Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como Aumentar o Score de Crédito e Quanto Tempo Demora?

Por Camila SilveiraPublicado em

Na maioria das vezes, a primeira coisa que uma pessoa que acabou de limpar o nome quer saber é: quanto tempo demora para aumentar o score? Afinal, é esta pontuação que vai definir se você será aprovado quando solicitar um cartão de crédito, empréstimo ou outro produto Financeiro. Neste artigo nós vamos descomplicar este assunto para você.

Mas antes, se você ainda não sabe como anda a sua pontuação de score, consulte seu CPF gratuitamente na Foregon.

Consulte seu CPF grátis para descobrir seu score!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Se você costuma acompanhar diariamente o seu score de crédito, deve ter percebido que ele não aumenta do dia para a noite, certo? Então, para ajudar você a entender como isso funciona detalhadamente, criamos este artigo. Continue a leitura e aproveite o conteúdo!

Quanto Tempo Demora para Aumentar o Score de Crédito?

Quanto tempo demora para aumentar o score de crédito?

Infelizmente, não existe um tempo específico, já que isso varia de pessoa para pessoa. Apesar de não existir um tempo exato para aumentar o score, podemos afirmar que ao manter bons hábitos financeiros e pagar todas as suas dívidas, sua pontuação irá começar a melhorar a partir de três meses.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Para ter um aumento de score em menos tempo, recomendamos manter o pagamento de contas de crédito em dia, como: parcelas de financiamentos, cartão de crédito e empréstimo pessoal, já que essas informações fazem parte do Cadastro Positivo e têm mais impacto no cálculo do score.

Para se ter uma ideia, no score Serasa, as informações do Cadastro Positivo representam 62% do cálculo do Score 2.0.

Para aumentar o seu score, o mais recomendado é manter as suas contas em dia, não ficar negativado e atualizar sempre o seu cadastro nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Assim, você terá mais chances de aumentá-lo rapidamente.

Se você passou por um período com problemas em seus pagamentos, saiba que a sua pontuação poderá demorar mais para subir. Sendo assim, a melhor alternativa é voltar a ser um bom pagador o mais rápido possível e aguardar. Para abrir uma conta ou solicitar um cartão de crédito, o score ideal é acima de 700 pontos.

Dá para pagar para aumentar o score?

Muito importante: não existe fórmula mágica que aumente seu score em uma semana, muito menos empresas que conseguem fazer isso por você. O seu score é uma pontuação que se baseia nos SEUS hábitos financeiros, e só você pode melhorá-lo.

O que faz o seu score de crédito abaixar?

Essa resposta vai depender do seu comportamento como pagador. Por exemplo, se você paga suas contas sempre depois do vencimento, isso demonstra para o mercado que você não é um bom pagador, e isso é prejudicial para seu score.

Outra situação que também podem prejudicar o crescimento do seu score é o cadastro desatualizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no banco de dados do Serasa e no da Boa Vista Consumidor.

Se você também teve dívidas por período superior a um ano, mas pagou com descontos, saiba que é bem provável que a instituição credora, ou seja, a que você estava devendo, não vai lhe conceder crédito tão cedo.

Fora isso, quanto mais pedidos de cartões, financiamentos ou de crédito em geral no mercado você fizer, mais a sua pontuação cairá.

Por fim, se você ficou negativado por um bom tempo, essa informação ficará no seu histórico financeiro e isso também poderá atrapalhar o crescimento do seu score.

Viu como existem diversos motivos que fazem a sua pontuação cair? Por isso é tão fundamental adotar bons hábitos financeiros e entender como aumentar o score!

Como aumentar o score de crédito?

Existem diversas atitudes que você pode adotar hoje mesmo para aumentar sua pontuação, algumas delas são bem fáceis, como atualizar seus dados nos sites dos birôs de crédito. Outras podem levar mais tempo e dedicação, mas garantimos que no futuro valerá a pena. Confira as dicas que separamos para você:

Afinal, você já sabe qual é o seu score de crédito?

Se você ainda não sabe qual é a sua pontuação de crédito, consulte agora mesmo no Portal da Foregon e veja quais oportunidades você tem para o seu perfil!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Perguntas frequentes (FAQ)

Por que é preciso aguardar três meses para solicitar crédito novamente após uma recusa?

Quando você é recusado em vários pedidos de crédito, seja cartão, empréstimo, crediário ou financiamento, isso acende um alerta para o mercado de que você está ‘desesperado’ por crédito, e isso não é positivo. Visto isso, quanto mais recusas você tiver, menores as suas chances de ter crédito aprovado. Portanto, aguarde três meses após solicitar crédito. Neste tempo, melhore seus hábitos financeiros para fazer com que seu score melhore antes de fazer uma nova solicitação de crédito.

Fazer crediário aumenta o score?

O crediário é uma opção de crédito e portanto, o pagamento das parcelas é uma informação levada em consideração na hora de definir seu score. Se você paga as parcelas do crediário em dia, seu score irá subir, mas isso não acontece de forma instantânea.

Se ficar fazendo muitas consultas ao score, ele abaixa?

Não, o número de consultas que você faz ao seu CPF não influencia no score.

Paguei uma dívida antiga e meu score baixou, por quê?

Quando você paga uma dívidas antigas, a informação do pagamento da dívida vai para o banco de dados do Cadastro Positivo (um sistema que mostra informações sobre seus pagamentos de contas). Uma vez que essa informação vai para o Cadastro Positivo, o tempo que você demorou para pagar a dívida também ficará computado e irá influenciar na sua pontuação de score. Porém, apesar do score cair nos primeiros dias, com a dívida paga, a pontuação vai subindo aos poucos.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Bitcoin: Descubra aqui quais são suas vantagens e suas limitações

Inflação: imprimir dinheiro é prejudicial para a economia?

Não é preciso muito dinheiro para investir em cripto

Qual é o futuro da mineração de criptomoedas?

Você soube do hard fork da Ethereum?

Dividendos: o que é e como funciona o investimento em renda passiva?

Quem pode ganhar adicional de 25% na aposentadoria?

Corretoras de Criptomoeda: Como evitar ciladas? Veja algumas dicas