Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Mitos sobre score de crédito

Por Camila SilveiraPublicado em

Ter um score de crédito bom para conseguir crédito com mais facilidade é essencial, porém, é necessário tomar cuidado com algumas promessas ilusórias de como conseguir isso. Neste artigo, separamos uma lista de mitos sobre o score de crédito para que você entenda alguns conceitos importantes sobre o assunto. Confira!

Mitos sobre score de crédito

1. Pagar contas aumenta a pontuação automaticamente

Mito. Entenda, ao pagar uma dívida ou uma conta, esse valor demora até três dias úteis para ser validado. Então, após esse período, o seu score pode subir em até três meses. Portanto, a pontuação não aumenta automaticamente.

2. Colocar CPF na Nota Fiscal aumenta o score

Mito. O seu score de crédito é formado por informações da sua vida financeira e, portanto, colocar CPF na Nota Fiscal não é um critério utilizado pelos birôs de crédito na hora de compor sua pontuação.

3. É possível aumentar o score em 30 dias

Mito. Normalmente o score de crédito demora cerca de três meses para começar a subir significativamente após o consumidor adotar bons hábitos financeiros e pagar suas dívidas.

Essa pontuação demora para subir porque ela é baseada em boas práticas e comportamentos financeiros dos consumidores, e isso é algo que demora para ser avaliado, já que existem vários fatores de influência.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Portanto, fique atento às empresas que oferecem aumento de score em poucos dias ou que cobram para isso. Lembre-se, somente você poderá aumentar seu score ao adotar bons hábitos financeiros e pagar suas dívidas.

4. Existe aplicativos capazes de aumentar o score

Mito. Alguns aplicativos oferecem propostas milagrosas para aumentar o score e isso não é verdade. Como seu score é reflexo dos SEUS hábitos financeiros, ninguém conseguirá melhorar a sua pontuação por você.

5. Ter score baixo me impede de tirar documentos como visto e passaporte

Mito. Como o score é uma pontuação com base nos seus hábitos financeiros, ela não interfere na emissão de documentos, visto ou passaporte, apenas na aprovação de produtos e serviços financeiros, como cartão de crédito e empréstimo.

6. Ter renda mais alta influencia para o aumento do score

Mito. A renda não é um critério utilizado pelos birôs de crédito na hora da composição da pontuação de score.

7. É possível aumentar o score com empresas que cobram por isso

Mito. Como dissemos anteriormente, o seu score aumenta conforme você for melhorando seus hábitos financeiros, ou seja: ao pagar contas em dia, fazer uso de crédito com responsabilidade, dentre outras atitudes.

Ou seja, uma empresa não consegue aumentar seu score por você. Saiba que isso trata-se de um golpe. Não caia nessa, siga nossas dicas e aumente seu score você mesmo!

8. Score alto é sinônimo de crédito aprovado

Mito. Cada instituição financeira tem seus próprios critérios de análise na hora de aprovar uma solicitação de crédito, e o score não é o único fator analisado.

Normalmente, na análise de crédito, os bancos e instituições financeiras também avaliam a renda mensal do contratante, Cadastro Positivo e até o relacionamento que o cliente possui com a empresa para a qual está solicitando crédito.

No caso de financiamentos, por exemplo, essa análise é ainda mais criteriosa, e avalia a idade do contratante, se é casado ou não, tempo de trabalho, dentre outros detalhes.

Fazer título de capitalização ajuda aumentar o score

Mito. Na verdade, os títulos de capitalização podem ajudar a aumentar a sua pontuação interna com o banco. A maioria dos bancos possui um cadastro interno dos seus clientes. Então, consumir os produtos do banco ajuda a aumentar essa pontuação.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto?

A Foregon desenvolveu um evento completo e especial para nossos usuários que deseja saber mais sobre a pontuação. A Semana do score de crédito é um evento online e gratuito, com cinco vídeos completos sobre o assunto.

Em um dos vídeos da série, abordamos o tema: mitos e verdades sobre score de crédito, com a participação especial do Wesley Martins, do canal Se torne investidor.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões sobre consulta ao score de crédito, deixe um comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Benefícios de consultar o score de crédito

Os 5 principais erros na gestão financeira empresarial

Pagamentos digitais: quais os mais utilizados pelo e-commerce

Pagamento de dívidas: descubra com esses 5 livros qual a melhor forma de começar

5 alternativas para fugir dos juros altos

Imposto de Renda: o que acontece se eu não declarar?

Perfis financeiros: saiba quem é você na hora de lidar com dinheiro

Dicionário financeiro: 20 expressões sobre dinheiro que todo brasileiro deve conhecer