Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Entenda as faixas de score de crédito

Por Camila SilveiraPublicado em

O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000, calculada a partir dos hábitos de consumo de uma determinada pessoa. Isso significa, portanto, que se você paga suas contas sem atraso e possui uma boa relação com as instituições bancárias e empresas em geral, o seu CPF tem uma pontuação alta.

Apesar de ser super importante saber qual é a sua pontuação para tomar melhores decisões de crédito, é também fundamental conhecer os fatores que determinam os níveis (baixo, médio e alto) desse indicador de perfil financeiro. Neste artigo, você vai entender melhor como isso funciona e entender as faixas dessa pontuação.

Entenda as faixas do score de crédito

  • Até 300 pontos: score baixo e alto risco de inadimplência;
  • Entre 300 e 700 pontos: score médio e médio risco de inadimplência;
  • Acima de 700 pontos: score alto e baixo risco de inadimplência.

Fatores que influenciam no score de crédito

Idade

As instituições financeiras consideram os jovens mais propensos a inadimplência porque o histórico de consumo dessas pessoas geralmente é pequeno. Sendo assim, os bancos não possuem muitas informações para passarem aos órgãos de proteção ao crédito, dificultando a realização de um score alto.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Renda

Outro fator que influencia no score de crédito é a renda. Quem possui uma renda alta tem maiores chances de conseguir juros baixos no mercado e, como resultado, maiores chances de não atrasar as dívidas.

Porém, cabe lembrar que os bancos só sabem da sua renda se ela passar pelo sistema deles, sendo assim, caso você receba um salário em mãos, considere importante depositá-lo em uma conta bancária para aumentar o seu score.

Moradia

Você sabia que o lugar onde você mora pode influenciar na sua pontuação de crédito? Pois bem, as empresas de crédito, como o Serasa e Boa Vista, avaliam o hábito de consumo de todas as pessoas que moram próximas a você. Caso elas sejam boas pagadoras, o seu score de crédito pode ser favorecido, caso contrário, sua pontuação pode ser prejudicada.

Histórico de compras

Não poderíamos deixar de citar o histórico de compras, afinal, parcelar as suas compras e deixá-las em dia prova que você é responsável com a sua vida financeira. Portanto, se você tiver um cartão de crédito e tiver certeza que vai honrar com os pagamentos, prefira utilizá-lo, pois dessa forma o seu score de crédito poderá aumentar.

Contas em bancos

Ter contas em bancos é importante para aumentar o seu score, porque, como dissemos no decorrer do artigo, é através das contas que as instituições sabem a sua renda. Por isso, lembre-se: considere importante receber o seu salário diretamente por ela e evite ao máximo usar o cheque especial para evitar maiores prejuízos.

Declaração do Imposto de Renda (IR)

Quem declara o Imposto de Renda possui maiores chances de conseguir um bom score de crédito, pois este documento é um comprovante de renda aceito em todos os meios, inclusive pelas empresas de proteção ao crédito, como o Serasa e Boa Vista.

O Cadastro Positivo ajuda a aumentar o score de crédito?

Sim. Ter um Cadastro Positivo permite que instituições bancárias analisem melhor o seu perfil financeiro, avaliem a sua relação com os bancos e as empresas em geral, como você paga as suas contas, entre outros fatores.

Perguntas frequentes

Quantos pontos no score é considerado bom?

Entre 300 e 700 pontos, o score é considerado médio. Acima de 700 pontos, o score é considerado alto.

Como consultar o score de crédito?

Para isso, você pode acessar o portal da Foregon e clicar em "Consultar CPF Grátis".

Quanto de score precisa para fazer um cartão de crédito?

O ideal para conseguir um cartão de crédito é ter um score acima de 700 pontos. Porém, isso pode variar de banco para banco.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com o nosso artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Serasa score: como consultar e aumentar a sua pontuação

Metas para 2021: como se organizar financeiramente

O score de crédito da Foregon é confiável?

Como consultar o score de crédito na Foregon?

Por que a pontuação da Foregon é diferente do score da Serasa?

Como solicitar um cartão de crédito pela Foregon?

A Foregon é segura?

O que é a Foregon?

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Educação financeira