valor a sua. Dessa forma, você também poderá conquistar alguns clientes novos.

Portanto, escolha alguma empresa que realmente tenha relação com o seu negócio, por exemplo, uma loja de produtos fitness com uma academia de ginástica.

Informamos?

Esperamos que você tenha entendido a importância dos programas de fidelidade na atualidade. Que tal ficar por dentro de 5 práticas de gestão financeira para empresas de sucesso? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba o que é capital e conheça os tipos existentes

Quem recebeu o benefício do Auxílio Emergencial vai receber Auxílio Brasil?

Como usar o CDC Digital para aumentar as vendas?

Como reter talentos na área de tecnologia?

Como conseguir taxas de juros atrativas e não perder dinheiro

Conheça as vantagens do seguro de vida do Nubank

Aplicativo do Auxílio Brasil é lançado: veja como acessar

Detran SP: confira novo cronograma para renovar CNH vencida