Foregon.comConteúdos

O que é débito automático?

Por Luma HolandaPublicado em
Compartilhe

Atualmente existem diversas formas de pagar uma conta: dinheiro, cheque, cartão de crédito, cartão de débito e, também, débito automático. Você já usou ou usa esta alternativa? Ao menos conhece? Neste artigo iremos descomplicar o débito automático, portanto, se você tem interesse, continue a leitura:

Como o débito automático funciona?

O débito automático é um serviço que os bancos oferecem para que os usuários não precisem se preocupar com cobranças constantes como água, energia, telefone, TV a cabo, internet, celular, escola, gás, condomínio.

É bem simples de entender como o débito automático funciona. Com ele, você não precisa pegar a conta que chega por correspondência e ir pagar no banco, lotérica ou internet banking antes da data do vencimento.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Com o débito automático, você tem a possibilidade de cadastrar aquela empresa ou concessionária no banco e, quando uma conta for emitida no seu nome, o valor será automaticamente debitado da sua conta e repassado para a empresa.

Ou seja, se você tem uma conta que vence no dia 15 do mês, o valor será automaticamente debitado da sua corrente corrente no dia 15 ou, um dia após, caso o dia 15 não seja um dia útil. Desta forma, você não tem nenhum esforço para pagar aquela conta. Simples, não é mesmo?

Vantagens de usar o débito automático

Na correria da rotina, é conveniente termos alternativas práticas para otimizarmos o nosso tempo, e débito automático é uma delas. Confira as demais vantagens:

  • Você não corre o risco de esquecer de pagar a conta e, consequentemente, pode economizar com possíveis taxas de juros;
  • O débito automático é gratuito, portanto, você não precisa desembolsar nada para utilizá-lo;
  • Você não precisa ir até um banco ou lotérica para realizar o pagamento da conta. E, mesmo que você possua internet banking à disposição, não há a necessidade de acessar a sua conta;
  • A conta é sempre paga na data do vencimento, portanto, não há possibilidade de atraso;
  • Caso você veja a conta e encontre algum erro, você pode cancelar o débito;
  • Já que economizam ao não ter que emitir a fatura em papel, algumas instituições oferecem descontos para usuários do débito automático.

Com o débito automático você consegue economizar tempo e, possivelmente, até dinheiro. Portanto, o maior benefício ao usar este método para contas fixas mensais é a conveniência.

Descomplicamos o débito automático?

Você já sabia das vantagens que o débito automático proporcionava? Com ele você pode tornar a sua vida financeira bem mais simples. Mas, caso ainda possua alguma dúvida sobre este método de pagamento, deixe o seu comentário aqui embaixo que nós respondemos para você.

Esperamos ter descomplicado. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Luma Holanda

Jornalista e Analista de Marketing, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever sobre dicas financeiras e, no seu tempo livre, costuma assistir filmes e séries.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Cartão de crédito

    Cartão Dafiti: produto criado em parceria com Banco PAN e Visa

  • Cartão de crédito

    Cartão Besni: conheça as vantagens

  • Cartão de crédito

    Conheça o cartão Di Santinni

  • Cartão de crédito

    Segunda via fatura do cartão Di Santinni: como emitir

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Cartão de crédito