Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 vantagens dos bancos digitais em comparação aos tradicionais

Por Thais SouzaPublicado em

De acordo com o relatório da Akamai Technologies, que ouviu mais de mil correntistas no país, o número de brasileiros que fazem uso de bancos digitais mais do que dobrou em 2021, quando comparado ao ano passado.

Seja pela facilidade, segurança ou praticidade, os bancos digitais já são uma revolução no setor bancário brasileiro. Confira quais são suas principais vantagens. 

O que é banco digital?

Com a chegada de novas tecnologias e a utilização cada vez mais frequentes de smartphones, o setor bancário também precisou se desenvolver para adaptar-se ao mundo moderno. Foi aí que surgiram os bancos digitais. 

Eles são chamados assim, pois não possuem agência física e seu funcionamento acontece 100% de forma virtual. Ou seja, ter uma conta em um banco digital significa que você não precisa ir em agências lotadas e esperar horas nas filas para tirar dúvidas, realizar transações ou solicitar um produto e serviço financeiro.

Quais são as vantagens dos bancos digitais?

Praticidade na palma da mão 

A principal vantagem dos bancos digitais é a praticidade que eles oferecem, fator essencial em tempos de pandemia. Apenas com um celular em mãos, os usuários conseguem realizar diversas transações financeiras, como transferências, pagamento de contas, investimentos e muito mais. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Outro ponto positivo é que o atendimento também é virtual, feito pelo próprio aplicativo, o que na maioria das vezes, torna o serviço mais eficiente e menos burocrático. 

Custo zero ou menor

Por conta da ascensão dos bancos digitais no país, a competitividade faz com que essas instituições financeiras diminuam seus custos ou ofereçam taxa zero para seus serviços. 

A maioria dos bancos digitais da atualidade não cobram anuidade ou taxa para realização de transferências (TED e DOC), por exemplo, enquanto grande parte dos bancos tradicionais cobram altas taxas de seus clientes. 

Segurança 

Da mesma forma que os bancos tradicionais, os digitais também são regulamentados pelo Banco Central. Além disso, caso um banco digital venha a falir, depósitos à vista, na poupança ou aplicações em CDB ou RDB são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), até o limite de R$ 250 mil. Ou seja, eles são amparados pelo mesmo fundo dos bancos tradicionais.

Os bancos digitais também oferecem métodos mais avançados de autenticação no App, no lugar da senha tradicional, como: reconhecimento facial, impressões digitais, reconhecimento de voz e leitor de íris, o que torna o acesso ainda mais seguro. 

Sem restrições de horário

Por serem digitais, esses bancos não têm restrição de horário e, portanto, os clientes podem realizar suas transações a qualquer momento. O atendimento, na maioria das vezes, também funciona 24 horas por dia. 

Fácil acesso a investimentos 

Os bancos digitais também são uma alternativa para quem quer investir com facilidade. Afinal, é possível encontrar uma ampla oferta de produtos de investimento no próprio App do banco, tudo sempre bastante acessível a qualquer investidor.

Visto que os próprios bancos digitais fazem a intermediação, os usuários não precisam buscar por uma corretora de valores. Outra vantagem é que todas as movimentações e rendimentos podem ser acompanhados pelo celular e o resgate vai direto para a conta do usuário no banco digital.

Descomplicamos?

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre os bancos digitais e suas vantagens em comparação aos tradicionais, não esqueça de deixar o seu "like" ou comentário logo abaixo. 

Ah, e se ficou animado para abrir uma conta em um banco digital, no site da Foregon você compara os benefícios e solicita sua conta digital de forma prática, rápida e segura. 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos