Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Banco Central: Pix é seguro, golpes se aproveitam do usuário

Por Sabrina VansellaPublicado em

Os golpes existem antes mesmo do Pix, e eventuais problemas que decorrem de manipulação de fraudadores, não significa que seja uma falha de segurança no sistema, afirma o Banco Central.

O evento que tinha como tema centra central o lema "O Pix é novo, mas os golpes são antigos" explicou que o usuário deve precaver-se para não ser enganado. Claro que os golpistas avançam nas suas abordagens transformando a fraude em algo acreditável, mas ainda é possível perceber alguns sinais que indicam a presença de um golpe.

"Em situações de medo ou ganância, pare e pense no contexto e se faz sentido. Então, tome domínio da situação", disse o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, no painel de encerramento da campanha, transmitido ao vivo pela internet.

Além disso, BC afirmou que o Pix é um dos meios de pagamentos mais seguros, isto porque esta ferramenta fornece informações completas sobre o receptor, como por exemplo, o nome completo.

São diferentes golpes que o usuário deve se atentar. Confira:

  • Clonagem em aplicativos de mensagens (WhatsApp e Telegram): geralmente os criminosos se passam pela vítima e conseguem ter acesso a lista de contatos, e acabam pedindo dinheiro. Confirme a mensagem recebida por ligação;
  • Atualizações cadastrais para clonagem da conta bancária: geralmente enviam um link por SMS, jamais clique em links enviados, e para maior segurança ligue para instituição financeira;
  • Lojas virtuais falsas: verifique o endereço da página atentamente, às vezes apenas alguma letra está diferente da original, desconfie de produtos e condições supervantajosas.

Informamos?

Esperamos que tenha gostado! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Leia também

Aqui você encontra diferentes notícias para se manter bem informado sobre o universo financeiro. Leia também:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios