o que é débito automático

Atualmente existem diversas formas de pagar uma conta: dinheiro, cheque, cartão de crédito, cartão de débito e, também, débito automático. Você já usou ou usa esta alternativa? Ao menos conhece? Neste artigo iremos descomplicar o débito automático, portanto, se você tem interesse, continue a leitura:

Como o débito automático funciona?

O débito automático é um serviço que os bancos oferecem para que os usuários não precisem se preocupar com cobranças constantes como água, energia, telefone, TV a cabo, internet, celular, escola, gás, condomínio.

É bem simples de entender como o débito automático funciona. Com ele, você não precisa pegar a conta que chega por correspondência e ir pagar no banco, lotérica ou internet banking antes da data do vencimento.

Com o débito automático, você tem a possibilidade de cadastrar aquela empresa ou concessionária no banco e, quando uma conta for emitida no seu nome, o valor será automaticamente debitado da sua conta e repassado para a empresa.

Ou seja, se você tem uma conta que vence no dia 15 do mês, o valor será automaticamente debitado da sua corrente corrente no dia 15 ou, um dia após, caso o dia 15 não seja um dia útil. Desta forma, você não tem nenhum esforço para pagar aquela conta. Simples, não é mesmo?

Vantagens de usar o débito automático

Na correria da rotina, é conveniente termos alternativas práticas para otimizarmos o nosso tempo, e débito automático é uma delas. Confira as demais vantagens:

  • Você não corre o risco de esquecer de pagar a conta e, consequentemente, pode economizar com possíveis taxas de juros;
  • O débito automático é gratuito, portanto, você não precisa desembolsar nada para utilizá-lo;
  • Você não precisa ir até um banco ou lotérica para realizar o pagamento da conta. E, mesmo que você possua internet banking à disposição, não há a necessidade de acessar a sua conta;
  • A conta é sempre paga na data do vencimento, portanto, não há possibilidade de atraso;
  • Caso você veja a conta e encontre algum erro, você pode cancelar o débito;
  • Já que economizam ao não ter que emitir a fatura em papel, algumas instituições oferecem descontos para usuários do débito automático.

Com o débito automático você consegue economizar tempo e, possivelmente, até dinheiro. Portanto, o maior benefício ao usar este método para contas fixas mensais é a conveniência.

Descomplicamos o débito automático?

Você já sabia das vantagens que o débito automático proporcionava? Com ele você pode tornar a sua vida financeira bem mais simples. Mas, caso ainda possua alguma dúvida sobre este método de pagamento, deixe o seu comentário aqui embaixo que nós respondemos para você.

Esperamos ter descomplicado. Até a próxima!