trabalhar em casa home office

Pensando em conseguir mais conforto, fugir do trânsito e ter liberdade, algumas pessoas procuram trabalhar em casa, fazendo home office. Mas, é preciso ficar atento.

Antes de sair em busca de trabalhar em casa, seja montando uma empresa como autônomo ou empregado por uma empresa que oferece essa opção, veja se você está preparado!

Parece irrecusável uma proposta em fazer home office. Entretanto, trabalhar sem sair de casa precisa de muito foco e concentração para não se perder com as distrações do dia a dia.

Para te ajudar a entender como funciona esse tipo de trabalho, separamos algumas dicas especiais aqui neste texto para você saber se você está pronto!

O que eu preciso para trabalhar em casa como home office?

O seu espaço e o seu perfil como profissional precisam de ajustes. O local em que você trabalha e como você está disposto a isso, mesmo sendo em casa, influencia e muito em seus resultados e concentração.

Veja:

Prepare seu ambiente para trabalhar em casa

trabalhar em casa home office

Pensou em sentar na cama com um notebook no colo e tudo certo? Nem pensar!

Se você vai começar a fazer home office, o mais indicado é montar um espaço apropriado, como um pequeno escritório. Se for fora do quarto, melhor ainda.

O quarto da a sensação de extremo conforto e pode fazer com que você se sinta muito mais preguiçoso para começar suas atividades. Ou ainda, desperte a vontade de relaxar mais do que deveria durante o dia.

Essa é a hora de investir. Então, vale a pena gastar um pouquinho a mais com uma boa cadeira e uma mesa confortável. Afinal, agora, você vai passar mais horas naquela posição e precisa de algo que não prejudique sua saúde.

Ah, e organize o seu espaço! Isso vai te ajudar muito no trabalho. Mesa e ambiente no lugar, agilizam e evitam aquele estresse de não achar um objeto ou não o ter no momento.

Troque o pijama!

trabalhar em casa home office

Não precisa se vestir para uma reunião super importante, mas pelo menos troque o pijama. Não dê chance para que o conforto extra te distraia ou te deixe mais lento.

Vista-se bem, confortável, sem exageros. Salvo em casos em que há algum atendimento ou chamada pela internet em que as pessoas o verão.

Pense que você está indo para o trabalho. Levante, tome um banho e comece a sua rotina. No começo pode até parecer chato, mas logo você se acostuma e treina seu cérebro para perceber que você está em atividade.

Coloque metas

trabalhar em casa home office

Se você trabalhar como empreendedor/autônomo, procure sempre ter metas em seu trabalho. Só assim você vai saber se está indo pelo caminho certo ou precisa de ajustes.

Quando alcançar uma meta, aí é hora de aumentar, fazendo com que você evolua constantemente. Não trabalhe no acaso ou sorte. Busque seus objetivos!

Faça reuniões!

trabalhar em casa home office

Se você é um empregado, por exemplo, mantenha a empresa como uma extensão da sua casa. O contato e networking são importantes para qualquer profissional.

Ficar somente trabalhando de casa pode “empobrecer” seu conhecimento das atividades e de como anda os serviços desenvolvidos por toda a equipe.

Procure sempre estar em contato com seus gestores e funcionários. Participe de reuniões ou decisões importantes de forma presencial.

Tenha momentos de confraternização

trabalhar em casa home office

Igualmente importantes como os momentos mais sérios, de reuniões e decisões, as confraternizações também são. Happy hours e eventos promovidos pela empresa são extremamente importantes para a boa relação e relaxar do trabalho.

Aposte na tecnologia

trabalhar em casa home office

Para trabalhar em casa como home office, é importante que você esteja conectado de várias formas e seja encontrado facilmente, seja pelos clientes ou pelo empregador.

Recomendamos que, sua estação de trabalho em casa, seja composta por um notebook, ao invés de um computador de mesa. Isso porque fica mais fácil o transporte e facilidade com o espaço.

Mantenha sempre um número nas redes sociais de mensagens, telefone residencial quando possível e programas de vídeoconferência instalados (alguns são oferecidos online).

Ah, nossa outra dica especial é investir também na internet. Ninguém merece trabalhar passando raiva porque aquele site não abre ou porque o e-mail não envia.

Leve o trabalho a sério

trabalhar em casa home office

Última, mas não menos importante das dicas sobre organização para você começar a trabalhar em casa, é levar o trabalho a sério. Por isso dissemos que nem todo mundo consegue ter concentração para ficar em um ambiente confortável.

Seus amigos e familiares também precisam saber seus limites, horários e que você está trabalhando e não passando um tempo em casa. Por isso, corte visitinhas durante o dia ou conversas que só te atrapalhem.

Novamente, lembre-se: você está trabalhando!

Como funciona a regulamentação para o trabalho home office?

Você sabia que trabalhar em casa é regulamentado agora? Existem leis que garantem o contrato e como deve ser definido o controle das atividades do funcionário.

Com a nova reforma trabalhista, regras relacionadas a home office foram criadas e incluídas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O controle do trabalho do funcionário, por exemplo, pode ser feito pelas tarefas concluídas e não pelo horário. Ou seja, a entrega pode contar como o registro para o pagamento e organização. Isso deve estar em contrato.

No entanto, um acordo permite que o trabalho possa ser controlado por meio de jornada. O horário de entrada, saída e intervalo podem ser contabilizadas normalmente, desde que o empregador disponha ferramentas tecnológicas que façam esse controle.

Existe hora extra para quem faz home office?

Para quem trabalha com controle por atividades entregues, não existe a necessidade de horas extras, já que não há relação com horário.

Agora, quem trabalha em casa por jornada, em que o horário é contado, pode haver um acordo para o pagamento de horas extras.

Quem fornece o equipamento para trabalhar em casa?

E se eu for contratado para trabalhar em casa, quem fornece os equipamentos? A resposta é: depende!

Depende do acordo firmado em contrato entre empresa e contratado. Além do equipamento, pode ser estabelecido em acordo o pagamento de uma parte da energia do funcionário.

A empresa pode fornecer todos equipamentos necessários para o trabalho, sendo de responsabilidade do funcionário zelar e fazer bom uso.

Será que eu posso trabalhar em casa?

Se você tem vontade de ter o seu próprio escritório, trabalhar na tranquilidade da sua casa, sem ter que pegar trânsito, gastar com comida e tantos outros benefícios, é preciso ficar atento a alguns detalhes.

Entenda o negócio que você faz parte

Primeiro, é importante entender o negócio. Se o seu trabalha não permite de alguma fora que, as atividades possam ser desenvolvidas de casa, não há chances de dar certo.

Há serviços que não podem ser desenvolvidos fora de um espaço como de um escritório, seja por diversos motivos. Ou seja, é preciso entender o que você faz e a maneira que deve ser feita. Só assim será possível começar a pensar em home office.

Quem é você no trabalho?

Se você é necessita estar em um ambiente com outras pessoas e precisa desse contato, pode ser que trabalhar em casa não seja recomendado.

Agora, se você se dá bem sozinho, tem boa concentração em um ambiente mais calmo e mais familiar, você pode se dar super bem trabalhando em casa.

Leve sempre em conta como você se comporta no trabalho. Não se contrarie achando que pode dar certo de uma maneira que você não estará confortável.

Foco nos objetivos

Você deve ter percebido até aqui que, quem quer trabalhar em casa, necessita ter muito foco no trabalho. Um ambiente totalmente íntimo pode te distrair e fazer com que você desvie do seu objetivo principal.

Para que você consiga chegar as suas metas, é necessário ter compromisso com o resultado e foco na qualidade e nos prazos.

E é importante saber: quem é o próprio chefe, sabe que o expediente muitas vezes não acaba no final do dia e finais de semana podem ser sacrificados em nome do trabalho.

O semelhante pode acontecer até mesmo com quem não é dono e só trabalha como funcionário. Literalmente você leva o trabalho para casa. Ou seja, se você tem um bom controle quanto a isso, caminho certo para você!

Organize-se

Você pode usar a tecnologia e praticidade a seu favor! Olha o que você pode adicionar ao seu trabalho para facilitar a sua organização:

  • Calendário do Google (junto ao e-mail do Gmail) – ele organiza seus eventos, te alerta sobre os horários, além de mandar convite para os contatos que você deseja convidar para reuniões ou alertas.
  • Trello: ele organiza suas tarefas. Você cria quadros que podem ser arrastados em diferentes colunas separadas por eventos. Como por exemplo: uma coluna com documentos para fazer, outra com documentos em andamento e outro com documentos prontos para enviar. Assim você consegue organizar o que falta fazer ou em que situação está determinado processo.
  • Drive do Google: suba seus arquivos na “nuvem”. Você não vai precisar de pen-drive ou outro dispositivo para levar seus documentos. E ainda pode acessá-los de onde estiver.

E aí, você se identificou com o trabalho de home office ou ainda prefere um ambiente com mais pessoas? Conta para nós aqui nos comentários ao final da página!

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 voto(s), média: 5,00)
Loading...