Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cadastro da chave Pix não é obrigatório

Por Nara LimaPublicado em

Desenvolvido com o intuito de facilitar as transações bancárias, o Pix é uma ferramenta segura e que traz praticidade a vida de milhares de brasileiros. No entanto, é preciso se atentar a golpes online e estar sempre atento.

O que é Pix?

O Pix é um sistema online criado pelo Banco Central que permite fazer transferências e pagamentos 24h por dia, 7 dias por semana. Resumidamente, a chave Pix é um apelido para a conta bancária _  pode ser o CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone ou algum código aleatório.

Apesar da chave Pix ser uma facilidade no dia a dia, é importante entender que seu cadastramento não é obrigatório.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Conheça os 11 estados que poderão pagar a conta de energia pelo Pix

Faça o Pix sem cadastrar chaves

A chave apenas torna o processo de transferência e pagamento mais simples e rápido, mas não registrá-la não é um impeditivo. Isso significa que é possível utilizar o sistema sem ter o cadastro.

Vale lembrar que instituições financeiras com mais de 500 mil clientes devem oferecer o serviço, assim como oferece as opções TED, DOC e pagamento de boletos. 

Você não é obrigado a se cadastrar

Geralmente, os bancos tentam trazer o máximo de chaves cadastradas, mas isso não quer dizer que você obrigatoriamente precisa criar uma. Essa estimulação ocorre por meio de campanhas promocionais e benefícios voltados a aqueles que façam o cadastro.

É importante frisar que oferecer vantagens aos associados ao cadastro de chaves Pix não vai contra as regras do Banco Central. Mas se as instituições derem a entender que você é obrigado a se cadastrar, desconfie, algo não está certo. 

Caso você receba alguma mensagem requisitando o cadastramento, é provável que seja alguma tentativa de golpe ou ou alguma instituição financeira que não está seguindo as regras do Banco Central.

Saiba se o cadastro é um golpe

Antes de se cadastrar em qualquer banco, lembre-se de verificar se o site é mesmo o da sua instituição. Golpistas costumam criar páginas falsas, praticamente idênticas às originais, para conseguir dados pessoais.

Para diminuir as chances de cair em um golpe desse tipo, uma dica é conferir se à esquerda da barra de navegação há um cadeado. Se ele existir, é mais um indício de que o site é seguro.

A maneira mais segura de cadastrar seus dados é entrar direto no App ou site do banco, sem clicar em links que chegam por e-mail, SMS ou WhatsApp.

O cadastro nunca é feito por telefone

É extremamente importante lembrar que o Banco Central proíbe que o registro de chaves seja feito por telefone. Ele sempre é feito por meio dos canais digitais da instituição financeira. Ligaram e pediram para você se cadastrar? É golpe!

Ficou com dúvidas?

Em caso de dúvidas ou sugestões sobre o Pix, deixe seu comentário aqui embaixo. Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: como usar o sistema?

Cadastro da chave Pix não é obrigatório

Itaú afirma que Pix está substituindo TED e outras transações: entenda

Pix: função soma R$ 1 tri em transações e responde por metade das transferências

Pix: qual o limite diário de transações?

iFood agora aceita Pix como forma de pagamento

Pix Cobrança: entenda como funciona o novo serviço do BC

BC vai liberar estorno de dinheiro pelo Pix em caso de fraudes ou falhas