Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Descobrir o CPF pelo Nome? Veja se é Possível

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Precisa descobrir o CPF de outras pessoas pelo nome? Veja se esse procedimento é realmente possível e conheça os principais tipos de consulta ao Cadastro de Pessoa Física!

Você também pode ouvir a leitura completa do conteúdo "como descobrir CPF pelo nome? Veja se é possível’, a seguir.

O que você procura?

O que é CPF e para que serve esse documento?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento mantido pela Receita Federal, que serve para registrar os brasileiros e identificar os contribuintes. Ele é composto por 11 dígitos, que só podem ser alterados por decisão judicial.

Um dos principais usos do CPF é para a declaração do Imposto de Renda. No entanto, ele também é importante para prestar concursos públicos e se matricular em uma faculdade, por exemplo. Sem esse cadastro, também não é possível abrir contas em bancos e solicitar cartões de crédito.

Como descobrir CPF pelo nome? É possível?

Não é possível descobrir o CPF pelo nome de alguém, apenas consultar. No entanto, essa ação só é factível desde que você tenha uma empresa que tenha convênio com uma firma autorizada para realizar a análise de crédito.

A Serasa disponibiliza um serviço pago chamado Você Consulta Pessoas, que permite a verificação do CPF de terceiros. No entanto, para utilizar essa ferramenta, é necessário ter, além do nome completo, os números da pessoa que será consultada.

Todas as informações são confidenciais e a empresa que consultar tem como responsabilidade manter todas as informações para si. Tal serviço serve tanto para a contratação de Pessoa Física quanto para fechamento de negócios.

Veja o passo a passo para consultar o CPF de outra pessoa na Serasa:

  1. Acesse o site Você Consulta Pessoas;
  2. Insira o número do CPF que será consultado;
  3. Informe os seus dados, como: nome, idade, CPF, e-mail e telefone;
  4. Inclua o cartão de crédito para o pagamento do serviço.

O relatório do CPF da pessoa que você consultou será enviado no e-mail cadastrado.

É possível descobrir o CPF pelo nome da mãe?

No Brasil, não é viável realizar uma consulta ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) com base apenas no nome da mãe da pessoa. A consulta do CPF é uma ação restrita que somente pode ser executada pela própria pessoa ou por instituições autorizadas, como bancos, agências de crédito, órgãos governamentais e entidades específicas. Qualquer tentativa de verificar o CPF de alguém requer autorização do indivíduo em questão ou o uso de serviços disponibilizados por órgãos oficiais que possibilitem tal consulta.

É possível descobrir o CPF pela data de nascimento?

Descobrir o CPF de uma pessoa apenas com a data de nascimento não é uma opção disponível. Da mesma forma, a consulta do CPF não pode ser feita utilizando apenas o número de Registro Geral (RG) de um indivíduo. Consultar o CPF não é possível com base no nome e data de nascimento, assim como pelo nome da mãe. Em vez disso, existem apenas duas vias para realizar tal consulta: utilizando os serviços de birôs de crédito ou acessando o site oficial da Receita Federal, conforme detalhado neste artigo.

Como consultar o CPF pelo nome na Receita Federal?

Você pode consultar o CPF pelo nome na Receita Federal, desde que seja o representante legal, judicial ou procurador da pessoa. Se este for o caso, é totalmente possível obter o número do CPF.

No entanto, para isso, é preciso ir presencialmente até uma unidade de atendimento da Receita Federal, portando todos os documentos que comprovem que você é o procurador.

Pelo site da Receita, só é possível consultar a situação cadastral do CPF desde que você tenha os números do documento e a data de nascimento do titular.

CPF pelo nome: cuidado com sites que prometem consultas

Diversos sites oferecem serviços de consulta ao CPF pelo nome, mas não dão nenhuma garantia em relação à procedência ou legalidade dos dados.

Sendo assim, é necessário tomar muito cuidado com falsas promessas em sites desconhecidos, já que o CPF é um documento sigiloso que, caso seja compartilhado, pode causar prejuízos ao titular.

O único órgão que permite a consulta do CPF pelo nome completo é a Receita Federal, desde que você seja representante legal, judicial ou procurador da pessoa. Caso contrário, será necessário ter o nome completo e os números do documento.

O consumidor deve estar sempre em alerta e jamais fornecer os dados pessoais em sites desconhecidos.

Caso você tenha sido vítima de roubo e fraude com o seu CPF, faça um Boletim de Ocorrência (B.O) informando o golpe e regularize a situação o mais rápido possível!

Quer ter o controle total da sua vida financeira?

Com a Foregon Premium, você tem acesso a uma poderosa ferramenta de monitoramento de pontuação de crédito e muito mais! Aproveite as vantagens exclusivas:

  • Receba notificações em tempo real sobre alterações na sua pontuação;
  • Tenha acesso a valiosas dicas financeiras personalizadas;
  • Renegocie suas dívidas de forma inteligente;
  • Conte com atendimento VIP de nossos especialistas para todas as suas questões financeiras.

Eleve suas finanças e alcance seus objetivos com a Foregon Premium. Não perca tempo e aproveite todas as vantagens agora mesmo!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.