Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Qual Pontuação de Score é Bom para Financiamento?

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Comprar um veículo ou um imóvel à vista está longe da realidade de muitos brasileiros por conta do alto valor de aquisição desses bens, mas graças ao financiamento isso é possível. No entanto, o score de crédito é um dos critérios avaliados na hora da aprovação do financiamento.

Por isso, neste artigo você vai entender melhor sobre qual score é bom para financiamento e como aumentar seu score antes de solicitar esse tipo de crédito.

O que você procura?

O que é score de crédito?

Antes de falar sobre a pontuação ideal para conseguir financiamento, é preciso que você entenda mais sobre o score.

O score de crédito é uma pontuação entre 0 e 1.000, quanto maior a sua nota, maiores suas chances de aprovação ao solicitar um financiamento e qualquer outro produto ou serviço financeiro.

Esta pontuação é definida pelos birôs de crédito de acordo com seus hábitos financeiros de pagamentos. Na prática, o score vai de 0 a 1.000, onde 0 é o pior resultado e 1.000, o melhor.

Consulte seu score e aumente sua pontuação!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar meu score
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Score influencia em financiamento de veículos?

Assim como na solicitação de outros produtos financeiros, o score também influencia ao solicitar um financiamento, seja de veículo ou imóvel. A partir do score, as instituições financeiras entendem se a pessoa é uma boa ou mau pagadora.

Portanto, o score é um dos pontos mais importantes quando o assunto é aprovação ou não de financiamento. Além da aprovação, o valor total que será liberada e os juros também costumam se basear na pontuação de score.

Entenda o cálculo de Score para financiamento de veículos

O cálculo do score se mantém independentemente do tipo de solicitação. Cada pessoa possui sua própria pontuação de score que varia de acordo com os hábitos financeiros.

No score, o Cadastro Positivo é um dos pontos que mais influenciam em uma pontuação. Por conta disso, quem paga as contas em dias consegue manter o score mais alto. Já aqueles que possuem dívidas ativas acabam com um score baixo.

Para o mercado, score alto significa mais confiança e chances de conseguir crédito. Em contrapartida, score baixo significa mais risco de inadimplência, e ninguém gostaria de emprestar dinheiro para alguém que não honra com seus compromissos financeiros, não é? Os bancos pensam da mesma forma.

Mas será que existe um score bom para financiamento? Entenda a pontuação exigida para financiamentos  de veículos, moto e imóvel!

Como é feita a análise de crédito para o financiamento?

A análise de crédito para financiamentos costuma ser mais criteriosa. Normalmente, ela passa pelas seguintes etapas:

  • Conferência de restrições cadastrais;
  • Solicitação de comprovantes de renda;
  • Análise do perfil do cliente;
  • Relacionamento com a instituição financeira.

Todas essas etapas antecedem a aprovação do financiamento, mas cada empresa conta com suas próprias regras. Algumas podem ser mais exigentes e outras mais flexíveis.

Qual score é bom para financiamento de veículos?

Não existe uma regra, porque os critérios de aprovação pode variar de acordo com cada instituição financeira. No entanto, a partir de 700 pontos há mais facilidade para conseguir financiar um veículo. É importante ressaltar que cada empresa possui parâmetros diferentes, e em alguns casos, uma pessoa com score baixo pode ser aprovada e a com score alto não.

Em alguns casos, você pode conseguir o financiamento mesmo com o score mais baixo se der o um carro ou um valor como entrada. Diminuindo o valor financiado, fica um pouco mais fácil de conseguir a aprovação.

Quanto de Score precisa para financiar uma moto?

Assim como falamos antes, a avaliação de score varia de acordo com a empresa que está concedendo o financiamento. Seguindo a lógica, financiar uma moto é considerado mais simples do que um carro, pois costuma ter valores menores, mas nem sempre essa lógica é levada em conta pelas financeiras.

Por isso, sempre mantenha o score o mais alto possível, mas acima de 500 pontos ele já pode ser considerado bom, mas quanto mais alto, melhor!

Qual score é bom para financiamento de imóvel?

Quer sair do aluguel e conseguir um financiamento de imóvel? Mantenha sua pontuação acima de 700, até mesmo 625 pontos é uma nota considerada boa. Os valores para financiar um imóvel costumam ser altos, por isso garanta uma score mais alto para aumentar suas chances de ser aprovado e conseguir taxas de juros menores.

Benefícios do score alto para financiamento

Ter um score alto é ideal para conseguir aprovação mais rápida e fácil no financiamento. Quem tem uma pontuação a partir de 500 possui boas chances de conseguir contratar um financiamento no CPF.

No entanto, as vantagens do score alto não param por aí. Os consumidores com uma boa pontuação também recebem melhores condições de pagamento, com um contrato de maior tempo e, consequentemente, parcelas menores, além de taxas de juros reduzidas.

Como aumentar o score?

Não existe receita milagrosa para aumentar o score em pouco tempo. Para conseguir aumentá-lo é preciso manter bons hábitos financeiros. Pensando em você, separamos algumas dicas:

  • Tenha o nome limpo;
  • Pague suas contas em dia;
  • Negocie e quite suas dívidas;
  • Faça parte do Cadastro Positivo;
  • Mantenha seus dados atualizados;
  • Evite solicitações excessivas de crédito;
  • Peça uma limpeza do Histórico de consulta;
  • Tenha contas em seu nome e faça compras parceladas.

Quer entender sobre cada um desses pontos? Preparamos um artigo completo com 8 dicas para aumentar o score.

Melhore seu score com Foregon Premium

Apesar de não existir fórmula mágica, quanto mais por dentro você estiver do seu score de crédito, melhor! Por apenas R$9,90 mensais, com Foregon Premium você fica no controle do seu nome da sua vida financeira.

Como? Nós te mostramos!

Além disso, sendo Premium é notificado sempre que alguma atividade aconteça no seu nome. Inclusão e exclusão de dívidas, vazamento de e-mail na Dark Web, histórico judicial e mais!

Perguntas frequentes (FAQ)

Qual score que aprova financiamento?

Para ter mais chances de aprovação no financiamento, a pontuação deve ser a partir de 625. Quanto maior o seu score, maiores serão as chances de aprovação e melhores as condições de juros e pagamento.

Quantos de score aprova financiamento 100%?

Para conseguir financiar 100% do valor de um bem, sem dar entrada, é preciso ter um score a partir de 700 pontos. Com esta pontuação, as chances de aprovação são grandes.

É possível conseguir financiamento com score 400?

É muito difícil conseguir um financiamento com um score abaixo de 500 pontos. Isso porque, o score 400 ainda pode ser considerado baixo.

O que as instituições financeiras avaliam para aprovar um financiamento de veículo?

Os critérios variam de uma instituição para outra, mas normalmente elas verificam a situação financeira do cliente, sua renda mensal e o seu relacionamento com o mercado (histórico de pagamentos e movimentações financeiras).

Qual o melhor score para financiar um carro?

O melhor score para financiar um carro varia, mas um score de 700 ou mais é considerado bom. Com um score mais alto, as chances de aprovação e taxas de juros favoráveis aumentam.

Qual é o score ideal?

O score ideal para crédito é de 700 ou mais. Isso indica um bom histórico de crédito, aumentando as chances de aprovação de empréstimos e financiamentos com taxas de juros menores.

O que consigo com score de 400?

Com um score de 400, é difícil obter aprovação para a maioria dos empréstimos ou financiamentos. Este score indica risco alto para os credores, podendo levar à necessidade de garantias ou taxas de juros mais altas.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de comunicação e conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.