Cartão de crédito: saiba como criar uma senha forte e segura
Ao mesmo tempo em que o cartão de crédito oferece diversos benefícios aos seus clientes, ele também traz algumas responsabilidades e cuidados. Encontrar uma boa senha, por exemplo, é uma das principais etapas para garantir a sua segurança e que pode ser bem simples. Confira agora mesmo como criar uma senha forte para o seu cartão e evite consequências.
O que você procura?
Cuidados ao criar senhas para o seu cartão de crédito
No momento de criar uma senha numérica, a tendência é pensar em um número fácil de ser lembrado, para que não seja necessário passar por todo o processo de recuperação de senha.
Alguns cartões de crédito, por exemplo, oferecem uma senha e permitem a troca, caso você queira, enquanto outros te fazem escolher uma que não pode ser trocada, como é o caso do Nubank.
Por isso, no momento de escolher a senha do seu cartão de crédito, é necessário tomar alguns cuidados.

Datas de aniversário
Utilizar a data de aniversário é um grande erro, porque é uma informação presente em diversos lugares da internet. Por esse motivo, essa é uma das primeiras tentativas de invasores e golpistas.
O mesmo vale para datas de aniversários de parentes, como pais, cônjuges e filhos. Se a senha não for a sua data, pode esperar que as próximas tentativas dos golpistas serão as datas de pessoas próximas a você.
Sequências numéricas
Outro erro comum é criar senha com números sequenciais, como "1234" ou "4321", por exemplo. Essa também é uma das primeiras tentativas dos golpistas, portanto, evite-a.
Números repetidos
Os números repetidos também não são uma opção interessante. Por isso, tente usar números diferentes e não sequenciados para ter uma senha mais segura.
Atenção: ao mesmo tempo em que a sua senha precisa ser forte, ela deve ser fácil de memorizar. Caso você queira anotá-la, não coloque o papel em sua carteira. Escolha um lugar seguro, de preferência em sua residência, para que ela não seja encontrada. Não se esqueça também de não armazená-la em bloco de notas do celular ou em conversas do WhatsApp.
Como fortalecer a senha do seu cartão de crédito e conta digital?
Alguns aplicativos de bancos permitem que você faça uma segunda verificação após digitar a senha. Você pode fazer isso cadastrando a sua biometria, caso o seu smartphone tenha esse recurso, ou até mesmo via códigos enviados no e-mail. Dessa forma, você não depende somente da senha, mas de outros passos que ajudam a fortalecer ainda mais a sua conta.
Trocando a senha de cartão de crédito por certos períodos
Normalmente, as pessoas não têm o hábito de alterar as senhas após algum período, mas isso pode ser muito vantajoso. Se o seu cartão de crédito ou conta corrente permite a troca, faça isso para garantir mais segurança, no entanto, caso ele não permita, escolha bem para evitar consequências.
Não deixe senha de cartão de crédito salva automaticamente
Deixar a senha salva automaticamente no aplicativo ou site do banco é um hábito comum, no entanto, pode ser bastante prejudicial.
Se você perde o seu celular ou é assaltado, o aplicativo do banco pode ser facilmente acessado. Sendo assim, escolha a opção de digitar a senha toda vez que for utilizar o aplicativo, ou utilize a biometria.
Dessa forma, você fica mais seguro e consegue, até mesmo, memorizar a senha com maior facilidade, já que terá de digitá-la sempre que necessário. Para aumentar ainda mais a sua segurança, mantenha também o seu celular com senha.
Descomplicamos?
Nosso objetivo é descomplicar todos os assuntos sobre economia e finanças, bem como te auxiliar a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF no Portal da Foregon e receba as melhores ofertas de cartão, conta digital e empréstimo!
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário