Vantagens e desvantagens do dinheiro como forma de pagamento
O dinheiro é, tradicionalmente, uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos empreendedores e seus clientes.
Além de ser um modo prático para realizar compras no cotidiano, esse meio proporciona algumas vantagens interessantes, assim como alguns aspectos negativos que também precisam ser levados em consideração por você.
Você sabe identificar quais são os dois? Se ainda não, basta acompanhar a leitura do nosso artigo.
O que você procura?
Vantagens do dinheiro como forma de pagamento
Sem cobrança de taxas
Um dos principais diferenciais de usar o dinheiro em espécie é que essa forma de pagamento não vai cobrar taxas do estabelecimento e nem de você, consumidor.

Isso significa que ao receber o valor do produto em dinheiro, o dono da loja não precisa se preocupar com algumas tarifas, por exemplo, que são facilmente encontradas no uso do cartão de crédito.
Descontos para quem paga com dinheiro
Diversos estabelecimentos oferecem descontos nos produtos e serviços caso o cliente fizer o pagamento à vista e com dinheiro.
Portanto, se você valoriza a diferença no preço, vale a pena fazer esse tipo de pagamento desde que você avalie suas condições financeiras antes.
Controle dos gastos
Como o dinheiro está em suas mãos, isso significa que você tem um maior controle em relação a ele. Dessa forma, você sabe exatamente do quanto dispõe e ainda tem uma noção de quanto pode gastar.
É claro que essa é também uma vantagem do cartão de crédito, por exemplo, mas nessa forma de pagamento as contas pagas podem acabar se misturando se você não tiver um domínio da suas finanças pessoais.
Desvantagens do dinheiro como forma de pagamento
Risco de assaltos
Essa é uma situação que infelizmente pode acontecer tanto com o consumidor, como com os donos de estabelecimentos.
O montante acumulado, seja na carteira ou no caixa da empresa, pode chamar a atenção de pessoas má intencionadas.
Consumo maior com o uso do cartão
Outra desvantagem do dinheiro diz respeito ao consumo com o cartão de crédito, já que esse meio de pagamento permite compras à vista ou a prazo.
Com ele, suas escolhas financeiras são maiores, o que dá a você mais autonomia na hora de decidir como vai pagar determinada compra.
Dificuldade para medir os custos
Com o pagamento em espécie, fica mais complicado para mensurar os custos. Isso porque, quando você faz uma operação com o cartão de crédito, sabe exatamente a tarifa que essa transação irá custar porque todos os valores são definidos por meio de contrato.
Conteúdos que você precisa conhecer
Para complementar sua experiência aqui na Foregon, vamos indicar alguns artigos para sua leitura. Veja quais são, logo abaixo:
- Cartão de crédito: possibilidades de uso vão além das compras parceladas;
- Você sabe como ganhar dinheiro mesmo sem ter um emprego?;
- Endosso de cheque: quando assinar no verso do cheque?.
Descomplicamos?
Agora que você já sabe as principais vantagens e desvantagens de usar o dinheiro em espécie como forma de pagamento, lembre-se de deixar sua sugestão ou pergunta aqui para que possamos te responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário