site seguro

Acessar a internet é a mesma coisa que caminhar pela rua e por isso, é importante saber onde anda. Ver se um site é seguro deve ser a sua principal preocupação enquanto você navega na web. Descubra aqui como identificar as características de um site seguro e saiba como proteger os seus dados, seu computador e smartphone.

Como identificar um site seguro?

Para ter certeza que você navega em bons mares, é importante se atentar em algumas particularidades. Apesar de existirem diversos sites mal intencionados, é essencial manter a sua atenção em e-commerces, visto que caso o mesmo não seja confiável, é provável que você tenha que arcar com um prejuízo que pode ser bem grande.

Veja abaixo quais são as principais características de um site seguro e garanta a integridade do seu dinheiro e dados.

Conexão segura

Caso você ainda não tenha notado, na barra de endereço do seu navegador tem alguns atributos que merece sua atenção. Nele você pode encontrar duas opções antes do próprio nome do site.

Se o site oferece conexão segura, ele irá exibir o termo “https”, ao invés de “http”. Isso significa que o site conta com um protocolo de transferência de hipertexto seguro. Esse certificado se chama SLL, que trata-se de um mecanismo de proteção padrão.

Ele garante que a haja integridade de dados entre dois sistemas. Esse cadeado ao lado do link significa que o site está protegido pelo mesmo, já que ele criptografa o caminho entre a compra e impede que pessoas mal intencionadas se aproveitem da situação.

Certificado de segurança

Algumas organizações exibem em seu site um selo (SITE BLINDADO) que comprova a segurança de seu site. Geralmente o mesmo está localizado no fim da página. No entanto, é importante lembrarmos que alguns sites falsificam esse selo.

Para ter certeza de que o site é seguro, basta clicar no selo. Caso ele seja válido, você será redirecionado ao site da organização onde será possível checar uma confirmação de credencial válida.

Dados do fornecedor

A lei do E-commerce – Decreto Lei nº 7.962/2013, dispõe sobre a contratação no comércio eletrônico. Existem várias regras descritas, no entanto, o artigo 2º dispõe que o site deve fornecer alguns dados:

  • Nome empresarial;

  • Número de inscrição do fornecedor (CPF ou CNPJ);

  • Endereço eletrônico e físico;

  • Dados para localização e contato;

  • Características claras e verdadeira sobre o produto e serviço.

Sites que não oferecem essas informações devem merecer a sua atenção, já que eles serão essenciais para evitar diversos tipos de problemas. Caso você queira comprovar os dados do site, é só fazer uma busca no site registro.br.

Nele você encontra todas as informações necessárias para comprovar se o site está sendo sincero com os seus consumidores.

Promoções por e-mail

Essa é uma prática muita usada por pessoas má intencionadas. Nunca insira os seus dados bancários e pessoais em sites que não conhece. Você também pode fazer uma pesquisa no site oficial da loja para checar a veracidade da propaganda. Caso a informação não proceda, não clique no anúncio do e-mail.

Nome do domínio

Acredito que todo mundo já escreveu o nome de um site errado, no entanto, saiba que essa prática é algo bem perigoso. Muitos criminosos se aproveitam dessa falha para aplicar golpes. Preste muita atenção nisso e evite qualquer contato com esses tipos de endereço.

Forma de pagamento

Nunca se esqueça de ler a política de troca publicada pelo site, principalmente, em portais que aceitam somente boleto bancário como forma de pagamento. É necessário adotar esse hábito porque sempre pode acontecer algum imprevisto, onde pode ser entregue um produto com defeitos.

Caso você não leia, é possível que haja mais dor de cabeça durante o processo de troca. Ao contrário de compras feitas no cartão de crédito, onde o consumidor conta com ajuda da operadora do cartão para reverter o problema, compras no boleto não permitem esse tipo de auxílio.

Não se esqueça de checar a reputação

Evite finalizar qualquer compra antes de saber a procedência do site. O Reclame Aqui costuma ser um ótimo meio para evitar futuras dores de cabeça relacionadas às compras de produtos e serviços.

É só isso, mesmo?

As características que nós citamos acima são os principais cuidados que nós consumidores devemos tomar na hora de comprar um produto ou serviço na internet. Caso você tenha passado por alguma situação parecida, comenta ela pra gente aqui embaixo.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 voto(s), média: 5,00)
Loading...