O que é o Ibovespa e como investir através dele

O Ibovespa é uma excelente opção para quem busca um investimento melhor que a poupança e, consequentemente, aumentar os seus lucros. Na verdade, a Bolsa de Valores é um mercado que permite a compra de títulos e ações entre empresas e pessoas, fazendo intermédio para essas negociações aconteçam.

Para ingressar nesse mercado é preciso de bastante estudo e dedicação. Dessa forma, alguns investidores preferem diversificar suas aplicações e, por isso, compram uma “cesta de ações” através da aquisição de uma única taxa de corretagem.

Como uma forma de encontrar um termômetro para o mercado, alguns índices são usados. Confira eles:

  • Índices Amplos (Ibovespa, IBrX100, IBrX50);
  • Índices de Governança (IGCX, ITAG, etc);
  • Índices de Segmento (MLCX, SMLL, IDIV, etc);
  • Índices de Sustentabilidade (ICO2 ISE);
  • Índices Setoriais (IFNC, IMOB, UTIL, ICON, etc);
  • Índices SPDJI/BVMF (Commodities, Mercado Futuro, índices de renda fixa);

Ibovespa: O que é?

Considerado como o indicador mais importante do mercado de ações do Brasil, o índice Bovespa (Ibovespa) apresenta o desempenho médio dos preços de ativos com a maior representação no mercado de ações brasileiro.

A carteira teórica de ações é representada em moeda corrente pelo valor atual.  Essa composição da carteira é reavaliada todo trimestre. Para fazer essa reavaliação, os responsáveis checam os últimos 12 meses, a partir disso, verificam se há alterações na participação de cada ação.

Aqueles que desejam investir neste índice irão precisar adquirir contratos futuros do Ibovespa com o Mercado Futuro através de códigos específicos. Como os retornos de ações das empresas são imprevisíveis, não é possível saber qual desempenho do índice das empresas. Esse investimento é classificado como uma tivo de renda variável.

Como faço para investir?

Quer conseguir um contrato de índice? É só seguir algumas etapas:

  • Abra uma conta em alguma corretora. O processo é gratuito e exige apenas uma conta em banco para transferências.
  • Transfira o dinheiro do banco para a conta de investimento.
  • Faça um plano de investimento e defina as metas que devem ser alcançadas.
  • Acesse o Home Broker. Por meio dele é possível negociar as suas ações através da internet. Geralmente, as corretoras liberam o acesso de algum Home Broker ao investidor. Escolha a sua corretora com cuidado. Quando logar na Home Broker, você só precisa buscar pelo código do índice que deseja investir.
  • Acompanhe o mercado. Para investir no momento certo, é importante checar as tendências do mercado para decidir a hora de investir ou vender as cotas que você já tem.

Compensa mesmo investir com a Ibovespa?

Os investidores iniciantes provavelmente não irão se arriscar e adquirir uma carteira com várias ações. Para isso, é necessário uma quantia considerável de dinheiro para arcar com as taxas de corretagem cobradas para operações desse nível.

É importante entender que o investimento do índice é uma maneira de assegurar o ingresso do investor a um portfólio maior de ações através de um baixo custo de investimento e manutenção.

Além disso, os custos para a compra de um mini contrato são pequenos, sendo que o investidor deve apenas se atentar à margem de garantia que a corretora exige.

Essa margem refere-se a um valor de segurança que a corretora pede para ter garantia de que o investidor realmente possui essa quantia

Para se ter ideia, imagine um mini contrato cujo o índice rende 20 centavos para variação e ponto do IBOV.  Caso o Ibovespa varie de 80.000 para 81.000 pontos no mesmo dia, aqueles que compraram um contrato de mini índice a 80.000 ganha um lucro de R$ 200,00  no mesmo dia.

Quer saber como investir na bolsa de valores? Confira o nosso artigo clicando aqui.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...