Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como descobrir CPF pelo nome? Veja se é possível

Por Camila SilveiraPublicado em

Precisa descobrir o CPF de outras pessoas pelo nome? Veja se esse procedimento é realmente possível e conheça os principais tipos de consulta ao Cadastro de Pessoa Física!

O que é CPF e para que serve esse documento?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento mantido pela Receita Federal, que serve para registrar os brasileiros e identificar os contribuintes. Ele é composto por 11 dígitos, que só podem ser alterados por decisão judicial.

Um dos principais usos do CPF é para a declaração do Imposto de Renda. No entanto, ele também é importante para prestar concursos públicos e se matricular em uma faculdade, por exemplo. Sem esse cadastro, também não é possível abrir contas em bancos e solicitar cartões de crédito.

É possível descobrir o CPF pelo nome? Como?

Não é possível descobrir o CPF de alguém pelo nome, apenas consultar.

homem segurando o CPF na mão

No entanto, essa ação só é factível desde que você tenha uma empresa que tenha convênio com uma firma autorizada para realizar a análise de crédito.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A Serasa disponibiliza um serviço pago chamado Você Consulta Pessoas, que permite a verificação do CPF de terceiros. No entanto, para utilizar essa ferramenta, é necessário ter, além do nome completo, os números da pessoa que será consultada.

Todas as informações são confidenciais e a empresa que consultar tem como responsabilidade manter todas as informações para si. Tal serviço serve tanto para a contratação de Pessoa Física quanto para fechamento de negócios.

Veja o passo a passo para consultar o CPF de outra pessoa na Serasa:

  1. Acesse o site Você Consulta Pessoas;
  2. Insira o número do CPF que será consultado;
  3. Informe os seus dados, como: nome, idade, CPF, e-mail e telefone;
  4. Inclua o cartão de crédito para o pagamento do serviço.

O relatório do CPF da pessoa que você consultou será enviado no e-mail cadastrado.

Como consultar o CPF pelo nome na Receita Federal?

Você também pode consultar o CPF pelo nome na Receita Federal, desde que seja o representante legal, judicial ou procurador da pessoa. Se este for o caso, é totalmente possível obter o número do CPF.

No entanto, para isso, é preciso ir presencialmente até uma unidade de atendimento da Receita Federal, portando todos os documentos que comprovem que você é o procurador.

Pelo site da Receita, só é possível consultar a situação cadastral do CPF desde que você tenha os números do documento e a data de nascimento do titular.

CPF pelo nome: cuidado com sites que prometem consultas

Diversos sites oferecem serviços de consulta ao CPF pelo nome, mas não dão nenhuma garantia em relação à procedência ou legalidade dos dados.

Sendo assim, é necessário tomar muito cuidado com falsas promessas em sites desconhecidos, já que o CPF é um documento sigiloso que, caso seja compartilhado, pode causar prejuízos ao titular.

O único órgão que permite a consulta do CPF pelo nome completo é a Receita Federal, desde que você seja representante legal, judicial ou procurador da pessoa. Caso contrário, será necessário ter o nome completo e os números do documento.

O consumidor deve estar sempre em alerta e jamais fornecer os dados pessoais em sites desconhecidos.

Caso você tenha sido vítima de roubo e fraude com o seu CPF, faça um Boletim de Ocorrência (B.O) informando o golpe e regularize a situação o mais rápido possível!

E aí, descomplicamos?

Com a Foregon, você pode consultar o seu CPF de forma totalmente gratuita e monitorar tudo o que acontece com o seu nome.

Ao consultar o seu score de crédito na nossa plataforma e ativar o serviço de monitoramento do seu CPF, nós enviamos alertas em seu e-mail, ou via SMS, sempre que houver dívidas, pagamentos e consultas no seu nome.

O serviço de monitoramento CPF Protegido é totalmente seguro e gratuito! Consulte o seu score agora mesmo para aproveitar todas as vantagens.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank