Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Veja como descartar corretamente um cartão de crédito sem uso

Por Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Recebeu uma nova via do seu cartão de crédito e não sabe o que fazer com o antigo? Saiba que alguns cuidados devem ser tomados na hora de descartar o produto financeiro. Neste artigo, você vai conferir dicas de como se desfazer do seu cartão de forma correta e segura. Vamos lá?

O que você procura?

Como descartar um cartão de crédito sem uso?

Se você cancelou o seu cartão ou pediu uma nova via e está com ela em mãos, já pode descartar o cartão inativo. Porém, para a sua segurança, mesmo que ele esteja bloqueado ou cancelado, é necessário tomar alguns cuidados, confira:

  • Destrua a tarja magnética: a maioria dos cartões possuem uma tarja magnética, em que ficam registradas informações pessoais de identificação e/ou bancárias. Por isso, antes do descarte você deve riscá-la de ponta a ponta com algum objeto pontiagudo;
  • Destrua o chip: corte o chip ao meio para que não seja possível a utilização por parte de terceiros;
  • Corte todo o cartão: é importante cortar bem o cartão, em pedacinhos pequenos, principalmente em partes que tenham informações, como número do cartão, CVV e seu nome. Assim, não será possível ler as informações impressas.

Vale lembrar que os cartões de crédito são feitos com plástico PVC. Portanto, o descarte deve ser feito em lixos recicláveis. Se preferir, alguns supermercados, shoppings e estações de metrô possuem pontos de coleta de cartões sem uso, por meio de máquinas trituradoras. O sistema Papa cartão, por exemplo, conta com 85 pontos de coleta pelo Brasil.

Outra forma de descarte, até mais segura que a anterior, é levar o cartão até a agência bancária emissora, para que eles se desfaçam do produto financeiro.

Gostou das dicas?

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro de outros conteúdos como este. Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida e até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.