Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Você sabe o que é estorno?

Por Luma HolandaPublicado em

Você sabe o que é estorno? Já precisou solicitá-lo alguma vez? Estorno significa o ato de devolver uma quantia cobrada indevidamente. Para saber como prosseguir ao precisar solicitar um estorno, continue a leitura deste artigo:

o que é estorno

O estorno pode ser solicitado tanto em transações efetuadas com o cartão de crédito, quanto com o cartão de débito. Entretanto, existem diferenças entre as duas formas.

Estorno com o cartão de crédito

O estorno com o cartão de crédito pode ocorrer quando um estabelecimento cobra um valor a mais ou duplicado. Ao verificar a cobrança indevida, você deve imediatamente comunicar a empresa do cartão.

Após o ocorrido, a instituição irá avaliar o que aconteceu e, a partir disso, você receberá o valor em forma de crédito que servirá para abater no valor da sua próxima fatura.

Estorno com o cartão de débito

Já no caso do cartão de débito, o estorno é diferente. Ao constatar que houve um erro no valor pago, você deve entrar em contato com a instituição do seu cartão e informar sobre o ocorrido. O seu estorno será feito por depósito bancário.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O prazo para o pagamento varia de um banco para o outro, mas o tempo para o valor cair na sua conta corrente leva cerca de sete dias.

Descomplicamos o estorno?

Saber a importância e como solicitar um estorno é uma forma de evitar prejuízos em uma cobrança indevida, portanto, procure sempre estar atento aos direitos do consumidor.

Sendo assim, não exite em entrar em contato com a operadora do seu cartão de crédito caso perceba alguma cobrança indevida na sua fatura. Além do processo de estorno ser simples e rápido, você reverte a situação e não sai em desvantagem.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre estorno ou sua solicitação, comenta neste artigo que nós iremos te auxiliar.

Esperamos ter descomplicado. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Luma Holanda

Jornalista, Analista de Marketing, Editora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon. Acredita que a vida das pessoas pode melhorar através da educação financeira e, por isso, se dedica em levar as melhores notícias e dicas sobre finanças às centenas de milhares de leitores de Foregon. Luma preza pela veracidade das informações e busca auxiliar leitores na compreensão de tudo acerca das suas finanças.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer

Adesivo para Cartão de Crédito: Veja Como Funciona

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial