Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Banco Central: Pix é seguro, golpes se aproveitam do usuário

Por Sabrina VansellaPublicado em

Os golpes existem antes mesmo do Pix, e eventuais problemas que decorrem de manipulação de fraudadores, não significa que seja uma falha de segurança no sistema, afirma o Banco Central.

O evento que tinha como tema centra central o lema "O Pix é novo, mas os golpes são antigos" explicou que o usuário deve precaver-se para não ser enganado. Claro que os golpistas avançam nas suas abordagens transformando a fraude em algo acreditável, mas ainda é possível perceber alguns sinais que indicam a presença de um golpe.

"Em situações de medo ou ganância, pare e pense no contexto e se faz sentido. Então, tome domínio da situação", disse o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, no painel de encerramento da campanha, transmitido ao vivo pela internet.

Além disso, BC afirmou que o Pix é um dos meios de pagamentos mais seguros, isto porque esta ferramenta fornece informações completas sobre o receptor, como por exemplo, o nome completo.

O que você procura?

São diferentes golpes que o usuário deve se atentar. Confira:

  • Clonagem em aplicativos de mensagens (WhatsApp e Telegram): geralmente os criminosos se passam pela vítima e conseguem ter acesso a lista de contatos, e acabam pedindo dinheiro. Confirme a mensagem recebida por ligação;
  • Atualizações cadastrais para clonagem da conta bancária: geralmente enviam um link por SMS, jamais clique em links enviados, e para maior segurança ligue para instituição financeira;
  • Lojas virtuais falsas: verifique o endereço da página atentamente, às vezes apenas alguma letra está diferente da original, desconfie de produtos e condições supervantajosas.

Informamos?

Esperamos que tenha gostado! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima.

Leia também

Aqui você encontra diferentes notícias para se manter bem informado sobre o universo financeiro. Leia também:

  • Como funciona o estorno do Pix?;
  • BC vai liberar estorno de dinheiro pelo Pix em caso de fraudes ou falhas.
Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Ver todos os posts

Leia também

Veloe Banco do Brasil: Benefícios da Parceria para Motoristas

Santander Fora do Ar Hoje: Entenda Causas e Soluções

Troquei de Celular e Não Consigo Acessar o Caixa Tem: Como Resolver

Tag de Pedágio Nubank: Vantagens e Como Solicitar

App Santander Fora do Ar: O que Fazer para Resolver?

Escolhendo o Melhor Banco para Investir: Top 5 Opções

Melhores Bancos Digitais: Fevereiro 2024

Como Quitar Dívidas com Bancos: Guia Passo a Passo