Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Por que é importante ter uma boa educação financeira?

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Saber como lidar com os seus recursos financeiros é tão relevante quanto fazer o seu dinheiro render. Por mais que você tenha uma excelente renda, se não souber se relacionar com ela, terá mais facilidade para se endividar. Por isso, nós criamos esse artigo com a finalidade de fazer você entender a importância de uma boa educação financeira e evitar maiores prejuízos.

O que você procura?

O que é educação financeira?

A educação financeira é um conjunto de conhecimentos que ajuda uma pessoa a melhorar a sua relação com o dinheiro. O propósito é ensiná-la a passar os meses sem dificuldades, avaliando os gastos que podem ser cortados ou reduzidos do orçamento e as decisões que podem ser tomadas para amenizar impactos negativos.

Temos diversos exemplos em nossos artigos de planejamento, organização  e educação financeira. Esses conteúdos envolvem dicas de economia, passo a passo de como elaborar planilha de gastos, aplicativos que podem te ajudar a controlar as suas finanças e muito mais. Vale a pena conferir!

Importância de uma boa educação financeira

Nós separamos alguns benefícios que uma boa educação financeira pode te proporcionar. Veja a seguir e aplique esses ensinamentos em sua vida!

1. Evita despesas inesperadas

Quem nunca se deparou com uma despesa inesperada no final do mês? Imprevistos acontecem, principalmente se você não toma notas dos seus gastos e esquece de pagar algumas contas durante o mês. 

Essa é uma das primeiras lições de uma boa educação financeira: anotar todas as suas despesas para não correr o risco de esquecer e, caso aconteça, ter dinheiro separado para regularizar essa situação. 

2. Gera um melhor aproveitamento do orçamento

Muitas pessoas acreditam que ter educação financeira significa abrir mão do padrão de vida para economizar. Mas, na verdade, o que sempre aconselhamos é: avalie todos os seus gastos que podem ser reduzidos hoje para custear os seus sonhos no futuro.

Se você gastar o seu dinheiro de forma correta, conseguirá aproveitar melhor o seu orçamento com coisas que realmente te fazem bem!

3. Te livra das dívidas

Ninguém gosta de ter muitas dívidas, principalmente se elas não forem devidamente quitadas. Pois a partir daí, surgem os temidos juros. Esse é um dos principais fatores que atrapalham o planejamento financeiro de qualquer pessoa.

Uma boa educação financeira ajuda você a controlar as suas contas, eliminar dívidas e, como resultado, evita maiores prejuízos para o seu bolso.

Descomplicamos?

Qualquer dúvida sobre educação financeira, basta deixar um comentário para nós. Saiba que os nossos artigos podem ser ideais para tornar você um especialista no assunto. Até mais!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.