Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Alistamento Militar 2021: guia completo

Por Thais SouzaPublicado em

Todo brasileiro do sexo masculino que vai completar 18 anos em 2021, seja por exigência ou de forma voluntária, deve participar do Alistamento Militar. Por isso, separamos este guia completo com todas as informações que você precisa saber sobre as inscrições, prazos, requisitos, regras, dispensa e muito mais. Continue a leitura para conferir. 

Alistamento Militar 2021: tudo o que você precisa saber

O que é Alistamento Militar? 

O Alistamento Militar é quando o brasileiro convocado se inscreve para concorrer à seleção no quartel da marinha, exército ou aeronáutica. Ele é obrigatório para o jovem do sexo masculino a partir dos 18 anos. O Alistamento Militar é formado por quatro etapas, confira quais são elas: 

  1. Alistamento, é a fase da inscrição e apresentação ao exército;
  2. Seleção, com base nos aspectos psicológicos, culturais, físicos e morais;
  3. Distribuição entre exército, marinha e aeronáutica;
  4. Incorporação.

Após passar por todas as fases do alistamento, o jovem pode ser aprovado e incorporado às forças armadas ou então ser dispensado por vários motivos, como: saúde, morar no exterior, falta de vagas, dentre outros. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Quando o jovem é aprovado, ele recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM), que é emitido de forma gratuita e serve para comprovar que está em dia com as suas obrigações militares. Já quem é dispensado, recebe Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O que acontece se eu não comparecer ou me inscrever no Alistamento Militar?

Todo brasileiro do sexo masculino que completou seus 18 anos e não se inscreveu ou não compareceu ao Alistamento Militar, fica com a sua situação irregular. Com isso, ele não poderá: 

  • Obter carteira profissional;
  • Registrar-se em profissões liberais;
  • Obter passaporte ou prorrogação de visto;
  • Ser funcionário público;
  • Exercer qualquer função pública;
  • Fazer prova ou inscrever-se em instituição de ensino superior.

Qual o prazo para fazer o Alistamento Militar 2021?

As inscrições para o alistamento no Serviço Militar para jovens que completam 18 anos em 2021, estarão abertas entre 1 de janeiro até 30 de junho de 2021.

O Alistamento Militar é obrigatório mesmo para os jovens que desejam recebem a dispensa, já que o certificado deve ser apresentado para se candidatar a qualquer emprego, concursos e até para confecção de passaporte. Por isso a importância de estar em dia com as obrigações militares, conforme lei no 4.375, de 17 de agosto de 1964.

Como fazer o Alistamento Militar 2021 online?

Passo 1: primeiramente, acesse o site oficial do Alistamento Militar dentro do prazo de inscrições. Vale ressaltar que você deverá realizar a inscrição no ano que completar 18 anos, e não apenas depois deles completos;

Passo 2: ao clicar em "Quero me alistar", você será direcionado para uma página onde deverá selecionar qual das situações você se encontra. São elas: 

  • Arrimo: quando você é o único responsável pelo sustento da sua família;
  • Exterior: quando estiver morando no exterior; 
  • Nome social: quando o jovem deseja se alistar utilizando o nome social; 
  • Problema de saúde: quando o jovem é portador de alguma necessidade especial física e aparente.

Caso não se encaixe em nenhuma das situações acima, clique sobre o botão "Alistamento militar" marcado em verde.

Passo 3: você será direcionado para a página do Brasil Cidadão, do Governo Federal. Então, faça seu login com seu CPF, caso já possua cadastro na plataforma ou realize seu cadastro;

Passo 4: para quem não tinha cadastro no Brasil Cidadão, depois de realizá-lo, volte ao passo três e faça o login com seu CPF;

Passo 5: autorize o uso dos dados pessoais que você informou na plataforma "Brasil Cidadão" pelo sistema do Alistamento Militar;

Passo 6: clique em "Quero me alistar", em seguida selecione "Alistamento Militar" e depois "Alistamento online" e "Alistamento Brasil";

Passo 7: na tela de informações iniciais, insira seus dados solicitados no formulário de alistamento. Então, o sistema irá mostrar o endereço da junta militar mais próxima da sua casa;

Passo 8: preencha a ficha de "Anamnese médica", nela você vai inserir as suas informações de saúde e estado físico;

Passo 9: uma mensagem de confirmação vai aparecer na sua tela junto com o "Registro de Alistamento", anote. Depois, acompanhe seu e-mail para saber se foi convocado ou dispensado e siga as instruções presentes nele para os próximos passos. 

Você também pode acompanhar as próximas etapas do processo seletivo no site oficial do Alistamento Militar. 

Perguntas frequentes (FAQ)

Alistamento Militar 

O que é a Junta de Serviço Militar?

Local pertencente à Prefeitura Municipal onde o brasileiro realiza seu alistamento ou retira seu documento militar.

Quando devo me alistar?

Nos primeiros 6 meses (janeiro a junho) do ano em que completar 18 anos de idade.

Não tenho CPF, quais documentos posso levar para me alistar?

Deve levar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção, comprovante de residência ou declaração assinada e convém levar um documento oficial com foto (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.

Perdi o prazo para o Alistamento, o que fazer?

Você deverá comparecer até Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência, pagar a multa militar por estar fora do prazo e realizar seu alistamento.

O que é a multa militar?

É uma pena em dinheiro que é corrigida de três em três meses e deve ser paga por quem perde o prazo do alistamento.

Não me alistei, devo me alistar até qual idade?

Até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade.

Posso adiar o alistamento?

Não, no entanto depois de alistado, caso satisfaça algumas condições, poderá solicitar o adiamento de incorporação.

O que é adiamento de incorporação?

É incluir o alistado de uma classe em outra classe depois da sua, a fim de concorrer à seleção para servir o quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.

Onde posso adiar a incorporação?

Na Junta de Serviço Militar mais próxima da residência durante o período de alistamento ou na época da seleção na Comissão de Seleção.

Quem cursa Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia ou Farmácia pode adiar a incorporação?

Sim, pode adiar até o término do curso, quando concorrerá a seleção para servir como oficial temporário médico, farmacêutico, dentista ou veterinário.

Quem é portador de necessidades especiais ou deficiência física e/ou mental deve se alistar?

Sim, o alistamento é obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino.

Mudei de cidade, como fazer a transferência de endereço?

Você terá que comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima levando um comprovante de sua atual residência e documento de identidade.

Dispensa

Sou o único responsável pelo sustento da minha família, posso ser dispensado?

Sim, porém você deverá apresentar na Junta de Serviço Militar documentos que comprovem essa situação, tais como: certidão de nascimento dos filhos, certidão de casamento, comprovante de renda e outras provas que julgar necessárias.

Fui dispensado, o que devo fazer?

Você deve comparecer até a Junta Militar com os seguintes documentos: documento oficial com fotografia (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público que permita a identificação) e comprovante de residência.

Por que mesmo dispensado eu devo comparecer à Junta Militar?

Você terá que participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira e receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Fui dispensado, mas não fui à seleção. Qual o motivo?

Isso acontece por excesso de contingente, ou seja, na sua região a quantidade de alistados é bem maior que as vagas para servir o quartel ou por residir em município não tributário que por sua localização e quantidade de habitantes não colabora para o Serviço Militar Inicial.

Fui dispensado, posso me alistar novamente para servir?

Não, o alistamento é realizado uma única vez e quem for dispensado está quite com o Serviço Militar Inicial. Mas você pode ingressar como militar de carreira, mediante a aprovação em concurso público ou como militar temporário por um período de tempo determinado.

Faltei ao juramento à bandeira. O que devo fazer?

Deve comparecer a Junta de Serviço Militar com à máxima brevidade possível para agendar uma nova data para o juramento à bandeira.

Qual o prazo para retirar o certificado de dispensa (CDI)?

O prazo para retirar o CDI é determinado conforme a capacidade de atendimento de cada Junta de Serviço Militar. Após efetuar o pagamento da taxa militar no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios, você terá que ir até a JSM mais próxima de sua residência e agendar uma data para recebimento de seu certificado.

Descomplicamos?

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de Alistamento Militar em 2021? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Dupla Sena: saiba como conferir o resultado do sorteio

Mooba: como funciona e quais são as vantagens

O que é spread no mercado financeiro e bancário?

Auxiliar de produção: saiba qual é a sua função

Guarda Civil Municipal: qual é sua função e quanto ganha?

Modelo híbrido de trabalho: confira as vantagens e desafios

Baby Boomers: saiba o que esse termo significa

Auxiliar administrativo: saiba qual é a sua função

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras