Ir para o conteúdo principal

Você já pode ter lido sobre a gente

Logotipo G1
Logotipo Exame
Logotipo InfoMoney
Logotipo Terra
Logotipo Estadão
Logotipo Valor Investe
Logotipo O Dia
Logotipo Extra
Logotipo Correio Braziliense
Logotipo Valor Econômico

Como o score de crédito funciona?

A maneira como conduz sua vida financeira, seus hábitos de consumo e como paga suas contas diz muito sobre você. Este histórico gera uma pontuação chamada score de crédito.Usado pelos bancos e financeiras na hora de aprovar ou não uma solicitação de crédito do consumidor, o score funciona como uma nota para seus hábitos financeiros. Quanto maior essa nota, melhores serão suas chances de conseguir um cartão, empréstimo, financiamento ou outros tipos de crédito.

Saiba como consultar seu score em 3 passos. É rápido!

  • Primeiro, vamos nos conhecer

    Clique em "Consulte seu score grátis" e preencha o formulário com seus dados reais e atualizados. Eles estarão seguros com a gente.

  • Mostre que é você

    Confirme seu endereço de e-mail e telefone.

  • Aguarde enquanto calculamos

    Em até 10 minutos seu score será calculado e vamos lhe avisar por e-mail.

  • Pronto!

    Com seu score calculado, vamos lhe oferecer as melhores opções de cartões, empréstimos, entre outros produtos.

Conheça os níveis do score de crédito

Variando de 0 a 1000, o Score é determinado pelo seu histórico de pagamentos em dia e seus hábitos de consumo.

varia entre

0 e 399

Score Baixo

Nesta faixa de score, as ofertas de crédito são bastante limitadas. É possível aumentar seu score, mas enquanto isso, uma boa opção são os cartões pré-pagos.

varia entre

400 e 699

Score Médio

A partir de 400 pontos, você tem acesso a produtos financeiros interessantes. Nesta faixa, alguns cartões de crédito e contas digitais já estão disponíveis.

varia entre

700 e 1000

Score Alto

Com este score as chances de aprovação para alguns dos melhores produtos financeiros do mercado são de até 80%.

Grátis, seguro e descomplicado.

  • Primeiro, vamos nos conhecer

    Preencha o formulário com seus dados reais e atualizados. Eles estarão seguros com a gente.

  • Mostre que é você

    Confirme seu endereço de e-mail e telefone.

  • Aguarde enquanto calculamos

    Em até 10 minutos seu score será calculado e vamos lhe avisar por e-mail.

Score de crédito: tudo que você precisa saber

Score

Ter um score alto é o melhor caminho para conseguir o produto financeiro ideal para os seus objetivos. Ao longo deste texto, explicaremos todos os detalhes e fatores que influenciam de formas positivas e negativas na sua pontuação.


Dessa forma, você entende quais são as melhores práticas e ainda aumenta as suas chances de conseguir o crédito que tanto deseja.

O que é score?

Score é uma pontuação usada pelos bancos e instituições financeiras. Por meio desse parâmetro, é possível enxergar se o consumidor é um bom pagador de contas ou não, ou seja, o score é um termômetro para definir suas chances de inadimplência ao solicitar um produto ou serviço financeiro.


Essa pontuação varia entre 0 à 1000. Quanto maior for esse número, mais chances você tem de conseguir crédito e outros produtos financeiros. Já quem tem o score baixo tem poucas chances de aprovação, já que esta pontuação pode demonstrar um certo descontrole financeiro.

Como o score é calculado?

O histórico financeiro é o principal fator para calcular um score. As práticas boas e ruins são somadas para chegar ao número final, que representa o perfil de pagamento do consumidor. Geralmente, essa pontuação é dividida em três grupos: baixo, médio e alto.

0 a 399: score baixo

Quando o seu score se enquadra neste primeiro parâmetro, significa que você tem poucas chances de conseguir muitos produtos financeiros. São inúmeros fatores que influenciam alguns consumidores terem uma pontuação baixa. Os mais conhecidos são:

  • Estar negativado;
  • Não manter as contas em dia;
  • Não movimentar dinheiro;
  • Dados desatualizados;
  • Dívidas;
  • Nível de afinidade com as instituições financeiras;
  • Histórico de solicitação de crédito;
  • Outros.

Aqui, as suas chances de conseguir um cartão de crédito são bem baixas. Contudo, é possível aumentar a sua pontuação por meio de algumas práticas que nós iremos abordar um pouco mais pra frente. Leitura recomendada: Veja o que significa score baixo e como aumentar a pontuação do CPF | Foregon.

400 a 699: score médio

Aqui, as coisas começam a melhorar. Com essa pontuação que as instituições financeiras consideram como média, as chances de conseguir um cartão de crédito ou outro produto financeiro ficam maiores.


Nessa faixa, o ideal é manter as boas práticas financeiras para não deixar a pontuação cair e, consequentemente, aumentar o seu score para ter acesso às melhores condições de crédito.

700 a 1000: score alto

Com uma pontuação de score alto, as instituições financeiras veem em você uma grande chance de manter as suas contas em dia e, como consequência, podem liberar as melhores linhas de crédito para você.


Entretanto, é muito importante lembrarmos que score alto não significa ter crédito aprovado. Cada instituição possui os próprios filtros e parâmetros para definir quais são os perfis ideais para cada produto.

Por que os bancos fazem essa análise?

Quando alguma instituição financeira concede crédito, ela assume o risco de não receber esse dinheiro de volta. Para diminuir parte da inadimplência, é feita uma análise do perfil do consumidor interessado.


Por meio dela, os bancos conseguem estipular as chances reais do dinheiro emprestado ser pago. Isso faz com que os produtos financeiros mais vantajosos sejam direcionados aos consumidores que conseguem manter as suas contas sempre em dia.

Como consultar o meu score?

O seu score pode ser consultado com a gente. Criando uma conta no nosso portal, você pode consultar a sua pontuação de forma gratuita, segura e descomplicada!


O primeiro passo é fazer a sua conta. Depois de finalizar o seu cadastro com a gente, será possível calcular o seu score e, a partir dele, encontrar o produto financeiro ideal para o seu perfil.

Perguntas frequentes

Como ver o meu score?

Acesse o site da Foregon > Clique em "Consulte seu score grátis" > Preencha o formulário com seus dados > Confirme seu endereço de e-mail e telefone > Em até 10 minutos o seu score será calculado.

Qual é o melhor site para ver o score?

A consulta de score pode ser realizada em sites, como: Foregon, Boa Vista SCPC, SPC Consumidor e Serasa.

Quem consulta meu score?

Empresas e bancos que oferecem crédito podem consultar o seu score. Dentre eles, estão: instituições financeiras, imobiliárias, operadoras de internet e telefonia e seguradoras.

Como aumentar o meu score?

A melhor forma de aumentar o score de crédito é manter as contas em dia. O score é uma pontuação que varia de 0 a 1 mil e que indica as chances de você ser aprovado em um produto ou serviço financeiro.

Como um bom score pode ajudar?

Ter um score positivo auxilia você a ser aprovado em um cartão de crédito ou empréstimo, por exemplo. Ele indica que você tem bons hábitos financeiros e aumenta suas chances de ter crédito aprovado.

Por que meu score é baixo?

O score de crédito representa o seu comportamento financeiro. Se você está com dívidas em aberto e com as finanças desorganizadas, o seu score tende a ser mais baixo.

Como o score ruim pode me prejudicar?

Com um score ruim, as chances de você ter crédito aprovado diminuem. E mesmo que você consiga ter acesso, as condições podem ser precárias, já que o banco credor corre maiores riscos de inadimplência.

Meu score está oscilando. Devo me preocupar?

O score é reflexo dos seus hábitos financeiros. Se ele está oscilando, pode ser porque você realizou alguma ação que impactou a pontuação positiva ou negativamente.

É possível consultar o CPF de outra pessoa?

Não. O consumidor só consegue consultar o seu próprio score de crédito. Esta é uma informação privada que somente o titular do CPF consultado e as empresas que oferecem crédito têm acesso.

Como descobrir se estão usando meu CPF?

Com o CPF Protegido da Foregon, você pode consultar o seu score de crédito, bem como verificar outras informações, como consultas e dívidas, que envolvem o seu CPF.