Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Quanto Tempo Demora para Aumentar o Score de Crédito?

Por Victor BrisolaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Critério de seleção: Alguns dos produtos financeiros apresentados aqui são de nossos parceiros. Entretanto, isso não influencia nossa avaliação e análise, que permanece imparcial e independente.

Na maioria das vezes, a primeira coisa que uma pessoa que acabou de limpar o nome quer saber é: como aumentar o score de crédito e quanto tempo demora?

Afinal, é esta pontuação que vai definir se você será aprovado quando solicitar um cartão de crédito, empréstimo ou outro produto Financeiro. Neste artigo, vamos simplificar este assunto para você!

Mas antes, se você ainda não sabe como anda a sua pontuação de score, consulte seu CPF na Foregon.

Consulte seu CPF grátis para descobrir seu score!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Quanto Tempo Demora para Aumentar o Score de Crédito?

Se você costuma acompanhar diariamente o seu score de crédito com Foregon Premium, deve ter percebido que ele não aumenta do dia para a noite, certo?

Então, para ajudar você a entender quanto tempo demora para aumentar o score de crédito, criamos este artigo. Continue a leitura e aproveite o conteúdo!

O que você procura?

Como aumentar o score de crédito?

Existem diversas atitudes que você pode adotar hoje mesmo para aumentar sua pontuação, algumas delas são bem fáceis, como atualizar seus dados nos sites dos birôs de crédito. Outras podem levar mais tempo e dedicação, mas garantimos que no futuro valerá a pena.

Confira as dicas que separamos para você:

  • Pague suas dívidas e fuja da inadimplência: descubra se possui dívidas no seu nome com Foregon Premium e sinta-se pronto para negociá-las diretamente.
  • Mantenha o pagamento das contas em dia: é muito importante pagar as contas em dia, visto que o seu histórico influencia na sua pontuação.
  • Use o Cadastro Positivo: ele é responsável por criar um histórico dos seus hábitos financeiros, inclusive para empresas.

Quanto tempo demora para aumentar o score?

A principal dúvida, é: quanto tempo demora para aumentar o score? Infelizmente, não há uma resposta exata, mas costuma demorar vários meses.

O tempo para aumentar o score varia, já que a pontuação é influenciável por diversos fatores, relacionando hábitos financeiros do passado, presente e futuro.

O importante é ter bons hábitos durante um período de tempo considerável, como: fazer pagamentos em dia, não ficar inadimplente, ser comprometido com crédito e atualizar os dados cadastrais com frequência.

Sendo Premium, você acompanha as alterações do seu score diariamente. Saiba mais aqui!

Consigo aumentar o score rápido?

Apesar de ser o objetivo de muitos, não há fórmula mágica para aumentar o score. Por isso, nem sempre é tão simples conseguir alavancar a pontuação de uma vez.

Se nunca teve dívidas no nome, fica um pouco mais simples de conseguir aumentar o score em um curto período de tempo . No entanto, se já contraiu algum débito, a pessoa passar a ter uma espécie de mancha no nome, que costuma levar tempo para sair, mesmo que os hábitos tenham mudado.

Não possui dívidas no nome e ainda quer tirar a dúvida de "como faço para aumentar o score"? Aqui vai uma dica: o Cadastro Positivo:

Cadastro Positivo

Utilizar o Cadastro Positivo pode impactar no seu score de crédito. Nesta ferramenta, várias informações são reunidas, como tem sido feitos os pagamentos de empréstimos e financiamentos, por exemplo. Além de registrar outras contas de consumo, como de água, luz, internet gás.

Dessa maneira, você consegue dar mais informações aos credores, oferece um histórico financeiro muito mais completo. Deixando de oferecer apenas as dívidas não pagas como informação principal.

Como movimentar o CPF para aumentar o score?

Infelizmente, não existe um tempo específico, já que isso varia de pessoa para pessoa. Apesar de não existir um tempo exato para aumentar o score, podemos afirmar que ao manter bons hábitos financeiros e pagar todas as suas dívidas, sua pontuação irá começar a melhorar a partir de três meses.

Para ter um aumento de score em menos tempo, recomendamos manter o pagamento de contas de crédito em dia, como: parcelas de financiamentos, cartão de crédito e empréstimo pessoal, já que essas informações fazem parte do Cadastro Positivo e têm mais impacto no cálculo do score.

Para se ter uma ideia, no score Serasa, as informações do Cadastro Positivo representam 62% do cálculo do Score 2.0.

Para aumentar o seu score, o mais recomendado é manter as suas contas em dia, não ficar negativado e atualizar sempre o seu cadastro nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Assim, você terá mais chances de aumentá-lo rapidamente.

Se você passou por um período com problemas em seus pagamentos, saiba que a sua pontuação poderá demorar mais para subir. Sendo assim, a melhor alternativa é voltar a ser um bom pagador o mais rápido possível e aguardar. Para abrir uma conta ou solicitar um cartão de crédito, o score ideal é acima de 700 pontos.

