Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

O que Significa cada faixa de risco do score?

Por Camila SilveiraPublicado em

Score baixo, médio ou alto: você sabe o que isso significa? Dependendo da faixa de pontuação que você se encontra, a concessão de crédito pode ser mais difícil ou mais fácil. Veja como consultar o seu score e saiba o que significa cada faixa de pontuação.

O que você procura?

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000, calculada a partir dos hábitos de consumo de uma determinada pessoa. Isso significa, portanto, que se você paga suas contas sem atraso e possui uma boa relação com as instituições bancárias e empresas em geral, o seu CPF tem uma pontuação alta.

Entenda as faixas do score de crédito

Antes de mais nada, consulte seu score de crédito gratuitamente na Foregon e saiba em qual faixa de pontuação você se encaixa.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Foto de uma pessoa usando um tablet e consultando seu score para entender quais são as faixas de risco.

A pontuação de score de crédito é dividida, normalmente, em três categorias: score baixo, médio e alto. No entanto, alguns birôs de crédito, principalmente o Serasa, consideram uma quarta categoria.

Por isso, as faixas de score são dividas por cores: vermelho, amarelo, verde-claro e verde-escuro. Cada cor representa uma faixa de pontuação e cada faixa define a facilidade que o consumidor terá de contratar crédito, bem como as condições oferecidas pelos bancos e instituições financeiras. Quer entender mais sobre o assunto? Confira como funciona.

Vermelho – entre 0 e 300: score baixo

Se você tem o score entre 0 e 300, saiba que está com a pontuação baixa. Isso quer dizer que dificilmente você terá seu pedido aceito ao solicitar produtos e serviços financeiros, como cartões de crédito e empréstimo.

Isso porque, pessoas com o score baixo são vistas de forma negativa pelo mercado, ou seja, que possuem mais chances de ficarem inadimplentes. Se você está com essa pontuação, provavelmente está com o nome negativado ou tem maus hábitos financeiros, como pagar contas em atraso.

Amarelo – entre 301 e 500: score regular

A pontuação entre 301 e 500 é uma pontuação de score média. Neste caso, você ainda não oferece tanta segurança para o mercado em relação ao risco de inadimplência, mas está na média e pode conseguir aprovação em alguns produtos e serviços financeiros.

Entretanto, mesmo que consiga aprovação de crédito, as condições oferecidas podem não ser tão atrativas como são para quem tem o score alto. Por exemplo, as taxas de juros de um empréstimo podem ser maiores para pessoas deste grupo.

Verde-claro – entre 501 e 700: score bom

Quem tem score entre 501 e 700 tem uma boa pontuação e é visto como um bom pagador pelo mercado. Isso quer dizer que você possui bons hábitos financeiros.

Como consequência disso, as chances de você ser aprovado na análise de crédito ao solicitar um produto ou serviço financeiro são mais altas do que para quem está nas faixas de score vermelha e amarela.

Quem tem o score verde também pode ter acesso a melhores condições de pagamento ao solicitar empréstimo e financiamento. Além disso, também pode acessar cartões de crédito mais vantajosos.

Verde-escuro – entre 701 e 1.000: score muito bom

O score entre 701 e 1.000 é considerado muito bom, o melhor cenário que o consumidor pode estar. Quem tem essa pontuação, além de fácil aprovação de crédito, consegue taxas de juros e condições mais atrativas de pagamento de crédito.

Por exemplo: se você tem o score muito bom e solicita um cartão de crédito, o seu limite vai ser mais alto do que uma pessoa com o score baixo. Ao solicitar um empréstimo, por exemplo, as taxas também serão menores, já que você oferece menos risco de inadimplência.

Geralmente, as pessoas que se encontram nesta faixa de score não precisam nem passar por uma análise de crédito, já que os próprios bancos pré-aprovam esses clientes.

Fatores que influenciam no score de crédito

Para entender o porquê de sua pontuação de score estar em uma das faixas listadas acima, antes é preciso saber os fatores que influenciam no seu score. São eles:

  • Cadastro positivo;
  • Pagamento de faturas de cartão de crédito em dia;
  • Relacionamento com o crédito, ou seja, se você costuma fazer compras parceladas;
  • Pagamento de contas de consumo, como água, luz e internet;
  • Pagamento de parcelas de financiamento e empréstimo;
  • Relacionamento com os bancos;
  • Dados atualizados.

Perguntas frequentes (FAQ)

Quantos pontos no score é considerado bom?

Entre 300 e 700 pontos, o score é considerado médio. Acima de 700 pontos, o score é considerado alto.

Como consultar o score de crédito?

Para isso, você pode acessar o portal da Foregon e clicar em "Consultar CPF Grátis".

Quanto de score precisa para fazer um cartão de crédito?

O ideal para conseguir um cartão de crédito é ter um score acima de 700 pontos. Porém, isso pode variar de banco para banco.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com o nosso artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Leia também

Parcelar Fatura Diminui Score? Entenda aqui!

Pagar Boleto Aumenta seu Score? Descubra Aqui!

Por que meu Score Abaixou? Veja 3 motivos

4 benefícios de um score positivo pra sua vida financeira

Como Aumentar o Score do CPF Rápido em 2024?

Seu Instagram foi Hackeado? Saiba como se Proteger

Boa Vista Score: Veja Como Funciona e Aumente sua Pontuação

O que é Limite Adicional Nubank: Entenda Como Funciona