Dá para pagar para aumentar o score?

Muito importante: não existe fórmula mágica que aumente seu score em uma semana, muito menos empresas que conseguem fazer isso por você. O seu score é uma pontuação que se baseia nos SEUS hábitos financeiros, e só você pode melhorá-lo.

O que faz o seu score de crédito abaixar?

Essa resposta vai depender do seu comportamento como pagador. Por exemplo, se você paga suas contas sempre depois do vencimento, isso demonstra para o mercado que você não é um bom pagador, e isso é prejudicial para seu score.

Outra situação que também podem prejudicar o crescimento do seu score é o cadastro desatualizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no banco de dados do Serasa e no da Boa Vista Consumidor.

Se você também teve dívidas por período superior a um ano, mas pagou com descontos, saiba que é bem provável que a instituição credora, ou seja, a que você estava devendo, não vai lhe conceder crédito tão cedo.

Fora isso, quanto mais pedidos de cartões, financiamentos ou de crédito em geral no mercado você fizer, mais a sua pontuação cairá.

Por fim, se você ficou negativado por um bom tempo, essa informação ficará no seu histórico financeiro e isso também poderá atrapalhar o crescimento do seu score.

Viu como existem diversos motivos que fazem a sua pontuação de score cair? Por isso é tão fundamental adotar bons hábitos financeiros e entender como aumentar o score!

Procurando um cartão de crédito para negativado?

Se você está em busca de um cartão de crédito que possa ser solicitado por negativados, saiba que no site da Foregon você consulta seu score de crédito gratuitamente e, a partir da sua pontuação, nós indicamos os melhores cartões de crédito para seu perfil!

Monitore seu Score com Foregon Premium

Com Foregon Premium você fica no controle do próprio CPF e consegue acompanhar as variações diárias do seu score. Tudo isso e muito mais pagando pouco! Confira as vantagens de ser Premium:

  • Receba notificações em tempo real sobre alterações no seu score;
  • Confira a situação do seu CPF junto à Receita Federal;
  • Conte com dicas personalizadas para melhorar a sua pontuação;
  • Tenha disponível um atendimento VIP de especialistas;
  • e muito mais!

Perguntas frequentes (FAQ)

É possível aumentar o score rapidamente?

Aumentar o score rapidamente é desafiador. Algumas ações que podem te ajudar incluem pagar contas em dia, reduzir o uso do limite do cartão de crédito e evitar novas dívidas.

O que faz o score subir rápido?

Para fazer o score subir rápido, mantenha um bom histórico de pagamento e não faça muitas consultas de crédito em curto período.

É possível aumentar o score em 7 dias?

Aumentar o score em 7 dias é improvável. Melhorias rápidas podem acontecer se os birôs corrigirem alguns erros no relatório de crédito, mas mudanças significativas geralmente levam mais tempo.

O que fazer para aumentar o score rápido?

Não existe um meio de aumentar a pontuação do score de crédito de forma rápida. É necessário no mínimo três meses de bons hábitos para que sua pontuação comece a subir.

Por que é preciso aguardar três meses para solicitar crédito novamente após uma recusa?

Quando você é recusado em vários pedidos de crédito, isso acende um alerta para o mercado de que você está ‘desesperado’ por crédito, ou seja, quanto mais recusas tiver, menores são as chances.

Fazer crediário aumenta o score?

O crediário é uma opção de crédito, logo, se você paga as parcelas do crediário em dia, seu score de crédito irá subir, mas isso não acontece de forma instantânea.

Se ficar fazendo muitas consultas ao score, ele abaixa?

Não, o número de consultas que você faz ao seu CPF não influencia no score de crédito. Apenas maus hábitos influenciam na pontuação dos birôs de créditos. Pode consultar a vontade!

Paguei uma dívida antiga e meu score baixou, por quê?

Uma vez que o pagamento vai para o Cadastro Positivo, o tempo que você demorou para pagar a dívida também ficará computado e irá influenciar na sua pontuação de score. 
Compartilhe
Victor Brisola

Redator especializado em proteção de dados e score de crédito, formado em Jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba. Com interesse e curiosidade pelo mercado financeiro, é movido pela paixão em unir a arte da narrativa jornalística com a otimização para motores de busca.

Ver todos os posts

Leia também

Desvendando o Score do CPF: Guia Completo da Pontuação

Parcelar Fatura Diminui Score? Entenda aqui!

Pagar Boleto Aumenta seu Score? Descubra Aqui!

Por que meu Score Abaixou? Veja 3 motivos

4 Benefícios de um Score Positivo pra sua Vida Financeira

Como Aumentar o Score do CPF Rápido em 2024?

Seu Instagram foi Hackeado? Saiba como se Proteger

Boa Vista Score: Veja Como Funciona e Aumente sua Pontuação